sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pensando um pouco lá pra frente

Já que Wesley, no post anterior, citou a recuperação de Maicosuel, aproveitei o "gancho" para escrever sobre o elenco do Botafogo. Sim, porque um time que quer ser campeão da Copa do Brasil, do Brasileirão ou da Sul-Americana, tem que ter as chamadas "peças de reposição" - expressão típica de oficina mecânica, pinçada ao futebol por uma analogia óbvia.

Ainda há vários atletas sem condições de jogo. Seja por contusão (casos de Maicosuel e Fábio Ferreira), problemas burocráticos (vide Márcio Azevedo, Arévalo e Everton) ou falta de preparo físico ideal (Rodrigo Mancha me parece se encaixar nesse quesito). Não há como afirmar se todos terão, ao mesmo tempo, possibilidade de entrar em campo no mesmo nível justamente por causa dos inúmeros problemas enfrentados num grupo. Num exercício de imaginação, vamos fazer de conta que esse dia chegue.

Como cada um tem seu time ideal, aí vai o meu: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Arévalo, Marcelo Mattos, Everton e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu.

Ainda no campo das suposições, os reservas teriam a seguinte formação; Renan, Alessandro, João Filipe, Márcio Rosário e Guilherme; Rodrigo Mancha, Somália, Bruno e Renato Cajá; Caio e Alex.

Não está ruim, não. Mas para competições mais fortes que o Campeonato Carioca, faltam, na minha singela opinião, pelo menos mais três contratações. Os reforços seriam um zagueiro, um meia e outro atacante. Todos de bom nível, evidentemente. Somado ao que já existe, é possível, sim, sonhar alto neste ano.

Alguém podem lembrar que existem jogadores à disposição de Joel Santana que ocupam exatamente as posições citadas; Fahel e Lucas Zen (zagueiros e volantes), Fabrício (meia) e William (atacante). Quanto ao Fahel, melhor não comentar... Esse Fabrício é um grande ponto de interrogação. Acho muito difícil emplacar no Botafogo. Tomara eu queime a língua. Já sobre Lucas Zen e William pesa contra a imaturidade. Muito novinhos, ainda, os garotos devem "só" pegar experiência por enquanto.

Um comentário:

  1. Estou com você, Álvaro. Temos de pensar lá na frente. O time titular meu também é esse que você escalou. Não perde para nenhuma equipe do Brasil hoje. Faltam-nos as chamadas "peças de reposição".
    Ou o tão falado elenco, principalmente para o Brasileirão, se quisermos disputar o título. Mas como o que temos podemos muito bem ganhar ou a Copa do Brasil, no 1º semestre; ou a Sul-Americana, no 2º semestre. Dois títulos que ainda não temos e que garantem vaga na Libertadores.

    ResponderExcluir