domingo, 30 de setembro de 2012
Estratégia
Há coisas que só acontecem com o Botafogo. O técnico Oswaldo de Oliveira liberou Caio para o Figueirense. E indicou Rafael Marques para o ataque do time. A diretoria, prontamente, atendeu. Emprestou o garoto cria da casa e contratou, cegamente, o pupilo do treinador vindo do Japão. Resultado: até agora Caio, um atacante que não joga centralizado, fez nove gols pelo Figueirense, em penúltimo lugar na classificação e com sérios riscos de rebaixamento. Nenhum jogador do Botafogo conseguiu marcar essa quantidade de gols ainda. Para "incrementar a história", o tal Rafael Marques, centroavante típico, não balançou a rede uma única vez.
Postado por Álvaro Marcos.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Olhem o que tá rolando no face!
Lembrando que o Jéfferson também foi convocado e vai desfalcar o Fogão dia 11/10 contra o Santos, que também não terá Neymar; dia 14/10, contra o Grêmio, que também não terá Fernando; e dia 17/10, contra o Vasco, que também não terá Dedé!
Menos mal que os adversários também vão estar desfalcados. Pelo menos um mínimo de justiça. Mas por que eles não marcam esses amistosos para o meio de semana, quando não têm jogos pelo Brasileirão? Como foi no Super Clássico contra a Argentina.
Agora em relação à brincadeira daí de cima, tem um fundo de verdade. Pior que o Negão resolve mesmo. Estava conversando com o amigo Gustavo da UENF, agora há pouco; e ele falou que para ele está sendo uma surpresa o Seedorf está jogando essa bola toda em tão pouco tempo no Brasil.
Comentei com ele que Seedorf fez mais gols (7) nesses dois meses de Botafogo do que na temporada passada toda pelo Milan. Quanto ao desfalque de Lodeiro, diferente do que pensa o Gustavo, considero que o uruguaio faz falta sim. Mesmo não sendo titular.
Soube por alto que o Fellype Gabriel não poderá jogar e o técnico Oswaldo de Oliveira vai ter de recorrer novamente ao Vitor Júnior. Que merda. Tomara que eu queime a língua, mas ter de aturar esse garoto de novo. Uma pena também o Renato não ter se recuperado totalmente da contusão. Nesse caso, poderia ser ele a entrar no time.
No Bahia, o marginal do Souza está machucado e é dúvida. Fahel, que depois que foi para o Bahia ficou marrento, deve jogar, assim como Danny Morarais, também ex-Botafogo. Lembrando que no ano passado no Pituaçú empatamos em 1 a 1 com Fahel marcando contra nós.
Mas estou com um leve pressentimento de que vamos ganhar esse jogo de domingo. Se a Globo não for passar o Fla-Flu, que é no mesmo horário, 16 horas, devem transmitir o jogo do Botafogo. Aí vou assistir em casa com minha filha que agora sim firmou com o Glorioso.
Mas isso é um assunto para outra crônica!
Postado por Wesley Machado.
Reportagem da ESPN mostra taxista que tem carro todo enfeitado do Botafogo e família toda botafoguense
Essa é em homenagem ao ESPNmaníaco, fã do esporte, meu amigo Netão! Neste sábado tem Loucos por Futebol heim!
O taxista botafoguense Valdeir, nome do nosso antigo The Flash, tem o carro com que trabalha todo enfeitado com adesivos que remetem ao Glorioso.
Ele chega a perder clientes, que se recusam a entrar no veículo alvi-negro, como aconteceu com uma flamenguista.
Valdeir diz que quando o Botafogo perde tem vontade de tirar tudo do táxi, mas aí o Botafogo ganha de novo e ele se anima. Típico botafoguense.
A ESPN foi com ele ao Engenhão no jogo contra o Corinthians em que fomos roubados mais uma vez e ouviu alguma coisa do tipo:
"É sempre a mesma coisa. A gente começa a chegar no G4 e eles fazem isso!"
