segunda-feira, 9 de julho de 2012

Uso político na apresentação de Seedorf me decepcionou



Vi há pouco uma matéria da ESPN Brasil sobre a esperada apresentação oficial de Clarence Seedorf como jogador do Fogão. É certo que algumas colocações do jogador não agradaram à torcida alvinegra. A comparação do Botafogo com a Grécia, campeã da Eurocopa em 2004, o fato de declarar que era simpatizante do Flamengo e tinha Zico como ídolo, por certo encabeçam esta lista. Mas o que me chamou mais atenção, e até mesmo irritação, foi o palco montado para favorecer o prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição no Rio. Para quem não sabe, Seedorf foi apresentado no Palácio da Cidade, sede do governo municipal, em detrimento à nossa tradicional e linda sede de General Severiano, onde recebemos com todo carinho, ídolos como Túlio Maravilha (eu estava lá em seu retorno) e Loco Abreu. E por que isso aconteceu?
Porque o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção é filiado ao PMDB, partido de Paes, e dizem, é candidato a vereador no Rio. Abomino esse tipo de conduta. Sou um cara que tem uma visão política considerável e ver meu time envolvido neste circo me decepcionou. Até mais do que as declarações não muito agradáveis, mas sinceras de Clarence. Apesar de botafoguense, e de sofrer muito com Zico, consigo separar as coisas, a ponto de considerá-lo um dos grandes craques que vi jogar. Meu ídolo naquela época era o Doutor Sócrates, não só pela classe que demonstrava em campo, mas pela conduta ética que apresentava fora dos gramados. Um cidadão na acepção da palavra. E se nosso craque holandês pode, na opinião de alguns, ter pisado na bola hoje nessas colocações, demonstrou toda sinceridade e profissionalismo que esperamos de um grande ídolo. O que importa para mim é ele ter dito que fará tudo para representar bem nosso Glorioso. E isso, acho que ninguém duvida.

3 comentários:

  1. Neto, belo texto original, muito bem escrito. Quanto ao tema abordado, também não gostei da apresentação ser no Palácio da Cidade. O prefeito Eduardo Paes não é vascaíno? Quis tirar uma casquinha! O Sérgio Cabral, que também é vascaíno, certa vez também recebeu os jogadores do Flamengo, campeões, salvo engano do Carioca, num daqueles títulos do tri-vice roubado. Sobre as declarações do Seedorf, achei normal. Eu também tinha simpatia pelo Milan na década de 90, mesmo o clube tendo as cores do rival do Botafogo, o Flamengo. Na época não tinha essa noção. Sobre o maior craque que vi jogar, sem dúvida foi o Maradona. Peguei o Zico em final de carreira. Você estava no retorno do Túlio? Em que ano?

    ResponderExcluir
  2. Estava lá em 98, salvo engano. Quando ele voltou do Vitória, eu acho. Fou uma grande e linda festa. Estava no Rio acompanhando minha mãe estava com problemas de saúde e aproveitei para recepcionar mais uma vez o Maravilha, que na segunda passagem não teve tanto sucesso assim.
    Mas foi bem bacana. E em General Severiano, como tem que ser.

    ResponderExcluir
  3. Neto, por falar em Túlio Maravilha vc tá sabendo que o Marketing do Botafogo vai fazer um concurso que vai escolher os 100 maiores fãs de Túlio Maravilha? Eles serão escolhidos pelo fato de terem um filho com o nome do jogador, uma tatuagem, etc. Eu tenho vários recortes de jornais, até mesmo da apresentação do Túlio, na época não era nem General Severiano - não tínhamos voltado para lá ainda - com o Carlos Augusto Montenegro; que cataloguei numa pasta. Quero ser um desses 100 maiores fãs de Túlio. Considero que ten ho grandes chances! E vc tem algo que possa fazer d vc um dos 100 maiores fãs de Túlio? Não vai concorrer? Seria bom alguém do blog ser escolhido nesse concurso, como eu fui no de crônicas. Sabe que a volta dele está programa para a segunda quinzena deste mês não é?

    ResponderExcluir