domingo, 18 de março de 2012

O Bota ganhou o Vasco? E daí?

Foto: Fernando Soutello/AGIF
Pois bem, os amigos Fabiano "Sepé" Seixas e Wesley Machado já me perguntaram porque mesmo com boas vitórias e boas apresentações do Glorioso eu ainda não tinha aparecido aqui para postar alguma coisa sobre o Fogão. Na verdade estou acompanhando tudo o que acontece no Campeonato Carioca, hoje fui levar o meu filho pra lanchar e nem vi o jogo, só gostei depois dos resultados. Mas, sinceramente, não ligo a mínima para o que acontece nessa competição.
Já faz muito tempo que eu não comemoro título estadual com a mesma vontade de alguns anos atrás. Não vibro mais com os resultados positivos do Fogão nessa competição. Já faz tempo que eu entendo que Campeonato Carioca é muito pouco para um time com a grandeza do Botafogo, principalmente um campeonato nivelado por baixo como esse, e com times tão mais ou menos como os que o Botafogo já enfrentou.
Em uma época onde é comum ver times medianos vencendo a Libertadores, e times ainda piores jogando a competição internacional quase todos os anos, é duro ter que torcer desesperadamente para o Botafogo vencer uma competição contra Friburguense, Volta Redonda e Bonsucesso. Estou muito preocupado sim com o que o Alvinegro fará na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro, mas no Carioca? Qual o mérito de sair vencedor dessa competição? Um número a mais nas estatísticas?
É sério, tô de saco cheio de ganhar campeonato pequeno e levantar Taça Rio como se fosse o Mundial Interclubes. O Botafogo merece e pode mais que isso. Campeonato Carioca tem que servir pra preparar a equipe, testar jogadores e render algum dinheirinho pros clubes e nada mais. Quem tem que se preocupar com Campeonato Carioca é o Americano, Madureira, Olaria e América que só disputam isso o ano inteiro e ficam o resto do ano sem fazer nada. Depois é Copa Rio, Taça isso e Taça aquilo. Portanto, não vou me preocupar com resultados do Carioca, se perder azar e se vencer ótimo, não fez mais que a obrigação, principalmente em um campeonato como esse: curto, mal organizado, de calendário mal feito e deficitário (principalmente para os pequenos).
Se o Botafogo vencer ficarei feliz e vou dizer amém, mas se perder foi mais um amistoso de luxo para a preparação para o que realmente interessa: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial Interclubes. No Estadual eu torço é pro Americano não cair e pro América subir, o resto é só pra encher linguiça.

Um comentário:

  1. Cássio, concordo com todas as críticas feitas ao Campeonato Carioca. Mas, pela tradição da competição, comemoro, sim, as vitórias do Botafogo. É na disputa local que a rivalidade fica mais evidente. Então, ainda acho bacana vencer, vibrar e levantar qualquer taça que seja. Só que, assim como você, também creio que o Botafogo não deve se contentar apenas com isso. Mais importante que vencer o Carioca é, sim, conquistar uma competição nacional ou internacional.

    ResponderExcluir