Valdeir tem tatuagem do Botafogo, assim como a filha. Aliás, a família toda é botafoguense!
Confira no vídeo:
http://migre.me/aUf8K
Postado por Wesley Machado.
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Seedorf: "Trocaria os dois gols pelos dois pontos"
Esta semana, Seedorf também falou como combinou a jogada do 1º gol contra o Corinthians com o volante Gabriel, que está com tanta moral que pode deixar Renato, que volta de contusão, no banco para a partida fora de casa contra o Bahia domingo, às 16 horas.
No 1º gol do Corinthians ele espalmou uma bola para a frente, num lance que deveria jogar a bola para trás por cima do gol. Quem sou eu para dizer o que ele tem de fazer. Mas é uma falha que ele, que é tão regular, não costuma cometer.
Postado por Wesley Machado.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Valdo, Americano e pormenores
Vi uma reportagem no Globo Esporte desta quarta-feira que me deixou muito satisfeito. A reportagem foi com o ex-jogador Valdo, atual técnico do Serra Macaense, que está disputando a Copa Rio. Por coincidência, o time do Valdo, o Serra Macaense, e consequentemente o próprio Valdo, estiveram aqui em Campos hoje para jogar com o Americano.
A reportagem sobre Valdo da qual falei pode ser vista neste link aqui.
Escrito por Wesley Machado.
domingo, 23 de setembro de 2012
Para não dizer que não falei de flores...
A bela camisa dourada:
Foto: Alexandre Loureiro/ Lancenet
e a entrada do cachorro em campo:
Postado por Wesley Machado.
Absurdos e um reconhecimento
Postado por Wesley Machado.
Sandro Meira Ricci FDP
O canal Home Box Office (HBO) está com uma série sobre um árbitro de futebol, que bem que poderia ser estrelada pelo canalha do Sandro Meira Ricci. À mãe dele todos os xingamentos devidos! Postado por Wesley Machado.
Apito amicíssimo
Revoltante
Escrito por Wesley Machado.
Jorge Nunes chama Fellype Gabriel de "pereba", em mesa redonda da Rádio Tupi
Postado por Wesley Machado.
Botafogo campeão de futebol de areia
Postado por Wesley Machado.
sábado, 22 de setembro de 2012
Com a volta Seedorf e no ritmo do reggae, Botafogo espera embalar
Tinha dito ontem (sexta-feira) que não sabia se o Seedorf iria para o jogo. Mas estava mal informado. Pois os jornais deste sábado já traziam a informação de que o surinamesco naturalizado holandês estava confirmado no time que vai enfrentar o Corinthians neste domingo (23), às 16 horas, no Engenhão. Antônio Carlos que não vai realmente para o jogo. E Renato, que treinou normalmente, está á disposição. Ainda sobre o Seedorf, os jornais trouxeram hoje também a informação de que o craque do Botafogo estava extrovertido no último treino em Saquarema e chegou a cantar uma música de Bob Marley. Num post após a vitória sobre o Cruzeiro, comentei aqui que o Fogão estava embalado no ritmo do reggae. Então vamos nessa. Apesar de eu já ter parado de fumar maconha há muito tempo, ainda curto o som da Jamaica, mesmo que agora com um certo pós-conceito causado pela hipocrisia da sociedade, que me faz moralmente me afastar de tudo que lembre a cannabis sativa. Esperamos nos sentir bem amanhã, sóbrios ou não, depois das 18. Ficamos com os versos traduzidos de "Positive Vibration":
"Você não pode viver de uma forma negativa (...) Então vamos dar espaço para o dia positivo!"
Postado por Wesley Machado.
Deu no Globo: Há 50 anos, o Botafogo era tri no basquete em cima do Flamengo
Porque - parafraseando o Galvão - ganhar é bom, ganhar do Flamengo é melhor ainda. Em qualquer esporte. Reparem no placar. Mais do que o dobro de diferença. E amanhã tem final do futebol de areia. Botafogo e Flamengo, às 11h50, com transmissão do Sportv.
