sexta-feira, 6 de julho de 2012

Uma pausa na loucura em General Severiano

O parceiro Neto Cordeiro, acabou de postar uma bela mensagem de despedida para o uruguaio Loco Abreu. O texto que segue agora não é um contra ponto ao texto do amigo Neto, mas outra mensagem para os botafoguenses, que como eu - e o Neto - lamentam profundamente a perda do ídolo.
Quando em 2010 Loco Abreu foi contratado pelo Botafogo eu, sinceramente, torci o nariz. Preferia o André Lima que, teoricamente, fazia a mesma função do uruguaio e era bem mais barato, e ainda é botafoguense. Porém, queimei a língua rapidinho. Não demorou para que Loco Abreu mostrasse que além de um bom atacante tinha outra vocação: ídolo!
Para uma torcida carente de ídolos, que desde 1995 não tinha um nome para gritar nas arquibancadas, Loco Abreu caiu como uma luva. E o uruguaio, esperto demais, sacou isso logo de cara. Não demorou e caiu nas graças da torcida. Sua personalidade também fez a diferença e logo conseguiu conquistar todos os botafoguenses. Virou unanimidade. Faltava só mostrar toda essa inteligência em campo. E mostrou...
Depois de três anos amargando derrotas para o pessoal da Gávea, Loco Abreu tirou o grito de campeão da garganta dos alvinegros e humilhou os rubro-negros com uma cavadinha e frases de efeito que ecoam até hoje lápelo Ninho do Urubu. Era tudo o que precisávamos.
Mas nem tudo é perfeito. E com o tempo começamos a detectar erros e defeitos que, fingíamos não ver, mas eles estavam lá. E não demorou para que os treinadores também vissem a mesma coisa. Mas eles, diferente dos torcedores, não têm a obrigação de fazer de conta.
Loco Abreu não é mais um garoto, e ele sabe disso. Sua mobilidade já não é mais a mesma e não consegue mais variar as jogadas como fazia ainda no início de sua passagem pelo Bota. Seu estilo de jogo ficou manjado, as jogadas aéreas ficaram previsíveis e no fim, todos sabiam como marcá-lo. Ainda em 2010, no Brasileiro, o técnico Joel Santana tentou dar um jeito em Loco. Joel, eterno retranqueiro, acabou deixando Loco no banco, tentando tirar o uruguaio de campo, ou adequá-lo ao seu estilo de jogo. A queda de braço durou algumas rodadas. Com o título de 2010 ainda recente, seria impossível macular a imagem de Loco Abreu. Joel perdeu a parada e foi demitido. Mas infelizmente, Joel não estava tão errado.
Vieram então os jogos decisivos. Com Loco Abreu em campo a Copa do Brasil estava no papo. Seria fácil. Ainda mais contra o Santa Cruz! Mas não foi. O time foi eliminado na edição de 2010 pelo Santa Cruz. Loco perdia sua primeira decisão pelo Botafogo. No Brasileiro do mesmo ano, o time parecia que ia chegar bem longe, e mais uma vez faltaram os gols do uruguaio. Faltaram outras coisas também, claro! Mas o uruguaio teve oportunidade para mostrar que era mais que ídolo e não fez.
Em 2011, nem Estadual, nem Copa do Brasil e muito menos Brasileiro. Nas três competições o uruguaio não se destacou. Perdeu a decisão do Estadual, perdeu a Copa do Brasil - dessa vez para o Avaí, onde o uruguaio se envolveu em uma briga em campo - e no Brasileiro a mesma campanha de 2010 se repetiu em 2011. Sem esquecer de mencionar a campanha da Copa Sulamericana de 2011, onde o uruguaio também não deu as caras. Teve todo apoio do mundo do técnico Caio Júnior e parecia uma extensão do treinador em campo. Mesmo assim... nada...
