terça-feira, 30 de agosto de 2011

Só se fala em Botafogo

Um colega meu vascaíno vem dizendo há um tempo, mesmo antes da goleada sofrida pelo seu time para o Botafogo, que o time da estrela solitária vai ser o campeão brasileiro. Os últimos resultados - foram seis vitórias em sete jogos, fizeram do Botafogo um dos candidatos ao título. Nos programas esportivos de ontem o que mais se falou foi no Botafogo. Alguns encantados com a velocidade e categoria de Loco no gol da vitória sobre o Fluminense, gol esse que chegou a ser escolhido o gol mais bonito da rodada pela jogada coletiva. Outros dizem que o Botafogo é o time que joga o melhor futebol no momento. Isso enaltece o time mas me preocupa.

Não é bom que virem-se os olhos para o Botafogo. Melhor é ficar como patinho feio e aparecer como um ganso (sem trocadilho) campeão no final. Não podem criar expectativas com o Botafogo como se criou em 2007, quando o time comandado por Cuca encantava aos amantes do futebol arte, mas não deu em nada. O mesmo Cuca, que agora afunda com sete derrotas em sete jogos no Atlético Maneiro, isso sim maneiro, pois acostumou-se a perder para a gente. O mesmo Atlético Maneiro que iremos enfrentar na penúltima rodada do campeonato, quando poderemos estar bem próximos do título.

Mas vocês podem dizer: ainda está muito longe. Mas temos de pensar. Não podemos esculachar com o Fluminense, que está perto de demitir Abel Braga dois meses após esperá-lo por três meses. O mesmo Fluminense para o qual temos de torcer nesta quarta-feira contra o adversário direto São Paulo. Sem esquecer de fazer nossa parte contra o também adversário direto Palmeiras, que também tem sido um freguês nos últimos anos. Depois do Palmeiras temos o Santos bastante desfalcado na Vila, depois o Ceará em casa e o Coritiba fora. E aí o Flamengo, no jogo que pode determinar o que será de nós no campeonato. Afinal se ganharmos o Flamengo depois de mais de dez anos no Brasileiro ganharemos moral para o resto da competição.

Mas vamos pensar no jogo de amanhã. Não teremos o zagueiro Antônio Carlos, que vai ficar de fora por três semanas. Em seu lugar entrará o discreto zagueiro Gustavo, que teve uma boa passagem pelo alviverde. Por sua vez, o Verdão não terá Luan, destaque do time. Seria clichê dizer que é um jogo de seis pontos. Até porque seria um jogo de seis pontos se o Botafogo estivesse apenas disputando uma vaga na Libertadores, mas conforme profetizou o colega vascaíno: "O Botafogo vai ser campeão esse ano".

PS: Uso o espaço para deixar minha solidariedade ao RG, não ao queridinho da mídia Ronaldinho Gaúcho, que nos enfiam goela abaixo, o ícone de uma torcida desrespeitosa que zombou de um homem íntegro quando este passava por um problema grave de saúde. Mas a Ricardo Gomes, a quem aprendi a respeitar, não porque agora corre o risco de abandonar o futebol, mas por se portar como um cavalheiro em meio à arrogância de pessoas que se acham donas do mundo e pensam ser maiores do que o jogador, o torcedor e o futebol em si. Ao lorde desejamos pronta recuperação.

Um comentário:

  1. Também acho que o Botafogo é o "time do momento". Me preocupa o holofote e também o fato de termos apenas três zagueiros no elenco. No mais, vamos que vamos. Tô sentindo o cheiro do título. De longe ainda. Mas tô.

    ResponderExcluir