Postado por Wesley Machado.
Da série "Por onde anda": Diego Clementino
Postado por Wesley Machado.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Favas contadas, Inês é morta ou uma caixinha de surpresas?
Postado por Wesley Machado.
Porque hoje é SEXta-feira! E este blog não é só sobre futebol. Também falamos de novela. E mulheres, claro!
Post nº 1000 do Blog: O que o botafoguense Aroeira quis dizer com esta charge?
Veríssimo cita o Botafogo em crônica
Bienal
Mas voltando ao Veríssimo e ao futebol, tive o privilégio de ter a presença -mesmo que rápida tipo visita de médico - do melhor cronista da contemporaneidade, que assim como os botafoguenses Arthur Dapieve e Arnaldo Bloch, de O Globo, nos deu o imenso prazer de evocar o glorioso nome de nosso time. Enfim, como diria minha mãe, o contato imediato de 1º grau e verdadeiríssimo com o expoente maior de nossa literatura jornalística, se deu na 6ª Bienal do Livro de Campos, em 2010, na qual participei como mediador de uma mesa sobre a Copa de 2014.
Meu livro
Veríssimo deu uma passadinha ligeira no recinto onde eu estava, acompanhado do jornalista, também de O Globo, Maurício Fonseca, também botafoguense, que cobre a Seleção Brasileira, que por sinal, apesar das críticas - o choro dos flamenguistas que não tiveram nenhum jogador convocado é livre, ganhou e bem da Argentina, com dois jogadores do Botafogo na equipe titular. Agora sim prá terminar sem querer me prolongar mas prolongando, devo anunciar aqui - e termino - que na Bienal deste ano no Cepop vou lançar meu 1º livro próprio sobre o centenário do Campos Athletic Association. Por ora é só! Fui! Briguuuuú!
Escrito por Wesley Machado.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Oswaldo de Oliveira está no 5° lugar entre os técnicos há mais tempo no cargo no Brasileirão
E o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, que assumiu a equipe após o Campeonato Brasileiro do ano passado, está no quinto lugar nesta pesquisa. Entre os técnicos mais prestigiados do país estão os líderes do campeonato, Abel (3°), com o Fluminense; e Cuca (4°), com o Atlético-MG, sinal de que um bom trabalho requer tempo no clube.
Completam a lista, Muricy (2°) e Tite (1°), respectivamente de Santos e Corinthians, os últimos campeões da Libertadores. Prova que título - ainda mais desse porte - segura técnico no cargo, afinal o Santos não vai bem das pernas no campeonato e o Corinthians está muito irregular. Esse fato de ter ganho um título não foi levado em conta no Palmeiras, que demitiu Felipão, que até então era o técnico há mais tempo no cargo entre os times que disputam a Série A.
Postado por Wesley Machado.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Jéfferson e Lucas titulares da Seleção contra a Argentina
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Time desfalcado
![]() |
Meia holandês é o responsável por organizar o meio-campo alvinegro. Foto: Alexandre Loureiro/Lance |
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Entrevista com Oswaldo de Oliveira
Muito boa e esclarecedora a matéria com o técnico Oswaldo de Oliveira feita pelo GloboEsporte.com. Vale a conferida.
Loco Abreu punido por beijar um escudo. Eles querem mesmo acabar com o futebol- Por Mauro César Pereira
Reflexão do comentarista da ESPN Brasil, Mauro César Pereira em seu blog. E Loco só beijou o escudo depois de ser provocado pela torcida do time da gávea.
Loco Abreu defende o Figueirense. Mas passou, com brilho, pelo Botafogo. Tem carinho pela estrela solitária e a carrega pregada na camiseta que usa sob o uniforme de jogo. Nela, também está o emblema do Nacional de Montevidéu, seu velho clube de coração.
Uruguaio, às vezes polêmico, mas inteligente e de muita personalidade, o atacante se viu envolvido numa provocação com torcedores do Flamengo quando sua atual equipe recebeu os rubro-negros em Florianópolis. A galera o ofendeu e o clube carioca foi ao tribunal.
