quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Seedorf é como o Botafogo e o Botafogo é como a vida

Foto: Gil Leonardi/ Lancenet
Seedorf incorporou o espírito botafoguense

Na vida algumas vezes nos dá vontade de desistir. Mas como diria Renato Russo: “Viver é foda, morrer é difícil!” Ontem, antevéspera do Sete de Setembro, no jogo do Botafogo diante do Cruzeiro no Estádio Independência, eu por um momento cansei. Perdi a paciência com o time, que não criava nada, não dava um chute a gol.

O placar já estava 1 a o para o Cruzeiro e eu procurava explicações para o Botafogo ter tomado o gol. Seria a falta de Jéfferson? Será que se o nosso goleirão estivesse em campo teríamos tomado aquele gol? Por que o Tinga foi fazer o seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro logo contra o Botafogo? Minha irmã fica com raiva e comenta sobre o cabelo rastafári do jogador do Cruzeiro. Logo mais voltaremos a falar disso. Porque o Cruzeiro voltaria a atacar pelo lado direito defensivo do Botafogo e quase marcaria o segundo gol. A bola passaria rente à trave.

Eis que Seedorf aparece. Ele aproveita um lançamento quase passe milimétrico de Fellype Gabriel e acerta um sem pulo sem deixar a bola cair. A bola vai de mansinho no canto do goleiro Fábio. Mais alguns minutos e Seedorf se antecipa a uma dominada de bola errada de Fellype Gabriel e acerta um chute forte no mesmo canto direito do goleiro cruzeirense.

Pronto. As elocubrações ora levantadas haviam caído por terra pelo destino, que trazia bons fluídos para o Botafogo. A vitória ainda não estava certa. Ela veio no segundo tempo. Após uma arrancada de Seedorf, que deixou Leandro Guerreiro para trás com um toque na bola e cruzou para o menino Jádson marcar o seu primeiro gol pelos profissionais do Botafogo.

Aí os porquês ficaram explicados. Era isso que Deus queria. Nos últimos dois jogos, a sorte voltara para o nosso lado. E agora explico o porquê do título. No Globo Esporte de hoje, Seedorf fala que havia errado três passes e tinha que entrar no jogo. Assim é o Botafogo, assim é a vida. As pessoas precisam ter paciência. Não podem desistir quando as coisas não estão dando certo.

Após a derrota de goleada para o São Paulo tinha dito que a minha paciência tinha acabado. Achava que Oswaldo não tinha mais clima no clube. Mas a equipe deu provas de que a diretoria estava certa em ainda apostar no técnico. Duas vitórias importantes, que colocam o time novamente na briga por alguma coisa no campeonato.

Para terminar, devo lembrar de uma coisa que o amigo botafoguense Gustavo Smiderle, eterno colaborador do blog, me disse quando o Seedorf foi contratado. Que o Botafogo ia jogar por música. Ele brincou: “Dó, ré, mi, fá, sol, lá Seedorf!”. E ontem, realmente, o Fogão jogou muito. Com Fellype Gabriel no primeiro tempo e Seedorf e Andrezinho no segundo.

Andrezinho, também de trancinhas, aliás fez uma comemoração interessante no segundo gol. Dançou ao ritmo do reggae, que desconfio ser um ritmo do qual o surinamesco naturalizado holandês gosta. Então ontem foi o dia da música, que ficou famosa com Bob Marley, da Jamaica, hoje mundialmente conhecida por conta de Usain Bolt.

Agora finalizando mesmo deixo vocês com os versos traduzidos de “Is This Love”: I wanna know, wanna know, wanna know now (Eu quero saber, quero saber, quero saber agora)/ Is this love, is this love, is this Love Is this love that I'm feeling? (Isto é amor, isto é amor, isto é amor. Isto é amor que eu estou sentindo?)


Escrito por Wesley Machado.

