segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Pai do técnico do Flamengo estava no “Jogo do Senta”!

Tá explicado porquê o atual técnico do Flamengo, Jayme de Almeida Filho, estava com tanta raiva do Botafogo no 1º jogo das quartas-de-final da Copa do Brasil em que chegou a gritar com uma gandula. O pai dele, Jaime de Almeida, estava no “Jogo do Senta” pelo Campeonato Carioca de 1944 em que os jogadores do Flamengo sentaram em campo após o Botafogo aplicar uma sonora goleada de 5 a  2 no time da beira da lagoa. Na oportunidade, a torcida do Botafogo gritou: “Senta para não apanhar de mais”! E eles ainda querem falar de "chororô"!

Conheça melhor a história do "Jogo do Senta"!

No 1º turno do Campeonato Carioca de 1944, o Botafogo havia sido goleado pelo Flamengo por 4 a 1 nas Laranjeiras. No dia 10 de setembro, as duas equipes voltariam a se enfrentar, desta vez em General Severiano; e o Botafogo teria a oportunidade de se vingar do revés. Do lado do Botafogo, o craque Heleno de Freitas. Do lado do Flamengo, o craque Zizinho.

Aos  20 minutos, Heleno cobrou falta e abriu o placar para o Botafogo, O Flamengo chegaria ao empate aos 30 minutos. No finzinho do 1º tempo, o Botafogo voltaria à frente no placar com Valsecchi, aproveitando bela jogada de Heleno, que estava numa tarde inspirada.

Na etapa final, Walter ampliou para o Glorioso. Mais dois minutos e Heleno, novamente, fez o 4º gol do time da Estrela Solitária, devolvendo o placar o 1º turno. O Flamengo diminuiria aos 30 minutos em lance em que o goleiro do Alvinegro, Ari, foi tocado pelos rivais em cobrança de escanteio, mas o árbitro Mossoró validaria o gol olímpico.

Mas no minuto seguinte, Geninho chutou forte de fora da área, a bola bateu no travessão e no chão. O árbitro deu o gol. Os jogadores do Flamengo alegaram que a bola não entrou e para protestar sentaram-se no chão por determinação de um dirigente e se recusaram a continuar a partida, que estava há 14 minutos do fim. Mossoró a deu por encerrada com o placar de 5 a  2 para o Botafogo e a torcida alvinegra gritou para provocar os rivais: "Senta para não apanhar de mais".

O detalhe é que um dos gols do Flamengo naquela partida histórica foi marcado justamente pelo defensor Jaime de Almeida, que vem a ser pai do atual técnico do Flamengo, Jayme de Almeida Filho.

Wesley Machado

2 comentários:

  1. Maravilha de informação, Wesley. Temos que divulgar ao extremo esse JOGO DO SENTA que ano que vem vai fazer 70 anos. Sabemos que se depender da Grande Mídia isso não vai acontecer. O Jogo do Senta manda pra cucuia a ladainha do chororô. Estamos juntos.

    ResponderExcluir