quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Valdo, Americano e pormenores


 Vi uma reportagem no Globo Esporte desta quarta-feira que me deixou muito satisfeito. A reportagem foi com o ex-jogador Valdo, atual técnico do Serra Macaense, que está disputando a Copa Rio. Por coincidência, o time do Valdo, o Serra Macaense, e consequentemente o próprio Valdo, estiveram aqui em Campos hoje para jogar com o Americano.

O Serra Macaense perdeu o jogo por um a zero e Valdo não deve ter ficado satisfeito. Eu, orientado pelo amigo Check, com quem fui ao jogo, onde encontrei outro amigo, o Cássio, colaborador aqui do blog e que está devendo uma postagem; enfim Check me orientou a não procurar Valdo para falar com ele. Pois, segundo Check, técnico sai de cabeça quente após uma derrota. Os jogadores podem até não ligar. Acredito nisso. Afinal, Valdo é um cara sério e não deve aceitar normalmente uma derrota.

Certa vez fui falar com o zagueiro Sandro, outro que, assim como Valdo, ajudou o Botafogo a voltar para a primeira divisão do Brasileiro. Ele havia saído de uma derrota do Santa Cruz, de Pernambuco, para o mesmo Americano, numa partida pela Copa do Brasil. O adversário do vencedor de Americano e Santa Cruz seria o Botafogo. E perguntei a Sandro como seria se o Santa Cruz passasse de fase e ele tivesse de enfrentar o Botafogo. Ele respondeu que tinha um sentimento tão forte pelo Botafogo que nunca seria capaz de fazer um gol contra seu ex-time.

Agora voltando ao Valdo e fazendo relação com a conversa que eu tive com Sandro, apesar de não ter tido a oportunidade de falar com Valdo hoje, o que me deixou imensamente satisfeito foi o fato de Valdo ter dito na tal reportagem do Globo Esporte que o clube onde ele mais gostou de jogar foi no Botafogo. Lembro que na despedida dele do futebol, no jogo contra o Atlético Paranaense na Arena da Baixada, em que arrancamos um empate com um gol de Schwenck e nos livramos do rebaixamento, a imagem que ficou foi de Valdo sendo carregado pelos jogadores, que fizeram uma volta olímpica.

Se estivesse com Valdo hoje agradeceria a ele por tudo que ele fez pelo Botafogo, mesmo numa fase difícil para nós, mas que ficou marcada como o resgate da dignidade. Valdo, muito obrigado, meu ídolo! Sim. Pois Valdo é meu ídolo. Um dos melhores jogadores que vi jogar com a camisa do Glorioso. Sucesso meu filho na carreira de treinador. Hoje infelizmente tive de torcer contra você, pois estava em campo o alvinegro de Campos, clube pelo qual nutro simpatia por ter as mesmas cores do meu Botafogo. Todos sabem que eu sou Roxinho, mas em Campos, na ausência do Campos no profissional, torço para todos os times da cidade. Minha alegria é ver a cidade prosperar no esporte.

A reportagem sobre Valdo da qual falei pode ser vista neste link aqui.

Escrito por Wesley Machado.

9 comentários:

  1. Na foto aí com Valdo, se não me engano estão Rafael Marques (o zagueiro, hoje no Atlético Mineiro), Ruy "Cabeção" e Almir. Grande jogador, o Valdo. Jogava fácil e foi importantíssimo para o Botafogo conseguir escapar naquele ano.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Álvaro. Outro jogador, cortado no canto, acredito que seja, pelo cabelo, o Daniel, lateral-esquerdo que também foi muito importante naquela campanha na Série B, inclusive fazendo gols importantes.

    Aliás naquele time tivemos gratas surpresas, como o correto zagueiro Edgar, que formou uma bela dupla de zaga com o Sandro.

    Agora mudando de assunto, Álvaro, você viu seu nome citado na crônica do Maguinho no Diário desta quarta?

    ResponderExcluir
  3. Valdo merece toda nossa reverência. Um exemplo no nosso momento de maior dificuldade.
    Só vale ressaltar que a ESPN Brasil fez uma puta matéria com o mesmo Valdo há cerca de duas semanas mostrando seu cotidiano no Serra Macaense. E a Globo deve ter visto....rsrs
    Saudações Alvinegras Sempre.
    E na esperança de estar com os amigos em algum jogo do Glorioso ainda este ano no Engenhão.

    ResponderExcluir
  4. É, Netão? Não sabia dessa matéria da ESPN. Vc como ESPNmaníaco sempre atento né? Não vejo ESPN todo dia mas também sou "fã do esporte". O programa que mais gosto é o Loucos por Futebol, que vai ao ar de duas em duas semanas. Neste sábado tem. Fique atento que no dia 13 ou no dia 27 de outubro vão falar do centenário do Campos. Sobre o jogo, vamos sim, marcar uma excursão dos membros do blog ao Engenhão. Ah! Vou fazer uma camisa com as caricaturas do banner. Tem interesse em ter uma?

    ResponderExcluir
  5. Tenho sim, Wesley. Ainda mais que estou mais magro na caricatura...rsrs
    Já sou ESPN maníaco normalmente, de férias então...
    Forte abraço e Saudações Alvinegras Sempre!!!!

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer o orçamento de quanto fica e depois te passo os valores. De imediato posso dizer que vi na Xerox do Vitor e eles fazendo com a camisa deles fica 23. A gente dando a camisa fica 13. Pesquisei preços de camisa. Na Hering está 19,90 uma mais fina, que achei muito transparente. A mais grossa está mais cara. 30 e pouco. Achei na Citycol por 7,99, mas não tinha GG da mais grossa. Enfim, um amigo me indicou uma loja que faz por 21, mas ainda não tive tempo de ir lá para ver a qualidade do produto. De qualquer maneira, só vou poder fazer no próximo pagamento que, graças ao calendário, mês que vem sai no dia 5, pois dia 1º cairá numa segunda e como eu recebo no 5º dia útil... Vou fazer o seguinte vou lá deixo a arte, faço a minha e quem quiser faz a sua, pois vai ser difícil reunir o dinheiro de todo mundo. É bom que cada um escolhe o seu tamanho. Depois te dou o endereço. O Iatha também se interessou. O Álvaro acho que também vai querer uma. Não falei ainda com o Cássio e com o Léo. Acho que só vai querer quem tiver a caricatura né? Sei lá. Vai ver outra pessoa também se interessa. Ó vou lá que já escrevi muito, está tarde e tenho de dormir. Fui!

    ResponderExcluir
  7. Álvaro, é numa loja na Formosa perto da Delegacia. Mas ainda não fui lá deixar a arte. Só vou poder ver isso semana que vem quando sair o pagamento. Espere um pouquinho.

    Outra coisa, já estou com a foto do Engeinho revelada. Falta também o dindin para comprar o porta-retrato.

    Salário de pião é igual menstruação, atrasa e quando vem dura no máximo cinco dias!

    ResponderExcluir
  8. o valdo é meu primo, e não é por isso que ele é meu ídolo... ele é meu ídolo porque honrou a camisa do nosso Botafogo quando a gente mais precisava! A diretoria devia fazer uma homenagem aos heróis de 2003!

    ResponderExcluir