Não houve punição para os flamenguistas, ainda bem, era só o que faltava. Nenhuma anormalidade, como invasão de campo e objetos voadores atingindo o jogador ocorreu. Apenas uma provocação natural em um estádio de futebol. Mas o episódio não terminava ali, inacreditavelmente.
Os advogados do Flamengo, imagino que até mesmo tentando isentar o clube de qualquer tipo de culpa, alegaram que seus torcedores foram provocados pelo atacante. Era para deixar por aí e seguir a vida, mas o tribunal enquadrou Abreu e o puniu com jogo de gancho.
Suspenso, o atacante da seleção uruguaia não poderá ajudar seus companheiros contra o Cruzeiro. E o Figueirense, que nele investiu, irá desfalcado para mais uma batalha em sua luta contra a volta à segunda divisão. Se você ainda está incrédulo, clique aqui e leia a notícia.
Compreendo até o torcedor do Figueira que eventualmente não tenha gostado de ver o seu jogador reverenciando um clube onde não atua mais. Um rival da Série A nacional. Uma equipe que pode derrotar o time catarinense e ajudar a rebaixá-lo. Mas o tribunal não tinha que se meter nisso.
Jogador de futebol punido por beijar um escudo. Por demonstrar sua paixão, seu carinho por um clube onde é e sempre será ídolo. Sim, senhoras e senhores, eles querem acabar com o futebol.

Cancelado 1º jogo do Projeto do Gol 1000 de Túlio
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Com Loco no banco, Uruguai empata com bom time do Equador em casa
Acabou há poucos minutos o jogo Uruguai 1 x 1 Equador válido pela 8ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Brasil em 2014. Numa partida bastante movimentada, o Equador marcou de pênalti no primeiro tempo com Caicedo. O Uruguai empatou com Cavani aproveitando falha da zaga adversária.
O jogo no segundo tempo foi bem aberto. O Equador teve um pênalti não marcado a seu favor. E a Celeste partiu com tudo para cima com a já tradicional garra uruguaia. Mas não adiantou. Final de jogo empatado. O Uruguai cai para o 5º lugar e na próxima rodada, dia 12/10, enfrenta a Argentina, fora de casa.
Loco ficou no banco e não entrou. E Lodeiro, pelo jeito, não foi nem relacionado. Melhor que ele volta descansado e quem sabe pode até jogar quinta-feira pelo Botafogo na partida contra o Inter, às 21 horas, no Engenhão. Resta saber se agora ele terá vaga no time.
Postado por Wesley Machado.
1º jogo de Túlio na volta ao Botafogo em busca do milésimo gol será neste sábado às 10h

O torcedor, esse ser irracional

A torcida do Botafogo é considerada uma das mais cornetas do Brasil. Corneta quer dizer daquela torcida que pega no pé do time insistentemente. Vivemos reclamando da nossa zaga, do nosso ataque, do nosso técnico. Até bem pouco tempo, eu mesmo cobrei a demissão de Oswaldo de Oliveira aqui no blog.
Mas foi só o time conseguir três vitórias consecutivas, algo improvável desde que eu me conheço como botafoguense, para as críticas diminuírem e começarem a aparecer os elogios. De todas as partes. Afinal o Botafogo tem o ataque mais positivo do campeonato, com 38 gols, ao lado dos líderes Fluminense e Atletico-MG.
Justamente o ataque que vinha sendo tão contestado aparece agora como o “Há males que vêem para o bem” do Botafogo. Lamentamos muitos as saída de Loco e Herrera, principalmente; e as de Jóbson, Caio e Alex. Mas o menino Élkeson, já tem oito gols no Brasileirão, o mesmo número de gols do Andrezinho.
E são gols de todos os tipos. De letra, de cabeça, driblando e chutando no canto, de fora da área. Estava vendo o jogo da Seleção Brasileira ontem e reparei que o time de Mano também joga sem atacante fixo, o chamado centroavante. Com Hulk se movimentando pelos lados e três meias vindo de trás, Neymar, Oscar e Lucas.
