sexta-feira, 20 de julho de 2012

Com festa pronta para Seedorf, relembre estreias de grandes ídolos botafoguenses

Olhem que matéria bacana retirei do site da ESPN Brasil:

Por Igor Resende, da redação do ESPN.com.br

 
 
Anúncio oficial, desembarque, apresentação à torcida, coletiva de imprensa, primeiros treinos... Tudo isso já ficou para trás, e o momento agora é de estreia no Botafogo. Recebido de braços abertos em General Severiano e com status de maior craque do clube dos últimos anos, Clarence Seedorf entrará em campo neste domingo vestindo a tradicional camisa alvinegra pela primeira vez em uma partida oficial. O rival será o Grêmio, e a festa já está sendo preparada no estádio Engenhão, que tem tudo para ter casa lotada.

É claro, porém que outros grandes ídolos do Botafogo já passaram por esse sentimento diferente da estreia. Alguns ainda com o status de jovem promessa, outros com direito a título mundial com a seleção brasileira no currículo. O ESPN.com.br separou alguns dos maiores jogadores da história do clube da Estrela Solitária e mostra como foi a estreia de cada um deles.

Divulgação
Heleno de Freitas, o 1º ídolo alvinegro
Heleno de Freitas, o 1º ídolo alvinegro




HELENO DE FREITAS
Estreia: 21 de dezembro de 1939, derrota por 5 a 1 em um amistoso contra o San Lorenzo (ARG)

O maior ídolo botafoguense antes da ‘era Garrincha’ não balançou as redes em sua primeira partida e até acabou sendo substituído antes do final do jogo. Nada condizente com os 209 gols que faria em suas próximas 234 partidas com a camisa alvinegra. Mesmo sem nenhum título pelo clube, é até hoje o quarto maior artilheiro alvinegro.

NÍLTON SANTOS
Estreia: 21 de março de 1948, derrota por 2 a 1 em amistoso contra o América (MG)

Nílton Santos até começou com o pé esquerdo sua trajetória pelo Botafogo, mas foi justamente do lado esquerdo do campo que ele se consagrou. Um dos melhores laterais da história do futebol, vestiu só duas camisas na vida: a do Bota e a da seleção brasileira. Pelo clube alvinegro, foram 721 jogos (recorde do clube) e ‘apenas’ 11 gols, mas com 15 títulos conquistados.

Divulgação
Garrincha Botafogo
Garrincha é um dos maiores jogadores da história do futebol


GARRINCHA
Estreia: 19 de julho de 1953, vitória por 6 a 3 contra o Bonsucesso

Um dos maiores jogadores da história do futebol mundial não poderia ter uma estreia que não fosse luxuosa. Logo em seu primeiro jogo, fez três gols, deu uma assistência e ainda infernizou a defesa rival. Foi apenas dos 613 jogos que fez pelo Botafogo, com direito a 245 gols – é o terceiro maior artilheiro do clube. Não oficialmente, porém, Garrincha já havia estreado com a camisa alvinegra na vitória por 5 a 1 em um amistoso contra Cantagalo. Neste jogo, disputado 21 dias antes, não marcou nenhum gol.

QUARENTINHA
Estreia: 26 de junho de 1954, vitória por 5 a 1 em jogo do Torneio Rio-São Paulo contra o São Paulo

Maior artilheiro da história do Botafogo, Quarentinha até que foi discreto em sua estreia: balançou a rede apenas uma vez na goleada sobre o São Paulo. Parte de um dos maiores times da história do futebol, o atacante ainda marcaria outros 307 gols com a camisa alvinegra.

DIDI
Estreia: 11 de março de 1956, vitória por 2 a 1 em amistoso contra o Americano

Vindo do Fluminense, o Príncipe Etíope estreou no Botafogo já sendo decisivo: marcou o primeiro gol da virada contra o Americano. Famoso pela ‘Folha Seca’, foi um dos primeiros jogadores a ser negociado com o futebol europeu, onde defendeu o Real Madrid logo após o título da Copa de 58. Porém, se desentendeu com Di Stéfano e não ficou muito tempo na Espanha. Voltou para ser tricampeão carioca com a camisa alvinegra.

ZAGALLO
Estreia: 13 de julho de 1958, vitória por 2 a 1 em jogo do Campeonato Carioca contra o Fluminense

Depois de defender América e Flamengo, Zagallo chegou ao Botafogo credenciado pelo título da Copa do Mundo de 1958 que acabara de levantar na Suécia. Logo no primeiro jogo, não decepcionou: vitória no clássico contra o Fluminense, com direito a troféu da chamada Taça Vicente Feola.

