quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Precisamos de uma crise (ou Quando é bom perder)



A derrota por 1 a zero diante do River Plate do Sergipe, gol de Bebeto Oliveira (ex-Corinthians) aos 42 minutos do segundo tempo, foi um castigo merecido para o time horrível escalado pela "Lenda" Joel Santana nesta quarta-feira (23) no Estádio Batistão em Aracaju.

O treineiro bom de preleção colocou "novamente" a equipe em campo com três cabeças de área, sendo dois cabeças de bagre, Somália, o auto-sequestrador e o Rodrigo Mancha, que mal sabe tocar uma bola. O outro jogador de meio, Bruno Thiago pelo menos tenta alguma coisa diferente. Mas Joel insiste em prender o garoto. O único meia, Renato Cajá, também jogava recuado voltando para marcar e , raramente, para buscar jogo.

(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Loco ficou isolado na frente

Coitado do Loco, que tentava sozinho resolver a parada. Primeiro numa jogada de linha de fundo de Herrera, a única do argentino que deu certo no jogo todo, em que o uruguaio chegou atrasado. Louco ainda tentou no primeiro tempo marcar o seu gol ao matar duas bolas no peito mostrando categoria. Numa dessas jogadas, chegou a chutar para defesa do goleiro Max, a única que ele fez em todo o jogo. Noutra jogada, Loco tentou driblar um adversário e foi cortado na hora do chute. O primeiro tempo do Botafogo se resumiu aos primeiros 15 minutos. Depois a equipe recuou e Loco ficou isolado na frente.

(Foto: Ag. Estado)

O nego ruim Somália foi o retrato do Botafogo

Joel voltou para o segundo tempo com Éverton no lugar de Márcio Azevedo, a mesma substituição do jogo contra o Flamengo. Aliás a única mudança na equipe que começou o jogo domingo foi a volta de Bruno Thiago no lugar de Arévalo contudido. Pois bem, Márcio Azevedo não estava mal, pelo contrário até tentava algumas jogadas com muita personalidade, mas Joel preferiu improvisar Somália na esquerda. Só que o queridinho de Joel não acertava um cruzamento (Como um sujeito desse joga no Botafogo).

Emfim, o jogo foi se desenrolando para o fim. Jéferson pegou uma bola chutada por Bibi. Isso mesmo, Bibi! Só faltava essa. Tomar gol de Bibi. Mas o castigo veio a cavalo. Bebeto Oliveira aproveitando cruzamento da esquerda (nas costas do inútil Alessandro como sempre) chutou para marcar o gol da vitória do time da cidade de Carmópolis.

Tinha até esquecido de comentar a entrada de Caio, esforçado mas a mesma coisinha de sempre. Uns driblezinhos para cá outros driblezinhos prá lá e nada de objetivo. Mas não podemos culpá-lo pois teve pouco tempo para mostrar alguma coisa. Cajá, pressentindo que ia sair, fez uma única jogada dando um passe para Loco que não resultou em lance de perigo. Herrera depois de o Botafogo tomar o gol resolveu buscar o jogo, mas ficou na vontade.

A invencibilidade tão propalada por Joel não durou dois meses. Todo aquele "Clima bom" citado na postagem abaixo só fez decepcionar a torcida botafoguense do Nordeste, grande maioria no estádio. Chegamos a tomar olé do River momentos antes do gol. Penso que esta é uma boa hora para se instalar uma meia-crise em General Severiano, já que o ambiente no clube está muito ameno pro meu gosto.

P.S.: Meu pai, Fernando, botafoguense dos 13 costados reparou numa coisa para a qual eu já tinha atentado. O Botafogo está mal fisicamente. Os jogadores estão travados. A diretoria tem de verificar isso. Se for o caso mudar o preparador, atualmente Dudu Fontes, que comandou a equipe do banco hoje - Joel estava suspenso pela expulsão contra o Grêmio na última rodada do Brasileirão do ano passado.

Um comentário: