sexta-feira, 11 de maio de 2012

Quem viver verá!

Pegando carona na postagem do Álvaro sobre as semelhanças entre Botafogo e Cruzeiro, não vou me furtar de falar nesse momento difícil em que o nosso clube vive e quero dar uma palavra de otimismo para os nossos torcedores. Afinal como dizia o velho botafoguense, Armando Nogueira, falecido recentemente, até que a tragédia se confirme, o otimista sofre menos do que o pessimista, ou algo parecido. Ontem o Universad do Chile, que havia perdido o jogo de ida contra o Deportivo Quito pela Libertadores por 4 a 1, meteu um 6 a 0 no time equatoriano. Claro que temos de analisar as circunstâncias de cada jogo e os times envolvidos. O Universidad do Chile ainda deve ter uma base daquele time que encantou no ano passado. E o Fluminense, que venceu o Inter ontem também pela Libertadores; e se classificou para as quartas-de-final da principal competição Sul-Americana; não é nenhum Deportivo Quito. Muito pelo contrário. Aliás esses times do equador costumam só jogar bem na altitude, exceção feita ao Emelec que venceu o Olímpia fora de casa no jogo que eliminou o Flamengo. Não podemos esquecer. Enfim, muito já se falou sobre a eliminação do Fluminense no Brasileiro de 1995, em que fomos campeões. Naquele ano, o Flu havia vencido a primeira partida das semi-finais contra o Santos pelos mesmos 4 a 1. E perdeu o segundo jogo por 5 a 2. Como dizia o samba-enredo da Mocidade, minha escola do coração no Rio, e que também tem como símbolo uma estrela: "Sonhar não custa nada. E o meu sonho é tão real!". É comum se dizer: "Já vi de tudo no futebol!". Estranho que ninguém me sacaneou depois da eliminação na quarta. Queria que alguém mexesse comigo. Eu confesso que fiquei tranquilo. Só os botafoguenses sabem o que é ser Botafogo. Os tricolores mais humildes esperam para ver o que vai acontecer domingo. E eu espero que seja uma coisa surpreendente! Deixo vocês com esse vídeo abaixo com essa música cantada por Simone que diz no refrão famoso: "Como será amanhã? Responda quem puder O que irá me acontecer? O meu destino será Como Deus quiser Como será?.."

3 comentários:

  1. Desculpem amigos, mas não consigo ter a mesma confiança de vocês. Queria muito, mas vejo um time desmotivado e completamente abatido.
    Tomara que eu queime a língua.
    Saudações alvinegras apaixonadas!

    ResponderExcluir
  2. É, Neto, a entrevista do Antônio Carlos não foi muito animadora. Ele disse que "o torcedor não vai deixar de ser botafoguense se perdermos a final". O pensamento não deveria ser esse. Não para um jogador. Nós torcedores, claro, não vamos deixar de ser botafoguenses se o Botafogo perder a final. Mas os jogadores têm de entrar com espírito de vida ou morte, por mais que Loco diga que é só um esporte.

    ResponderExcluir
  3. Continuando o comentário...Mas não. Se o Botafogo não for campeão para eles tanto faz. Eles saem do clube e arranjam outro time para jogar. Quem fica mal são os torcedores. Eu queria, mesmo, de coração, que esse time provasse que é macho. Desse uma resposta dentro de campo. Acreditei muito e defendi esse time, que em alguns jogos nos encheu os olhos. Não gostaria de ver esse time desmontado para começarmos tudo do zero. Mas se for melhor assim para o Botafogo e, consequentemente, para nós torcedores, que se faça uma "faxina geral", como já aventam por aí.

    ResponderExcluir