terça-feira, 8 de maio de 2012

A novíssima geração

Jefferson, Vitinho e Cidinho agachados, da esquerda para a direita

Sou adepto do futebol arte. Nasci em 1970, pouco depois do tri mundial. Chorei com a Seleção de 82, técnica ao extremo. Vi ótimos times de lá pra cá. Revi lances das décadas de 60 e 50 e concluo, sem necessidade de botões: o brasileiro se apaixonou pelo espetáculo. Foi acostumado a ele. E o aplaude, hoje em dia, nos pés de poucos; Neymar, Ganso, lampejos de Lucas, o que restou de Ronaldinho Gaúcho... Sem considerar os gringos.

Domingo passado, para desgosto, havia Deco inspirado. Sabe jogar, é experiente, tem refinamento, mas lembra aquela máxima do olho único em terra de cego. Desmarcado, livre, solto e com tempo e espaço para pensar no segundo tempo. Prato cheio para ser exaltado pelas manchetes no dia seguinte. Como coadjuvantes, o razoável Thiago Neves, o decisivo Rafael Sóbis e o bem posicionado Fred. Tarde de um quarteto inteligente. Circunstancial.

Gostaria, sinceramente, de ver o Botafogo com algo semelhante. Há algum tempo o time joga atrás, recuado, esperando o adversário. Aposta na força da marcação, nos chutões e na velocidade. Dá certo muitas vezes. Em outras... Prefiro, nostálgico, o toque de bola. Melhor, pra mim, perder jogando bonito. Bola de pé em pé, como reza a tradição verde-e-amarela. A habilidade, faz, sim, diferença. Mesmo em tempos de força física exacerbada.

Não se trata de atirar guris aos zagueiros carniceiros, mas temos, creio, uma geração que encaixa no perfil sugerido. Cidinho, Jefferson (meia), Vitinho... Promessas, ainda, que, nos juniores, mostraram intimidade com a pelota. A tratam de "minha querida", para não derrapar em erotismo barato. Lançar todos, de uma vez, é temerário, evidentemente. Precisam de "cancha". E só a terão jogando. Então, que venham, aos poucos, nos brindar.

Um comentário:

  1. Álvaro, se nos classificarmos para as quartas-de-final da Copa do Brasil nesta quarta, eles poderão ser usados no início do Brasileirão, que já começa no outro final de semana depois da final do Carioca.

    ResponderExcluir