Em 2012 promessa de um novo tempo com um novo treinador. Dessa vez a diretoria resolveu não intervir. E Oswaldo de Oliveira enxergou o óbvio, o que todo mundo já sabia, mas nunca teve coragem de dizer: Loco Abreu não era mais o mesmo. Não era mais o atacante decisivo que o time precisava e os números comprovavam isso.
Não estou defendendo Oswaldo, que acredito que não está indo pelo caminho certo, mas é bom ressaltar que foi Loco Abreu que preferiu ir embora. A escolha foi dele. Não quer ficar no banco ou ser utilizado como arma secreta. Quer ser ídolo, quer ser referência! Mas infelizmente, as pernas não respondem mais os comandos do cérebro. E para se manter como ídolo tem que fazer gols, e alegou que o esquema não o beneficiava, mas quando o esquema o beneficiou, os gols também não saíram. Terrível paradoxo... Loco Abreu é ídolo! Fato incontestável, foi mais eficiente fora das quatro linhas do que dentro para o Botafogo. Trouxe torcida, dinheiro, marketing, vendeu camisas e ajudou a levar o nome do clube para o exterior durante a Copa de 2010. Mas, títulos? Apenas o de 2010.
Não podemos esquecer que Loco Abreu teve todas as chances possíveis e imagináveis para brilhar no Botafogo. Assim como Túlio em 95, tinha um esquema montado só pra ele, e mesmo assim, não foi eficiente em pelo menos uns 15 jogos decisivos, onde os seus gols poderiam salvar a Pátria Alvinegra, e isso não aconteceu. Sejamos sinceros: Loco Abreu só nos deu o título de 2010, o que é muito pouco para um clube com a dimensão do Botafogo. humilhar os mulambos foi perfeito, mas o Botafogo é maior que isso. Agradeço pela alegria e 2010, mas em todas as outras competições, ele deixou a desejar.
Quem parte agora - prometendo voltar em 2013, para encerrar seu contrato que vai até 2014 - é o jogador Loco Abreu; o atacante que não consegue se adequar ao esquema do técnico e que prefere ir para um time que flerta todos os anos com a Série B. Esse não vai deixar saudades. Quem não deveria partir é o ídolo, a referência, o cara que tem uma frase foda pra dizer a cada final de partida, o atleta que deixava todos os jornalistas com cara de babaca, desse cara a torcida ficará órfã durante anos. Mas, infelizmente, não dá pra viver só de amor. Não dá pra ganhar títulos assim.
Lamento demais a perda do ídolo, da nossa referência, mas espero que em seu lugar, um atacante melhor seja contratado, ou que pelo menos sem ele em campo, o Botafogo jogue com onze.
Espero sinceramente que Loco Abreu volte, em um outro Botafogo, com outra mentalidade e uma equipe campeã da Libertadores da América em 2013 e postulante ao título mundial. Espero sinceramente que ele volte para fazer um gol de cavadinha em um timeco qualquer da Europa. Mas, hoje, infelizmente, Abreu não tem mesmo mais lugar no Botafogo, pelo menos não dentro das quatro linhas. Ainda acredito que essa despedida é só um "até logo" e que na volta, Loco Abreu, que diz amar tanto a Estrela Solitária, entenda que ninguém é maior que o Botafogo, nem mesmo ele.
Estamos esperando. Até 2014.

