A postura da torcida do Botafogo no final da partida de ontem (domingo, 22) contra o Grêmio mostra que o clube já atingiu um novo patamar no futebol brasileiro. A torcida, que lotou o Engenhão, cantou para incentivar nos últimos minutos o time, que buscou o gol o jogo todo. Um reconhecimento à vontade e dedicação dos jogadores apesar do resultado negativo.
E essa nova postura da torcida se deve à chegada de um jogador, que já mostrou o que pode fazer pelo time e pelo clube. Mesmo em início de temporada – ele não jogava desde maio – Seedorf apareceu bem em alguns lances no primeiro tempo, mas foi no segundo tempo que encontrou a sua melhor posição jogando mais recuado e centralizado.
A opção do técnico Oswaldo Oliveira de deixar Andrezinho no banco foi criticada por algumas pessoas. Seedorf começou jogando pela esquerda, depois foi para a direita. A meu ver, quem deveria ter saído para a entrada do Seedorf era o Vitor Júnior, que não vem bem nos últimos jogos. Ele é rápido, mas erra muitos passes.
Torcida Inteligente
Voltando à questão da torcida, o próprio Seedorf ficou surpreso com a reação dos torcedores, que apoiaram o time, mostrando mais uma vez que o torcedor do Botafogo é inteligente e entendeu o esforço da diretoria para montar uma boa equipe, fazendo contratações de impacto.
Ninguém esperava que a torcida do Botafogo tivesse essa reação. Logo ela que é considerada a mais corneta. Mas a hora é de dar um voto de confiança. Eu mesmo hoje coloquei a camisa do Botafogo e ninguém entendeu. Alguns acharam até que tínhamos ganhado.
Isso é o que devemos fazer. Pois a inveja vai levar os adversários, mas do que a terem despeito, a torcer para as coisas darem errado para o Botafogo. Os flamenguistas devem até estar fazendo macumba para o Seedorf se machucar ou ser expulso.
E como há coisas que só acontecem ao Botafogo, o negão já perdeu pela primeira vez em estreias. Daqui há pouco vai aparecer um árbitro engraçadinho querendo aparecer para querer expulsar o Seedorf, que nunca foi expulso na carreira.
Prejudicado
Por falar em arbitragem – não queria tocar nesse assunto, mas não posso me conter – revi o lance do gol do Grêmio e reparei numa falta do Marcelo Moreno – autor do gol – no início da jogada no Antônio Carlos.
Sem contar os três lances em que o juizinho poderia ter marcado pelo menos um pênalti para nós. O Flamengo só não está pior porque ganhou dois jogos com pênaltis inventados por um mesmo juiz.
Montenegro
Mas o Botafogo é o Botafogo. Para terminar, devo comentar a reportagem da Record ontem sobre o Carlos Augusto Montenegro, que prá mim foi um dos melhores presidentes que o Botafogo já teve.
Quando morei em Niterói, frequentei alguns treinos no Caio Martins e via Montenegro sempre presente cobrando dos jogadores. Não vou entrar no mérito das denúncias, mas repito: Carlos Augusto fez muito pelo Botafogo.
Wesley,
ResponderExcluira torcida deu mostra que vai ajudar o time, a diretoria, dentro de suas condições, vem fazendo o seu trabalho, agora é esperar esse time engrenar. E ai é uma faca de dois gumes, se as vitórias não vierem com certeza a paciência também não demora acabar. Infelizmente o brasileiro é imediatista, faz parte de nossa cultura, burra é verdade, mas faz parte.
Mas como já lhe disse anteriormente, o time tem tudo para embalar, esperemos.
Fico grato por sua postagem lá no blog, e fique trânquilo, quem nunca colocou a paixão acima da razão?
Um abraço.
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com
A Record é ridícula. Está fazendo isso com o Montenegro porque perde rotineiramente no Ibope, não sou defensor da Globo, muito pelo contrário, mas a Record consegue ser ainda pior, nem assisto, faço de conta que não existe. Os botafoguenses, assim como em outras ocasiões deveriam mostrar força e boicotar essa TV de merda.
ResponderExcluirÉ, Cássio! Por quê eles não falam das falcatruas do Bispo Macedo?
ResponderExcluirAcho que agora vai...
ResponderExcluirEstamos num período bastante fértil. Basta continuar assim e cada vez melhor.
Botafogo, Botafogo, campeão desde 1907...!