quarta-feira, 25 de julho de 2012

Hora de acabar com a festa né Botafogo?

Foto: Mauro Pimentel/Terra
Eu preferi não falar disso no jogo de estreia de Seedorf, e desde o jogo contra o Santos eu estou evitando tocar nesse assunto, mas duas coisas já estão bem claras em relação ao Botafogo, aliás duas não, três: o Botafogo ainda não sabe jogar com Seedorf; o esquema de Oswaldo de Oliveira não está funcionando; e finalmente, o Botafogo precisa de um atacante no "estilo" Herrera.
Eu notei isso desde a estreia do holandês, falei sobre isso no Twitter, e o Oswaldo falou na coletiva pré-jogo contra o Vasco: o Botafogo está intimidado, tem melindres ao jogar com Seedorf e está sofrendo mais que o holandês para se adaptar ao futebol do camisa 10. Não sei se o uruguaio Lodeiro será a solução de todos os problemas do time alvinegro, mas um atacante precisa ser contratado urgentemente, além de mais um zagueiro, lógico, outro grave problema do Glorioso.
A impressão que se tem ao ver o time do Botafogo jogando é de uma equipe desarrumado, que vai se adequando ao jogo, se adequando ao adversário, um esquema que infelizmente parece não funcionar mais. A quantidade de passes errados do Botafogo é absurda. Contra o Grêmio foi inacreditável e hoje contra o Vasco foi novamente uma tristeza. Muitos passes erados e um ataque inoperante.
A cada falha, a cada gol perdido, a cada chance que não é sequer construída, eu começo a pensar na saída de Loco Abreu. Está cada vez mais forte o sentimento de que o uruguaio não precisava ter sido sacado do time e que mesmo com a venda de Herrera, que parece ter sido inevitável, o Loco teria lugar em um esquema menos suicida.
A janela para transferências internacionais já fechou, então não existem mais chances de um atacante chegar do exterior. Portanto, um zagueiro e um novo atacante só podem chegar do Brasil mesmo. Da Série A, jogadores de renome e com um currículo decente já estão jogando e já completaram o número de partidas por seus clubes. O jeito então é buscar na Série B, ou garimpar na Série A os atacantes decentes que ainda não completaram sete partidas por suas equipes. O que o Botafogo vai fazer eu não sei, mas tem que fazer rápido, pois a partida contra o Vasco ligou o sinal de alerta em General Severiano. Com ou sem Seedorf, tá na hora de parar de fazer festa e começar a, efetivamente, jogar futebol.

2 comentários:

  1. Seguinte: Enquanto dependermos de Elkeson e Rafael Marques, estamos fudidos. (Desculpem o termo, mas é apropriado para a situação). Não adianta só contratar Seedorf. 3 jogos sem faz um golzinho. E aí, Oswaldo???

    ResponderExcluir
  2. Cássio, o melhor texto seu que li até hoje! Claro e objetivo. Realmente o esquema do Oswaldo com apenas um atacante não funciona. Neto, não é o Rafael Marques ou o Élkeson o problema. A bola não está chegando. Tudo bem que talvez eles não se posicionem bem. Mas o Rafael Marques ainda é mais centroavante do que o Élkeson.

    Eu tiraria o Vitor Júnior, que está muito mal, recuaria o Élkeson e colocaria o Rafael Marques. Esse esquema deu certo com o Élkeson e o Maicosuel pelas pontas. Sobre a zaga, venho falando há tempos aqui que precisamos de um zagueiro.

    O Antônio Carlos voltou mal de contusão e falhou ontem. Levou o terceiro cartão e está fora da partida contra o Figueirense sábado, às 21 horas, no Engenhão.

    Outro que está fora é o Lucas Zen. Eu prefiro o Jádson.

    ResponderExcluir