10 comentários:

  1. Cássio, vou logo dizendo, não estou sendo racional. Pode até ser que o Botafogo melhore sem o Loco, que ganhe mais títulos, mas nenhuma justificativa vai apagar a tristeza pela saída dele. Se ele não se adapta ao esquema, dane-se o esquema. É bom esse Oswaldo ganhar alguma coisa, pois se não vai ficar marcado como o técnico que fez Loco sair do Botafogo. Não acredito que ele volte, a não ser para ser técnico. A não ser também que tenha mudado os seus planos de encerrar a carreira no Nacional. Deve ser por isso que escolheu jogador num time alvinegro com outro ex-botafoguense, o Caio. Estou profundamente chateado com isso. Se não fosse a chegada de Seedorf, deixaria de ser botafoguense.

    ResponderExcluir
  2. Nunca deixarei de ser botafoguense. Mas estou triste, muito triste com a saída de Loco. Já conversei pelo twitter com Cássio sobre assunto. Entendo seu ponto de vista. Mas Loco será sempre Loco.
    Mas "vamo que vamo".
    É o jeito.

    ResponderExcluir
  3. Calma Wesley, calma. Lembre-se: Loco não é maior que o Botafogo, ninguém é nenhum jogador foi ou será. ìdolos vem e vão, mas o Botafogo permanece. Eles estão aqui e acolá vestindo uma ou outra camisa, mas nós, torcedores, continuamos ventindo a mesma camisa, com a mesma paixão. Loco não é eterno, o Botafogo é.

    ResponderExcluir
  4. É, Cássio, mas para minha filha Loco é uma instituição. Hoje quando eu disse que Loco tinha ido embora do Botafogo, ela falou: "Eu gosto de Loco Abreu. Eu não vou torcer mais pelo Botafogo. Eu vou torcer para Loco Abreu". Para você ver o tamanho dele. Loco pode não ser maior que o Botafogo, mas que ele é eterno, ah sim, ele é. Se na Argentina eles têm a Igreja Maradonista, eu vou fundar a Igreja Loquista. Só mesmo um Túlio Maravilha para me fazer esquecer o camisa 13. Vai ser por isso que Loco saiu. Quem vai fazer os gols agora? Esse Rafael Marques?

    ResponderExcluir
  5. Loco não nos deu tanto assim. Os números mostram isso. Também gosto muito ddele, mas o pragmatismo superou minha paixão. Ele nunca foi decisivo, além de 2010, e um Estadual é muito pouco para um clube como o Botafogo. Foram pelo menos seis competições onde ele mascou. Infelizmente, tecnicamente, ele é limitado, nossa paixão pelo ídolo não nos permite enxergar isso, mas é verdade. Mas ele volta, e em breve.

    ResponderExcluir
  6. Na boa Wesly e Neto. Estou vendo a recepção da torcida do Botafogo a Seedorf, ao vivo pelo Globoesporte.com. Impossível não comemorar e não se emcionar com a torcida e com a receptividade do holandês. Acho que emprestamos um ídolo ao Figueira e ganhamos outro. O cara pegou uma bandeira do Fogão, se enrolou com ela e ainda pegou uma da Fúria. Não tem como não sorrir vendo isso.

    ResponderExcluir
  7. Cássio, também vi a chegada do Seedorf em tempo real. Realmente amenizou um pouco a minha tristeza. Mas não chego a comemorar. Hoje estou com a camisa do Botafogo. Sei que é um dia importante para nós. A vinda do Lodeiro dará um sentido à minha torcida pelo Uruguai, desde que o goleiro Alves jogou no alvinegro na década de 80. Vou ter um motivo para torcer pela Celeste nas Olimpíadas. Sei que você não gosta do Uruguai por ser azul como o Goytacaz. Não consigo ser ingrato como você está sendo com o Loco. Ele fez muito por nós. Um título não foi pouco. Foi contra o Flamengo, depois de três vices, com um pênalti de cavadinha sobre o Bruno. E em 2010 deu outra cavadinha na Copa do Mundo. E em 2011 vestiu-se com a bandeira do Botafogo na final da Copa América. Como fez Seedorf hoje. Repito: Não podemos ser ingratos com Loco. Seedorf está chegando? Tudo bem. É um craque? É. Mas não venha agora chamar Loco de poste, que ele não lá essas coisas, isso é cuspir no prato que comeu. Para você ver o quanto o Loco é importante, até o Neto, que gosta da Holanda, lamentou a saída do uruguaio e falou em misto de tristeza e alegria pela chegada de Seedorf.

    ResponderExcluir
  8. Vi há pouco no Globo Esporte a chegada de Seedorf. PQP!!!!
    Entrei no site do Fogão e quase comprei a camisa 10. Mas 219,90!!!????
    Vou esperar um pouco mais.

    ResponderExcluir
  9. Ah...e achei bem bacana a homenagem que a galera homenageando Loco no aeroporto.

    ResponderExcluir
  10. Loco Abreu já está eternizado na história do Botafogo, não pelo que ele fez dentro das quatro linhas, mas pelo amor que demonstrou fora delas. E vai encerrar a carreira com a Estrela Solitária.

    ResponderExcluir