terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Números de Camisas


O número da camisa é um dado importante para um time de futebol. O mais comum é vermos os craques vestindo a 10, que foi imortalizada por Pelé, Zico e Maradona, entre outros. Mas no Botafogo, o número mais importante é o sete que foi de Garrincha. A sete também é o número mais importante da Seleção de Portugal, que já teve vestindo esta camisa o Figo e, agora, quem a veste é o Cristiano Ronaldo.

Na Holanda, por exemplo, a camisa número 14 é a mais importante. Já vestiram esta camisa o craque Cruyff, que faz parte da seleção de todos os tempos da FIFA; e o grande Rijkaard. Para o Botafogo, a camisa número 14 também tem um significado especial, pois foi esta camisa que vestiu Mazolinha, autor do cruzamento para o gol de Maurício (camisa 7) em 89. Túlio Maravilha começou no Botafogo vestindo a nove, mas logo depois passou a usar a sete que lhe deu muita sorte.


Outros jogadores, considerados ídolos, vestiram a sete no Botafogo, como Dodô. Mas o ídolo mais recente do clube da estrela solitária, Loco Abreu, escolheu usar a 13 de sua preferência. Treze que, agora, veste o lateral Gilberto, que estreou com o pé direito no Carioca. Só que agora, o Botafogo tem um camisa 10, Seedorf. E pensar que já tivemos, por exemplo, o sósia de Loco Abreu, Rodrigo Dantas, vestindo a 10 do nosso time. Para vocês verem como as coisas mudaram e para melhor. Andrezinho veste a 17, que era de Herrera.



Ainda bem que no Botafogo não tem esta história de jogador vestindo números grandes, como no basquete, o que acontece em alguns times, como no Flamengo, onde o ex-my love rubro-negro, Vágner Trancinhas, vestia a 99. Ronaldinho Gaúcho, de volta à Seleção com Felipão, vestiu a 80 no Milan; e no ano passado vestiu a 49 no Atlético Mineiro. Bruno Mendes, que no ano passado vestiu a 38, começou este ano com 13 na Seleção, que não deu sorte. Ele não marcou nenhum gol e o Brasil foi desclassificado do Sul-Americano. Agora, Bruno Mendes será o nosso sete. Esperamos que o número mágico dê muita sorte ao nosso artilheiro. Que ele faça muitos gols e nos ajude a ser campeões!

Postado por Wesley Machado.

2 comentários:

  1. Fala, Wesley. Cara, ao ler este post você me fez lembrar do livro ''A Magia da Camisa 10'', que tem como autoria de André Ribeiro. Ele descreve muito essa ''magia'' da camisa 10 em uma época que os grandes destaques vestiam este número, mas também descreve algumas outras numerações que fizeram sucesso como a 14 de Cruyff. Hoje em dia, vemos muitos craques vestindo outros números como o próprio Ronaldinho Gaúcho. Só não concordo também da utilização da numeração ser tão grande como o 99 do Vagner Love, na última temporada e do próprio 49 do Ronaldinho. Abraço e sucesso ao blog alvinegro!

    ResponderExcluir