sábado, 5 de maio de 2012
O Clássico Vovô
O clássico vovô, entre Botafogo e Fluminense, vai decidir o Campeonato Carioca nos próximos dois domingos. Ele recebe esse nome por ser o clássico mais antigo do Brasil e o quarto mais antigo da América do Sul, só perdendo para Peñarol e Nacional, River Plate e Racing e Newell’s Old Boys e Rosário Central.
Botafogo e Fluminense já decidiram cinco cariocas, com três vitórias para o Fluminense, em 1946, 1971 e 1975; e duas vitórias para o Botafogo em 1910 e 1957. O jogo mais famoso entre os dois foi a polêmica final de 1971, em que o Fluminense venceu por 1 a 0, com um gol ilegal de Lula após o zagueiro Marco Antônio cometer falta no goleiro Ubirajara.
Em 57, o Botafogo venceu por 6 a 2 com cinco gols de Paulinho Valentim. O Fluminense, como o Botafogo em 71, precisava só do empate. Em 75, o botafogo tinha de vencer por três gols de diferença mas derrotou o Flu por apenas 1 a 0. Em 1910, o Botafogo goleou por 6 a 1. Em 46, o Fluminense também poderia empatar, mas venceu por 1 a 0.
Mas a maior polêmica entre Botafogo e Fluminense é referente ao título de 1907, que foi dividido entre os dois. O Botafogo se gaba de ser o único tetracampeão carioca, mas o Fluminense com o título de 1907 também seria tetra, pois ganhou os de 1906, 08 e 09. O Botafogo chegou a mudar o seu hino por conta desse título.
Para o jogo deste domingo, o Fluminense terá o meia-atacante Thiago Neves, que era dúvida. Fred não marca desde 1º de abril. O último gol foi justamente contra o Botafogo. E ele sempre deixa o seu contra o Botafogo. Assim como Élkeson deixa o dele contra o tricolor. Diguinho e Wellington Nem não jogam. No alvinegro, devem voltar Jéfferson, Renato, Fellype Gabriel e Loco Abreu, que desfalcaram o time contra o Vitória na Copa do Brasil.
A certeza é de um jogão. Com a rivalidade dos clubes que disputam o posto de terceira maior torcida do estado do Rio. Serão dois domingos especiais. Com jogos transmitidos pela Globo, com narração do enjoado porém emocionante Luís Roberto. Uma final que poderia ter acontecido no Brasileiro de 1995, mas não acontece há 41 anos.
Que vença o melhor! E que o melhor seja o Fogão!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Wesley,
ResponderExcluirtorço para que seja um bom jogo.
tenho comigo que o fogão vem mais embalado e querendo vencer mais que o tricolor, mas é só minha opinião. tomara que assoprador de apitos não atrapalhe.
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersores.blogspot.com