terça-feira, 15 de maio de 2012

Jornalista cria polêmica depois de críticas ao Botafogo. Será que ele está errado?



O texto abaixo foi escrito pelo jornalista André Rizek, do Sportv. Ele foi bombardeado após fazer críticas ao Botafogo, depois da derrota de domingo para o Fluminense. Não costumo assistir à filial da Globo na TV fechada. Todos sabem que prefiro a ESPN Brasil. Mas infelizmente concordo com tudo que o Rizek afirmou e escreveu. E além de Caio e Felipe Menezes, quero o vagabundo e ingrato Jobson fora do Botafogo e o tal "foda" Elkerson longe de General Severiano.

Reproduzo o texto abaixo e deixo para comentários dos amigos. Depois de alguns dias, e com a cabeça mais fria, quem sabe ele não é melhor compreendido.



" UM TIME PERDEDOR- André Rizek


Um comentário (banal) que fiz no último Troca de Passes acabou gerando repercussão entre os botafoguenses. Afirmei (e sigo afirmando) que este elenco do Botafogo é perdedor. Adora uma derrota e sente-se confortável nela. Estou sendo duro com o time de Loco, Maicossuel, Jefferson , Renato e outros bons jogadores. Mas é porque este time também é bem melhor do que aquilo que tem deixado em campo.

Perder do Fluminense é normal, diante da disparidade do investimento nas duas equipes? A lógica (se ela fosse absoluta no futebol…) nos leva a dizer que “sim”. Essa mesma lógica então mostraria que o desempenho do Botafogo contra Treze e Vitória no Engenhão, pela Copa do Brasil, foi mais que vergonhoso. Foi uma afronta.

Só uso estes termos fortes porque a gente tem que cobrar de quem pode dar. Jamais vamos dizer que o time do Caxias ou do Guarani são perdedores. Para o Bugre, decidir o título contra Neymar e Cia é façanha, ato de bravura. Acontece, meus amigos, que o Botafogo não é o Caxias.


Time grande não pode aceitar certas coisas sem reagir. Time grande tem a obrigação de se indignar quando seus jogadores perdem jogos como a mesma expressão de quem está tomando um copo de água no corredor da firma.


Voltemos ao ano passado. O Botafogo jogou, em boa parte do Brasileiro, um futebol de time campeão. Ou seja: este time sabe jogar bola! Mas aí chegou a reta decisiva e a equipe (se alguém tiver outra palavra, que me proponha) amarelou. Fez partidas ridículas, como a que perdeu para o lanterna América, e viu a vaga na Libertadores escapar.


Esta diretoria do Botafogo faz um grande trabalho na gestão do clube. É, com sobras, a mais criativa do Rio. A que faz mais com menos. Seja na hora de reforçar o elenco, seja nas (excelentes) ações de marketing. E contrata bem também! Mas será que esta diretoria também não precisa ser mais dura na hora de cobrar resultados, em relação ao que ela oferece? Porque trazer bons jogadores, pagar em dia e oferecer condições de trabalho é algo que pouca gente faz no Brasil…


Será que estes jogadores foram cobrados, tirados de suas zonas de conforto, depois do papelão que fizeram no Brasileiro de 2011? Oras! Se qualquer profissional de banco, televisão ou limpeza não trabalha direito e compromete os resultados de uma empresa, ele é cobrado ou mandado embora, certo? Caio Junior saiu. Só ele. E nada mudou…


O Botafogo fez, contra Vasco e Bangu, novamente excelentes partidas neste ano. O time tem talento. Mas chega na hora dos grandes jogos e é aquela moleza, aquela passividade que irrita. Assistir ao Treze dar lição de raça no Engenhão foi um alerta. Será que aquela noite foi cobrada de maneira devida? Porque contra o Vitória, de novo, o Botafogo assistiu a um time inferior tecnicamente dominá-lo completamente. Na bola e na fome de bola.


Os jogadores do Vitória, famintos, trataram aquela partida de Copa do Brasil como um prato de comida. O Botafogo já entrou de barriga cheia, como aliás vem fazendo desde o ano passado nos grandes jogos, na hora do vamos ver. Foi assim domingo também, contra o Fluminense. Parecia só mais um jogo, para um time que tinha a obrigação de suar a alma depois da derrota de 4 x 1.

