quinta-feira, 10 de maio de 2012

Semelhanças e diferenças entre Botafogo e Cruzeiro

Duas situações muito semelhantes; Botafogo e Cruzeiro foram eliminados da Copa do Brasil, ontem à noite, em casa, perdendo para Vitória e Atlético Paranaense. O Cruzeiro sequer se classificou para a decisão do Campeonato Mineiro ao ser eliminado pelo América na semifinal. E o Botafogo viu o título do Campeonato Carioca se distanciar muito após ser goleado pelo Fluminense por 4x1, no primeiro jogo da final.

Duas reações completamente diferentes; no Botafogo parece que nada aconteceu, enquanto o Cruzeiro já anuncia mudanças significativas. No alvinegro, o técnico "peita" a torcida. No time mineiro, deixa o clube. Na equipe carioca, a diretoria anuncia que se articula para renovar o contrato de Felipe Menezes, um dos jogadores mais contestados do elenco. Em Minas, os dirigentes garantem que vão mandar vários atletas para o olho da rua.

Tem mais! No Botafogo o sonho é o holandês Seedorf, de 36 anos, assim mesmo para o segundo semestre. Já no Cruzeiro, a promessa é de reforços para as posições mais carentes com urgência. Traduzindo: a questão está na postura da direção. Os botafoguenses insistiram com um time que fracassou na hora decisiva do Brasileirão 2011. E, pelo visto, vão continuar apostando no mesmo elenco. Para os cruzeirenses, a paciência acabou.

4 comentários:

  1. É, Álvaro, mas o Cruzeiro já vinha de uma campanha ruim no Brasileirão do ano passado, no qual lutou contra o rebaixamento. O Botafogo está decepcionando a gente, justamente nos momentos decisivos, mas como abrirmos mão, por exemplo, de um Maicosuel, que tem feitos gols importantes,mesmo que em jogos que não valham tanto? O próprio Élkeson, que marcou nos dois jogos contra o Vitória. Não sei explicar o que está acontecendo. Esses jogadores são jogadores diferenciados, mas que na hora "h" parecem se omitir da responsabilidade. Temos de estudar o que está acontecendo. Não podemos também nos desfazermos de todo o elenco de uma hora para a outra. No caso do Felipe Menezes, não considero um jogador ruim. É habilidoso, só um pouco lento. Mas não considero que seja dele a culpa da desgraça do Botafogo. Calma que o primeiro semestre ainda não acabou. Quem sabe não acontece um milagre domingo!

    ResponderExcluir
  2. Wesley, não defendo a troca de todo o elenco. Beira a insanidade. Agora, insistir com alguns jogadores que, visivelmente, não deram certo no clube, acho que também é chover no molhado. Felipe Menezes está há um ano no Botafogo e nunca foi considerado titular. Ao contrário: é lento e irritante, apesar da boa técnica, e constantemente vaiado desde o ano passado. Justo numa semana conturbada a diretoria fala em renovar o empréstimo dele junto ao Benfica? Falam em esforços para manter no elenco exatamente um cara perseguido pela torcida? No mínimo é de uma burrice sem tamanho... Quanto ao Elkeson, fez um belo primeiro turno no Brasileirão passado. E só. Um golzinho aqui, outro ali... e mais nada depois. Para mim, é o famoso "já deu o que tinha que dar". O Botafogo não tem reservas para as laterais, para a zaga, para a cabeça-da-área e para o ataque. Ou seja: para todos os setores, praticamente. Só há um acúmulo de bons jogadores na armação das jogadas. Só ali. Jogamos a Copa do Brasil e o Carioca com apenas dois laterais. Tanto que Lucas Zen já foi improvisado ali e o garoto Renan Lemos foi lançado na esquerda, como teste, diante do Boavista. Em relação aos volantes, quando a coisa apertou, a solução foi promover Jadson, dos juniores. Na zaga, o único reserva é esse Brinner, desconhecido e sem bagagem. E no ataque, a troca permanente é Loco Abreu por Herrera, quando é praticamente unanimidade entre a torcida que os dois deveriam jogar juntos. Fora eles tem o Caio, há... o Caio!!! Foi talismã em 2010, não teve sequência e parece ter perdido o sentido de jogar pelo Botafogo. Uns otimistas vão lembrar do Jóbson. Entrou em dois, três jogos, fez um gol em impedimento, voltou a ter problemas (bem menos graves que os do passado, é verdade), se machucou e ainda não reapareceu. Bom de bola, mas longe de ser um jogador confiável. Voltou a bater na tecla: temos três jogadores extremamente promissores na base; Cidinho, Jéfferson e Vitinho. Eles poderiam ser aproveitados com mais frequência até, quem sabe, terem gabarito suficiente para a titularidade. E reforços para as laterais, a zaga, a cabeça-de-área e o ataque são urgentes. Caso contrário, vai ser isso aí: lampejos e, na hora "H", decepção. Sobre domingo, só em sonho. Temo até por outra goleada.

    ResponderExcluir
  3. Ainda temos o Victor Júnior que entrou bem contra o Vitória. O Jóbson, considero que ainda pode voltar a render o que rendeu em 2009, precisa de tempo, pode ser importante no Brasileiro. Temos de lembrar que ainda temos o Fellype Gabriel, jogador trazido pelo Oswaldo e que caiu como luva no time. O Seedorf parece também que tá chegando! Mais um jogador diferenciado. Realmente na zaga, o Fábio Ferreira ou o Antônio Carlos, um tem de sobrar. Esse Brinner parece fraco. Temos de contratar outro zagueiro para ser titular. Quem sabe o Émerson, do Coritiba! Lateral-direito, chegou esse Lennon para a reserva. Vamos ver no que dá! Parece que o clube está interessado no Ramon, ex-Vasco e que está no Corinthians. O Márcio Azevedo é melhor do que ele. Se vier o Ramon, será para a reserva. Até porque esse garoto Gabriel, que entrou quarta contra o Vitória, é muito mole. Não dá para jogar no Botafogo. Outro garoto, o Jádson, por sua vez, já deu certo. Aliás ele deve ser o substituto de Marcelo Mattos, caso ele não jogue domingo. É mais uma dúvida. Antônio Carlos e Fellype Gabriel, esse tem de jogar, também são. Enfim, sobre goleada, só se for a favor do Botafogo, apesar de domingo ser aniversário do meu avô, Fernando Machado. Tricolor, ele vai fazer 75 anos, e seria um ótimo presente. Isso amenizaria a perda do título. Por mais que no fundo a consciência diga que já acabou, mas ainda quero acreditar numa eventual virada, até para me motivar para ver o jogo. Afinal, não é todo dia que se está numa final!

    ResponderExcluir
  4. Hoje, lendo o Globo.Com, vi essa matéria com a opinião do Arthur Dapieve sobre o Botafogo atual. A análise dele é bem parecida com a que coloquei aqui no Blog em vários aspectos, como a falta de reservas para diversos setores e o acúmulo de apoiadores. Ele, assim como eu, defende que Elkeson deve ser vendido e jogadores para as posições carentes devem ser contratados. Dapieve não acredita em reviravolta pra cima do Fluminense. Eu também não. O texto que cita as colocações dele está aqui: http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2012/05/para-colunista-botafogo-deve-vender-meias-e-reforcar-todas-posicoes.html

    ResponderExcluir