domingo, 20 de maio de 2012

Herrera entra e salva o Botafogo

 Herrera, o grande nome da virada alvinegra. Foto: Paulo Sérgio/Lance

O Botafogo venceu o São Paulo por 4 a 2, na estréia do Brasileirão-12, num Engenhão vazio, após os recentes fracassos no Carioca e na Copa do Brasil. O clima de pessimismo parecia ter ido embora, assim que a bola rolou. Com marcação na saída de bola e uma disposição invejável, o Botafogo dava a impressão que não deixaria o tricolor paulista jogar e que o gol seria questão de tempo, após três chances perdidas. Parecia. O tempo passou, o gol não saiu e o time voltou ao velho vício de alçar bolas na grande área, em busca de Abreu (mais uma péssima atuação), que, marcado por dois zagueiros, não tinha sucesso em nenhuma jogada.
O pessimismo aumentou após Jádson marcar o gol do São Paulo, em falha do sistema defensivo alvinegro. Jefferson, vendido no lance, nada pôde fazer. A partir daí, a equipe mostrou mais uma vez a sua inconstância emocional, apelando para chutões e chuveirinhos ineficientes. Intervalo de jogo, muitas vaias e São Paulo na frente.
Para o segundo tempo, o panorama não parecia muito animador, uma vez que o reserva de Abreu era Herrera. E foi Herrera quem entrou no lugar do uruguaio.
Logo aos quatro minutos, ele, Herrera, empatou o jogo, em cruzamento perfeito de Lucas, que dessa vez não foi expulso. O argentino subiu com um defensor paulista e só deslocou o goleiro Dênis.
O gol foi um alento para a torcida, que esperava uma blitz alvinegra. Doce ilusão! Logo na sequência, Luís Fabiano fez Jefferson mostrar porque é o melhor goleiro do Brasil, ao defender uma cabeçada à queima-roupa, em nova falha da defesa. Numa repetição desse lance saiu o segundo gol dos paulistas. Cruzamento de Jádson, Luís Fabiano cabeceou nas costas de Brinner e enganou o arqueiro alvinegro. São Paulo 2 a 1.
Após esse gol, o torcedor deve ter pensado que o time voltaria aos chutões e chuveirinhos, mas Herrera, em dia iluminado, brigou com os zagueiros do São Paulo e sofreu pênalti. Ele mesmo bateu e converteu. Botafogo novamente na briga. Como o gol incendiou o alvinegro, o time partiu pra cima do tricolor paulista e o estreante Vitor Júnior marcou de falta, após a bola desviar em Cícero e morrer no canto esquerdo de Dênis: virada alvinegra no Engenhão. 3 a 2.
Imediatamente, o técnico Emerson Leão colocou dois atacantes, tentando reverter o placar, mas Herrera decretou a vitória do Botafogo. O argentino roubou a bola, após bobeada do time paulista e marcou o terceiro dele e o quarto do Fogão, que agora tem o melhor ataque do campeonato, o artilheiro e é líder. A nota ruim dessa partida foi a expulsão do técnico Oswaldo Oliveira, que discutiu com o árbitro Sandro Meira e, muito nervoso, saiu escoltado por policiais.

3 comentários:

  1. Resenha perfeita, Iatha! Só vi o segundo tempo. Mas pelos melhores momentos da etapa inicial, vi que o Botafogo teve duas chances, ambas com Vitor Júnior. Soube que o Lucas, do São Paulo deu uma declaração na saída para o intervalo de que teria algo estranho com o Botafogo. Confesso que não gostei da saída de Loco, não pela entrada de Herrera, mas o Maicosuel, que segundo informações não foi bem, poderia ter saído. Enfim, o argentino entrou, mudou o espírito do time e fez o que fez. No final deu uma secada no repórter da Globo e não quis pedir música para o Fantástico. Vamos ver daqui há pouco se conseguiram convencê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Herrera virou mito no twitter com a secada na Globo!!!!
    E mostrou que tem que ser titular desse time. Acho que a tendência é que Loco se transforme naquele reserva que entrará aos 25, 30 min do segundo tempo quando o time estiver perdendo. Mais ou menos como já acontece na Seleção Uruguaia.
    Além da vitória, fiquei muuuuuuito feliz por não ver Elkerson em campo com a camisa do Fogão.
    E o que foi aquela expulsão do Oswaldo???
    Saudações alvinegras apaixonadas!

    ResponderExcluir
  3. Wesley, gostei e muito da saída de Abreu. Com ele campo jogamos com menos um. Herrera entrou e deu mais movimentação, disputou todas as jogadas e, de alguma forma, contagiou os demais com sua garra. Vitor Júnior fez um bom jogo, mas pode render mais. Renato não fez boa partida no aspecto defensivo. Está lembrando Leandro Guerreiro: só cerca. Maicosuel não comprometeu, mas também não ajudou. Os laterais jogaram bem e nossa dupla de zaga...é bom preparar o coração para o restante do campeonato!
    Outra coisa a se destacar é a postura do time em cada tempo. O time do primeiro tempo estava apático, após o gol e o do segundo tempo foi uma equipe que brigou o tempo todo, apesar das falhas.

    ResponderExcluir