7 comentários:

  1. Essa foi a melhor partida do Seedorf com a camisa alvinegra, além das grandes atuações do Andrezinho e Fellype Gabriel. Fiquei surpreso com a atuação segura do Dória. Acho que Oswaldo poderia testar a dupla Dória e Brinner para a zaga alvinegra. O Márcio Azevedo não fez uma partida brilhante, mas não comprometeu, assim como o Renan e o Lucas.
    Destaque também para a atuação do Jádson. Na minha humilde opinião, o garoto tem mais poder de marcação que o Renato e o banca fácil.
    Apenas lamento a falta de um atacante de ofício nesse elenco. Com o meio-campo que temos, um atacante de nível teria grandes chances de brigar pela artilharia do campeonato.

    ResponderExcluir
  2. É, Iatha! Como o Fábio Ferreira levou o terceiro cartão, a dupla de zaga contra o Náutico domingo, às 16 horas, no Engenhão, será mesmo Dória e Brinner. Márcio Azevedo também está suspenso pelo 3º amarelo. E quero ver quem Oswaldo vai colocar. Lima não tem ficado nem no banco. Será que ele vai improvisar o garoto Gilberto, que é destro, por ali?

    ResponderExcluir
  3. Não acho uma boa começar com o Lima. A torcida tá na bronca com ele...
    Não sei o que Oswaldo vai fazer para preencher a vaga do Márcio Azevedo. O Náutico é um time perigoso, com dois bons atacantes. Todo cuidado será pouco.

    ResponderExcluir
  4. Prá mim deveria insistir com o Lima. Trata-se de um bom jogador, que ainda não ganhou confiança. sabe cruzar melhor que o Márcio Azevedo, que sofreu do mesmo problema no começo. A torcida implicava com ele. Depois ganhou confiança e passou a fazer boas partidas. Confiança essa que ele precisa ganhar de volta. Vide o jogo contra o Coritiba em que saiu chorando por não estar rendendo mais no nível que estava antes. Com isso, ele mostrou-se um jogador emotivo, que se preocupa com o seu rendimento e com o que pode dar para o time. Gostei da atitude dele. Ganhou meu respeito com isso.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, Wesley. Quanto ao time, assim que começou o jogo tive a impressão de que o Botafogo não perderia. Houve entrega, raça, aplicação tática. Foi injusto o Cruzeiro ter aberto o placar. E quase liquida o jogo com aquela bola que passou raspando. Mas aí Seedorf "entrou no jogo". E decidiu em dois minutos. Craque é isso. Se bem que, pra mim, a jogada mais espetacular foi aquela arrancada do terceiro gol. Como um jogador de 36 anos faz aquilo? Só sendo craque e tendo a nítida noção de tempo e espaço. Melhor partida dele, claro. Mas destaque também para a dupla de volantes Jadson e Gabriel. Que bela surpresa! Eles deram uma dinâmica ao meio-de-campo que há muito tempo eu não via. E que personalidade desse menino Gabriel, que eu só tinha visto jogar (e não tinha gostado) na lateral direita. Ele encarou o Tinga, discutiu com o Souza... Se impôs. Tem um poder de recuperação incrível, assim como o Jadson. Difícil vai ser tirar esses dois do time. Ah, já ia esquecendo: o que é o Dória? Como um garoto de 17 anos joga com aquela tranquilidade na zaga? Ele teve pela frente "só" o artilheiro do Brasileirão do ano passado (Borges) e um atacante que briga pela artilharia dessa temporada (Wellington Paulista). Enfim, na minha modesta opinião, a melhor partida do Botafogo esse ano. Espero que o time mantenha essa pegada e tenha um atacante de ofício lá na frente. Aí, sim, poderemos sonhar com alguma coisa nesse Brasileirão.

    ResponderExcluir
  6. É, Álvaro! Realmente o Dória fez um partidaço. Chegando bem na bola e fazendo o que um zagueiro tem de fazer que é afastar a bola da área. Não sai mais do time. Quanto ao Jádson e ao Gabriel, acho difícil ter vaga para os dois no time. Temos ainda o Renato, que está machucado; e o Lodeiro, com a Seleção Uruguaia. Quando eles voltarem vamos fazer o quê?

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não digeri a saida do LocoAbreu. Por mais que o Osvaldo queira justificar ainda não estou convencido de que Elkson é melhor que el Loco.Mas acho que o técnico tem seus pontos positivos em apostar na galera da base.Para esse time ficar melhor é só trocar essa dupla de zagueiro e colocar Dória e mais um.

    ResponderExcluir