quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Conspiração do mal

Eu sou jornalista. Há aproximadamente dez anos. Boa parte desse tempo me dediquei ao jornalismo esportivo, em especial o futebol, e por isso o que vou dizer agora digo com certa propriedade. Essa história toda de Loco Abreu x Joel Santana é coisa de jornalista flamenguista, tricolor ou vascaíno. Acho que é mais provável que isso seja história de jornalista flamenguista.
Jornalista esportivo, principalmente os setoristas, vivem o dia-a-dia do clube e geralmente quase nunca cobrem o clube do coração, portanto é fácil encontrar jornalista flamenguista cobrindo o Botafogo e vice-versa. É de praxe também que os jornalistas não declararem publicamente o time para o qual torcem, ajuda bastante na hora de trabalhar. Pois bem, baseados nas palavras de Loco Abreu, que apesar de macaco velho está muito pouco acostumado com a imprensa esportiva carioca, os caras transformam qualquer coisa que o gringo fale em um petardo contra Joel Santana. Já repararam que Joel nunca ouve nada da boca de Abreu? É sempre algo que ele disse na imprensa, sempre no calor do jogo? No ano passado já haviam interpretado uma discussão entre os dois e colocaram até leitura labial. Este ano já disseram que Loco Abreu reclamou do esquema tático.
No domingo passado Ronaldo chamou o elenco do Corinthians de egoísta na televisão e a imprensa paulista não fez o carnaval que a crônica esportiva carioca está fazendo com essa história de Loco Abreu x Joel Santana. Jornalista esportivo tem mais poder do que pensa: demite técnico, contrata jogador e as especulações às vezes destróem times e ídolos. Cair em desgraça com a imprensa é uma merda, vide o caso de Eurico Miranda. Infelizmente tem muito jornalista babaca que pra colocar matéria em jornal e cinco minutos na TV acaba forçando a barra em certas declarações e colocando algumas vírgulas e pontos de exclamação para dar "um molho" a mais na matéria. Pra mim essa polêmica desnecessária entre Loco Abreu e Joel Santana é coisa de flamenguista ou tricolor. Medo de ver o Botafogo novamente campeão e, principalmente, querendo tirar de General Severiano ou o mais novo ídolo da torcida, ou um dos mais competentes técnicos do Brasil. Qualquer um dos dois que for embora é prejuízo para o Botafogo e os adversários sabem disso.
Perder Loco Abreu significaria muito mais que a perda de um atacante, seria a perda de um ídolo, de um jogador que o Botafogo não tem desde que Túlio deixou o clube em 1996. Perder Joel Santana seria como começar o trabalho do zero e os adversários sabem disso. Por isso, essa história de Loco Abreu e Joel Santana tem que acabar. E precisa começar com os próprios botafoguenses que têm que parar de alimentar essa indústria famigerada de boatos e factóides. É exatamente o que os jornalistas mulambos e coloridos querem.

3 comentários:

  1. Partindo dessa lógica, os jornalistas botafoguenses podem fazer o mesmo em relação a Ronaldinho Gaúcho, no Flamengo. E talvez algo semelhante a Fred ou Conca, no Fluminense. Quanto ao Vasco... bem, acho que não se faz necessário.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, mas fico pensando se seria realmente tanto prejuízo perder o Joel. Um restrospecto de 33 vitórias apenas em 63 jogos, não é um retrospecto tão bom assim. O esquema dele é fraco e limita muito o time. Enquanto o Joel não começar a forçar que o time toque a bola e trabalhe melhor as jogadas... temo pelo Botafogo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Rafael, mas perder o Joel agora significaria voltar à estaca zero: novas contratações, novos jogadores, atletas contratados que seriam dispensados e isso sem falar que no mercado não existe um treinador que seja bom o bastante para levar o Botafogo aos tíulos que ele almeja em 2011. Quem estaria disponível no mercado?

    ResponderExcluir