MANGA
Estreia: 18 de julho de 1959, vitória por 2 a 0 em jogo pelo Campeonato Carioca contra a Portuguesa (RJ)

Maior goleiro da história do Botafogo e um dos maiores jogadores na posição em toda a história do futebol brasileiro, Manga já estreou com a camisa alvinegra sem ser vazado. Em seus dez anos com a Estrela Solitária no peito, foram 442 jogos e 394 gols sofridos. Todos estes números renderem 19 títulos ao goleiro.
Divulgação
Botafogo 1962
De pé: Joel Martins, Manga, Nílton Santos, Zé Maria, Ayrton Povil e Rildo; Agachados: Garrincha, Arlindo, Quarentinha, Amarildo e Zagallo
 
JAIRZINHO
Estreia: 15 de agosto de 1962, vitória por 3 a 1 em amistoso contra o Independiente Santa Fé (COL)

A estreia foi como suplente. Jairzinho entrou no lugar de outro ídolo botafoguense, Quarentinha, e não conseguiu balançar as redes. Depois do primeiro jogo, porém, desencantou. O Furacão da Copa de 70 tem 186 gols com a camisa alvinegra e é o quinto maior artilheiro da história do clube. É outro que fez parte da conquista da Taça Brasil de 68.

GÉRSON
Estreia: 17 de outubro de 1963, derrota por 1 a 0 em jogo da Taça Brasil contra o Bahia

Chegou ao Botafogo depois de vestir a camisa do Flamengo e não estreou bem: derrota para o Bahia. Depois disso, porém, só escreveu belas linhas em sua história pelo clube. Entre os títulos que ganhou, o Canhotinha de Ouro ergueu o troféu da Taça Brasil de 1968, o Campeonato Brasileiro da época.

PAULO CEZAR CAJU
Estreia: 19 de janeiro de 1967, vitória por 2 a 0 em amistoso com o Universitário (PER)

Um dos jogadores mais polêmicos da época, Caju estreou sem gols pelo Botafogo. Depois, balançaria as redes 83 vezes nos 263 jogos que fez com a camisa alvinegra. Boêmio, brigão e muitas vezes perseguido, principalmente por ser negro, foi um dos ‘bad boys’ mais adorados pela torcida alvinegra. Muita gente pense que a estreia de PC Caju foi na final da Taça Guanabara de 1967, uma vitória por 3 a 2 sobre o América com direito a três gols do próprio Caju. O ponta-esquerda, porém, já havia entrado em campo com a camisa alvinegra.

TÚLIO MARAVILHA
Estreia: 30 de janeiro de 1994, vitória por 6 a 0 em jogo do Campeonato Carioca contra o América

Oitavo maior artilheiro da história do Botafogo e um dos grandes responsáveis pelo último grande título da história do clube (o Brasileiro de 1995), Túlio já estreou com a camisa alvinegra mostrando a que veio. Marcou três vezes na goleada sobre o América. Depois, ainda balançaria as redes mais 156 vezes com a camisa alvinegra.

Divulgação
Túlio Maravilha foi o último grande ídolo recente do Botafogo e levantou o Brasileirão de 1995
Túlio Maravilha foi o último grande ídolo recente do Botafogo e levantou o Brasileirão de 1995

8 comentários:

  1. Descobri há pouco tempo lendo o livro do Perinho, que o Didi, que é campista, tinha estreado contra o Americano. Interessante o fato do Zagallo ter estreado exatamente num dia 13. Só que foi em julho. Se tivesse sido em junho, seria dia de Santo Antônio, razão pela qual ele gosta tanto do número 13. Esses dias que soube que Pelé estreou pela Seleção Brasileira, marcando um gol na derrota de 2 a 1 para a Argentina, jogo esse em que usou a camisa...13! Por falar em 13, faltou a estreia de Loco Abreu. Mas é bom nem lembrar. Foi naquela goleada de 6 a 0 contra o Vasco. E a estreia do Túlio Maravilha lembro de ter ouvido no rádio. Como sempre, os repórteres da ESPN fazendo boas matérias, Netão!

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro dessa estreia do Túlio. Nesse Cariocão, o Maravilha acabou como artilheiro, ao lado do Charles (Flamengo), com 14 gols.

    ResponderExcluir
  3. Foi mesmo, Iatha! O Charles Baiano né? No mesmo ano, 94, o Túlio voltaria a ser co-artilheiro, desta vez do Brasileiro, ao lado de Amoroso, do Guarani.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, Wesley! Ambos terminariam a competição com 19 tentos anotados e no ano de 95, o ano do Botafogo, Túlio foi artilheiro isolado do carioca com 27 gols e do Brasileirão, com 23 e o troféu de campeão.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, Iatha! Depois foi para o Corinthians, ficou no banco e, assim mesmo, foi artilheiro do Paulista.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, não gosto muito de estreias: muito estresse para ambos, o torcedor e o jogador.

    Mas, estava esperando que ele não jogasse neste domingo, pois queria ir vê-lo...

    ResponderExcluir
  7. Gildo, vão ter outros jogos prá gente ver. Não precisa ter pressa. Claro que dizer: fui à estreia do Seedorf. Mas sinceramente prefiro ver o gol mil do Túlio!

    ResponderExcluir
  8. Ah, Gildo! Temos de marcar de ver um jogo no Bar do Assis (Terapias/Engeinho)! O blog comemora três anos no dia 30 de agosto!

    ResponderExcluir