domingo, 13 de maio de 2012

Botafogo brincou com a sorte e perdeu de novo

O Botafogo perdeu a final do Campeonato Carioca para o Fluminense. Um amigo meu, coitado, torcedor do clube da Gávea, me disse uma coisa interessante: "poxa, camarada, perder pra burgûes nem no xadrez". E é verdade. Perder para o Fluminense foi um saco, uma merda. Mas o Botafogo fez por merecer a derrota. Aliás, as duas derrotas.
O Botafogo perdeu porque a diretoria acreditou que o time conseguiria passar o primeiro semestre com apenas um lateral em cada posição e que apenas um reserva para a zaga seria suficiente. Me lembro de que escrevi aqui no blog sobre o que eu pensava sobre o Carioca, e o que o Botafogo deveria fazer para aproveitar melhor a competição. Ainda acho que é dinheiro jogado fora, uma competição nivelada por baixo, mas mesmo assim, o Botafogo pagou caro por apostar que poderia levar o Carioca e a Copa do Brasil sem peças de reposição para as laterais e para a zaga. Isso sem falar na inconstância dos meias, embora essa seja a posição com mais opções no elenco alvinegro.
Não tem mistério. Não é preciso quebrar a cabeça ou ficar buscando soluções mágicas. O Botafogo perdeu as duas competições por que não tem laterais; tem apenas um zagueiro confiável (que se machucou justamente nas três últimas partidas); e não tem um meio de campo constante, apesar de ótimas opções. O melhor jogador desse primeiro semestre, Andrezinho, também está no estaleiro. Agora, os babacas que teimavam em vaiar o ex-jogador do Internacional no Engenhão, estão começando a entender a função dele na equipe.
Para o Brasileiro, e para a Sulamericana é fácil. A receita , mais uma vez é simples: dois laterias, um meia, um atacante e um zagueiro para ocupar a vaga de Fábio Ferreira. Hoje o Botafogo conta com Loco Abreu - cansado -, Renato e Jefferson. Esses são os craques. O resto é pra completar elenco. Se o Botafogo contratar pelo menos mais dois jogadores do mesmo nível conseguirá ganhar alguma coisa nesse segundo semestre. Se tentar contar com a sorte de novo, vai ficar no quase, de novo.

Um comentário:

  1. Simplesmente, a melhor análise do ocorrido que já li.
    Irretocável, foi isso que aconteceu e é isso que o Fogão precisa.

    ResponderExcluir