quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Túlios, Jóbsons e Locos

Foto: Wagner Meier/ Estadão
Túlio é idolo até de quem nunca o viu jogar pelo Botafogo

Dia de jogo e meu pai diz que quando a expectativa é grande o Botafogo não ganha. Sempre temos dificuldades diante do Cruzeiro fora. Mas o assunto aqui é a falta de um atacante matador, por mais que o Élkeson esteja marcando seus golzinhos. Já são seis e poderia ser mais se ele não tivesse perdido um pênalti na última partida. O porquê do título da postagem?Pois são os jogadores, um que temos à disposição; e outros que podemos ter de volta.

Vamos começar pelo Túlio. Jogador veterano, de 43 anos, mas com uma forma física invejável e que sabe fazer gols como ninguém. Ele mesmo já disse que não quer jogar profissionalmente, só amistosos e jogos festivos em busca do milésimo. Mas bem que poderia ser aproveitado e espero que vá ao menos em jogo à vera pelo Brasileirão, naquele que poderá ser e será o jogo do milésimo.

Jóbson. O novo locutor da Rádio Globo, o botafoguense Luiz Penido, que substituiu o tricolor mais flamenguista José Carlos Araújo, postou em seu Twitter que Jóbson já estaria reintegrado ao elenco do Botafogo. A diretoria faz doce e não confirma. Não quer dar o braço a torcer e assumir que o tal planejamento foi mal feito. Jóbson pode sim ser solução para o ataque botafoguense. Trata-se de um belo jogador e que já deu provas de seu amor pelo clube.

Sobre Loco, ele só fez cinco jogos pelo Figueirense – já havia feito dois pelo Botafogo – mas o presidente Maurício Assumpção, que já começo a ficar com raiva dele, disse que não pode quebrar o acordo com o clube catarinense. Mas como? Se o próprio Figueira não está colocando Loco para jogar, depois que o uruguaio beijou o escudo do Botafogo no jogo contra o Flamengo? Falaram que depois do jogo da Celeste ele poderia voltar, mas depois dessa declaração do presidente desanimei.

Enquanto isso, eu, assim como a diretoria, vou “mapeando” o mercado na Série B. Ontem vi Vitória 2 x 2 Criciúma e o jogo entre Goiás e Ceará, que até onde eu vi estava 0 a 0. No Vitória vi Willian, aquele que jogou no Santos e no Avaí e que gosto muito. Zé Carlos fez mais um gol pelo Criciúma. Élton, ex-Vasco e Corinthians, também no Vitória, que chegou a ser cotado, gostava dele mas definitivamente vi que é muito grosso. Quem eu gostaria de ver no Botafogo é o Iarley, que está novamente no Goiás. Apesar de meu pai falar que ele está velho. Sempre gostei dele, principalmente por um golaço que fez num final de jogo contra o Flamengo. E ontem soube pelo Programa “Loucos por Futebol” da ESPN, que o Iarley está na lista dos 100 maiores jogadores do Boca Juniors, da Argentina. Mas será que estes são melhores do que os nossos Túlios, Jóbsons e Locos?

Postado por Wesley Machado.

3 comentários:

  1. Wesley, você tocou num ponto chave: a diretoria do Botafogo não quer reconhecer que o planejamento foi péssimo para esse ano. Por isso não reintegraram o Jobson ainda. E também sequer tentaram junto ao Figueirense o retorno de Loco Abreu. Essas duas atitudes seriam uma espécie de carimbo ao fato de as escolhas para essa temporada terem sido horríveis. Sobre Jobson, é o ponto de interrogação de sempre em relação ao comportamento. Mas, nesse momento de falta de atacantes, é um desperdício pagar a um jogador do setor para ficar em casa. E sobre Loco Abreu, acreditei, ingenuamente, que um grande atacante fosse contratado para o lugar dele. Doce ilusão. Esse Rafael Marques é horroroso. Em suma: contrataram o Seedorf e o Lodeiro. E só. Esqueceram da defesa e do ataque. Hoje, contra o Cruzeiro, Dória e Fábio Ferreira vão jogar pendurados. Se levarem cartões, com que zaga entraremos no próximo jogo? Vale lembrar que Antônio Carlos está machucado. E Elkeson também está suspenso. Caso seja punido, quem será o atacante na partida seguinte, já que o tal Rafael Marques também está no estaleiro? O "genial" Oswaldo de Oliveira, provavelmente, nesse caso, vai recorrer aos juniores. Típico de um time que não tem elenco suficiente.

    ResponderExcluir
  2. É, Álvaro até torço para o Élkeson tomar o terceiro amarelo e ficar de fora da próxima partida. Por mais que isso vá prejudicar a equipe, mas vai escancarar o problema que não é a falta de um atacante. Mas a falta de atacantes no plural. Sem ser o Élkeson, só temos o Willian e o Sassá, dos juniores, como você bem lembrou.

    ResponderExcluir
  3. Vale destacar, Álvaro, que nada tenho contra os garotos. Pelo contrário, sempre fui um defensor de se aproveitar os jogadores da base, que têm amor ao clube, mas não acredito que Willian nem Sassá tenham condições de comandar o ataque de um time grande como o Botafogo. Jogar ao lado de um jogador mais tarimbado, tudo bem.

    Ainda em relação ao aproveitamento dos garotos, soube que a diretoria fez várias reuniões nos últimos dias, nas quais traçou o novo planejamento, que é o de aproveitar os jogadores dos juniores, o que já foi feito no jogo contra o Coritiba e deu certo.

    ResponderExcluir