sábado, 28 de setembro de 2013

Setembro, sempre em setembro

O que eu vou escrever agora eu deveria ter registrado no início da competição e de quando começaram a fazer festa com o Botafogo. Mas é uma constatação e a mais pura realidade. Por mais botafoguense que eu seja, não posso delirar ou dar asas a minha imaginação. O time do Botafogo tem seus méritos, mas é um time limitado e salvo um milagre ou tropeços consecutivos do Cruzeiro, ele não vai ser campeão em 2013. Pode garantir uma vaga na Libertadores, eu disse pode, porque isso também não está garantido.
Desde 2007, o Botafogo vem fazendo boas apresentações no Brasileiro e sempre enche seus torcedores de esperança, mas desde aquele ano - exceto no ano de 2009 -, a campanha do Botafogo começa a degringolar em setembro, depois da primeira quinzena de setembro, mais precisamente no final da segunda quinzena de setembro. Exatamente como está acontecendo agora.
Diferente dos anos anteriores, o campeonato está nivelado por baixo, poucas equipes se salvam e o Botafogo, que também tem um time limitado, ganha com isso. Pesa nesse instante a má fase de Seedorf, as seguidas convocações de Lodeiro e Jefferson e as contusões que todos os jogadores estão sofrendo, diferente do primeiro turno, nas primeiras rodadas, qualquer substituição era bem-vinda, mas hoje nada parece surtir efeito.
Não vejo outra opção, a não ser focar na Copa do Brasil, onde o título e a Libertadores estão mais palpáveis, é o caminho mais fácil. Mesmo com toda a valentia dos jogadores do Botafogo, hoje, o time não será campeão brasileiro. Eu vou adorar morder a língua no final do ano e escrever um texto valorizando cada gota de suor que for derramada para queo título venha para General Severiano, mas hoje eu não consigo ver isso.
As apresentações diante da Ponte Preta, Bahia e até contra o Flamengo pela Copa do Brasil me fazem relembrar 2012, 2011, 2010, 2008, 2007... e vejo o mesmo filme dos anos anteriores.
Tem solução? Acho que tem. Não adianta porque Oswaldo não vai mais tirar coelho da cartola, não tem mais nada que possa ser descoberto nesse elenco do Botafogo. Acho que a solução está fora dele. O mercado ainda está aberto e algumas contratações ainda podem ser feitas. Elias, por exemplo, que está na Ponte Preta, estava na Série B e foi resgatado para a Macaca. Melhorou consideravelmente a equipe. Acho que o Botafogo, assim como fez com o Hyuri, poderia tentar trazer mais alguma peça, uma ou duas para ter mais opções, pois somente com o elenco que tem não funciona. E precisa urgentemente, sentar com Seedorf e perguntar: Amigo, o que você precisa para voltar a jogar bem? Jogar novamente em alto nível? O que está faltando?
Além de Seedorf é preciso que outros jogadores voltem a brilhar e a sorte precisa ajudar mais uma vez, e quando digo sorte, me refiro aos cartões, as contusões, ao bom humor do árbitro durante a partida, e a uma série de fatores que pode ajudar o Botafogo nessa empreitada.
Caros amigos botafoguenses, eu jamais vou deixar de acreditar, mas não vamos começar a arrumar desculpas esfarrapadas ou tentar maquiar o óbvio: o Botafogo tem um time limitado que contou com os erros adversários e com a sorte até agora. Fez poucos jogos brilhantes e precisa de muito mais do que está apresentando se quiser ser campeão, ou melhora agora ou vai ser meio da tabela de novo. Aliás, muito provavelmente, o Botafogo terminará essa rodada na terceira ou quarta posição, ainda não fiz as contas, mas acho que existe a possibilidade de terminar essa rodada fora do G4. Portanto, vamos sonhar com um milagre, vamos apelar para Santa Rita de Cássia, já que deu certo uma vez, porque na bola, não tem como.
Enquanto isso na Toca da Raposa...

Postado por Cássio Peixoto.

3 comentários:

  1. Belo texto, garoto. Bela sacada de gancho.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de incluir uma coisa: o árbitro foi ruim demais, acho que estava na gaveta, mas não justifica a derrota.

    ResponderExcluir
  3. Muito lúcido seu texto... alias ele poderia ser aplicado a quase 80 por cento dos times esse ano... uns mais, outros menos..... mas a verdade é que o nível é muito baixo.

    Ontem o assoprador errou, talvez sua visão não fosse a melhor, mas o auxiliar também tem culpa, viu todo o lance e não marcou nada.... vai entender.

    Mas apesar do erro,o fogão não rendeu nada... uma ou outra boa jogada no jogo inteiro...... esse é o problema quando o elenco se resume em 11 titulares.... na hora que mais se precisa faz falta...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.blogdoclebersoares.com

    ResponderExcluir