Elkeson-eu-sou-foda

Querem mais um exemplo sobre como as coisas vão mal? Mesmo depois de estar com 2 a 1 no bolso, não vi ninguém do Vitória bater no peito e dizer “eu sou foda”, como o Elkeson fez no Engenhão ao abrir o placar. Esta imagem do Elkeson talvez resuma a zona de conforto em que vivem os jogadores do Fogão. O cidadão se auto-proclamou “foda” por ter feito um mísero gol, três dias depois de seu time ter sido massacrado pelo Fluminense na primeira final do Estadual, com desempenho horroroso dele. Era para o Elkeson estar sentindo a dor da derrota, como todo torcedor. Mas ele está mais preocupado em mostrar que é bom demais. Nem que seja apenas em um lance. Isso não merece uma bronca daquelas inesquecíveis? Não merece que a diretoria lembre ao rapaz que ele está jogando no time do Garrincha, do Nilton Santos, do Didi?

Ou será que muitos botafoguenses, a julgar pela reação ao meu comentário no Troca, também se habituram de forma perigosa às derrotas?

A história está cheia de times com baixo investimento (em relação aos rivais), mas que não aceitavam a derrota sem suar a alma. Era o caso do Grêmio do Felipão, para sempre na história do Tricolor.

Times fracos de espírito como este Botafogo estão condenados ao esquecimento. Ainda que Elkeson se ache muito f…"


5 comentários:

  1. Soube da declaração do Risek no Troca de Passes e já tinha lido hoje mais cedo esse texto dele, o qual considerei muito sensato. Acho até que ele deve ser botafoguense para dar um desabafo desses. Se a diretoria não faz, alguém precisava dar uma chamada nesse time, para que os jogadores tomem vergonha na cara. Não temos um time ruim, mas esses jogadores são frouxos. Amarelam na hora decisiva. Foi assim no Brasileirão do ano passado e, agora, no Carioca e na Copa do Brasil. Estou de saco cheio desse time. Desculpem-me pela esperança ingênua antes do segundo jogo da final. Como a maioria dos botafoguenses, sou um torcedor bipolar, e, por isso mesmo, apesar de tudo, estarei em frente à televisão torcendo para o meu time do coração domingo contra o São Paulo. Sobre o Jóbson, Neto, não concordo com você, gosto dele e não acho que seja vagabundo, tanto que se colocou à disposição para jogar. Sou mais ele, faltando a treinos, do que o Antônio Carlos, que se acha o xerifão, mas deixou o Fred dar aquela bicicleta na cara dele e falhou horrores no primeiro jogo contra o Vitória.

    ResponderExcluir
  2. Caro Wesley,

    Rizek é corintiano. Mas o texto dele realmente é sensato.
    Quanto ao Jobson, acho um grande jogador, mas infelizmente, para ele e para nós, torcedores do Glorioso, tem a cabeça fraca. O Botafogo já cansou de lhe dar chances, mas ele continua jogando tudo no lixo. Com ele bem e no ataque, as coisas iriam melhorar. O problema é ele ter o profissionalismo que o momento pede e concentrar-se em sua recuperação. Por isso meu desabafo e desilusão.
    E quanto ao Elkerson?
    Gostaria de saber dos amigos quem é fã de seu futebol. Será que ele merece realmente vestir essa camisa? Já dei minha opinião.
    Saudações alvinegras apaixonadas!
    E com certeza também estarei domingo diante da tv vendo nosso Fogão.

    ResponderExcluir
  3. Netão, parece que o Jóbson vai ficar! Quanto ao Élkeson, já perdi a paciência com ele. Acho que o Botafogo poderia ganhar um dinheiro com ele. Temos muitos meias. Parece que a Juventus estaria interessada. Veja o caso do Cortez, do qual nem lembramos mais. O Márcio Azevedo supriu bem a falta dele e até surpreendeu. Pode até ser que o Élkeson volte a jogar o futebol do início do Brasileirão do ano passado. É um jogador forte, mas muito displicente, se desliga do jogo. Está deslumbrado. Não deve estar com a cabeça muito boa. Mais um caso de desperdício de talento.

    ResponderExcluir
  4. NÃO ASSISTO NENHUM PROGRAMA QUE ESSE TAL DE RIZEK ESTIVER PARTICIPANDO... É UM IDIOTA, UM BOBALHÃO....

    ResponderExcluir