Esse é o futebol moderno, que está sendo adotado no Botafogo. Por falar em Seleção, a própria convocação do lateral Lucas, do Botafogo, é um exemplo de que estamos reclamando de barriga cheia. Li muita gente criticando o garoto dizendo que não era jogador para um time grande como o Botafogo.
Agora ele tem o reconhecimento do técnico da Seleção Brasileira. Temos de parar com essa história de que o paraíso são os outros. Temos mais é que apoiar o nosso time. Pois enquanto ignoramos nossa esposa, mulher, namorada ou ficante, tem gente de olho nas maravilhas que elas podem fazer e estão fazendo.
Escrito por Wesley Machado.
Lateral direito Lucas, do Botafogo, é uma das gratas surpresas da lista de Mano

O Lucas do Botafogo que foi convocado é o mesmo que foi expulso no primeiro jogo da final do Carioca este ano contra o Fluminense. Depois ele voltaria a ser expulso no jogo de volta contra o Vitória pela Copa do Brasil.
Para quem achou que ele ficaria marcado por essas expulsões, ledo engano. Lucas começou o Brasileirão voando e marcou de cara logo dois gols contra o Coritiba.
Quietinho, sem fazer muito alarde, foi ganhando espaço no time e se firmou como uma das principais armas ofensivas do Botafogo.
Lembrando que até a saída de Alessandro, ele não tinha vaga cativa na equipe titular.
Vi um jogo in loco do Lucas em Macaé e gostei muito do seu estilo.
Lateral rápido, incisivo, sabe cruzar.
Parabéns Lucas! Você merece!
Ele que já teve até proposta para sair - mas o Botafogo não quis liberá-lo - vai se valorizar com essa convocação.
Agora o clube tem de ficar atento para não perder esse belo jogador, que veio do Figueirense.
Para terminar, devo informar que o goleiro Jéfferson, claro, também foi convocado.
Quando o blog fez campanha por Andrezinho foi porque sabia que alguma novidade a lista teria.
Não é a toa que o Cortês e o Élkeson foram convocados no ano passado.
Para esses mesmos jogos contra a Argentina.
O primeiro será no dia 19 no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.
A não ser que alguém se contunda.
Postado por Wesley Machado.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Seleção para Andrezinho!

Na semana passada, após a vitória contra o Coritiba em que o time jogou mal mas venceu, um vascaíno veio me dizer que viu o jogo e que o time do Botafogo era muito ruim. Eu fiquei quieto. Há algumas semanas atrás, um flamenguista veio me dizer que o Flamengo mudou com a chegada de Dorival Júnior e que era um novo Flamengo com o novo técnico.
Pois bem, após algumas rodadas, o Botafogo chega ao quinto lugar na tabela, com três vitórias consecutivas e o Flamengo com três derrotas consecutivas cai ladeira abaixo. O Vasco toma de quatro do Bahia em casa e estaciona nos 39 pontos. Com isso, o Botafogo pode voltar ao G4 já na próxima rodada se vencer em casa o Inter, que sempre faz jogo duro com o Fogão.
Sobre o jogo de ontem, devo destacar a grande atuação de Andrezinho, prá mim o melhor em campo. Deu passes para os dois gols de Élkeson, um deles lindo de letra o outro também muito bonito; e ainda deixou o seu, após passe de Seedorf. O Botafogo passou um sufoco após o gol do Náutico, de pênalti cometido por Gabriel, que ficou muito nervoso após o pênalti.
Detalhe que antes do lance do pênalti contra nós, tivemos um pênalti a nosso favor que não foi marcado. O narrador e o comentarista almofadinha do PFC tentaram de todas as maneiras justificar a não marcação. Mas Andrezinho, que tá jogando mundo, prá mim deveria ser convocado para a Seleção hoje, deu números finais à partida e fechou o caixão do Náutico.
Postado por Wesley Machado.