domingo, 6 de dezembro de 2009

Botafogo não cai


Mesmo que o Botafogo perca para o Palmeiras, ou empate e o Fluminense não vença o Coritiba, tenho certeza de que o Botafogo não cai. Não estou falando de virada de mesa. Isto não é coisa para um Botafogo. Trata-se de uma questão de grandeza. Pela sua história, o Botafogo, assim como aconteceu com Vasco e Corinthians nos últimos anos, tem condições de fazer uma bela segunda divisão e voltar colhendo os louros da vitória e até mesmo de um título. Em 2003, ficamos com o vice-campeonato, tendo perdido o título para o Palmeiras na última rodada, num jogo em que fomos roubados- um gol de Almir foi anulado quando a partida estava empatada em 1 a 1.

Hoje enfrentaremos o mesmo Palmeiras, que nos acostumanos a ganhar nos últimos anos. Em 2008 foram duas vitórias, uma no Engenhão com gol de Zé Carlos de cabeça e outra no Palestra Itália, gol de Wellington Paulista, na última rodada, como agora. Teve uma época que era difícil ganhar deles. Lembro-me que em 1995 quando fomos campeões, perdemos um jogo contra os verdes em Presidente Prudente. Nesta partida o formiguinha Sérgio Manoel marcou nosso gol. De lá prá cá as coisas se equilibraram um pouco. Em 2003 foram dois empates em 1 a 1 na primeira fase.

No primeiro turno de 2009, novo empate em 1 a 1, na estreia de Estevam Soares. Neste jogo esboçamos uma reação, que se confirmou nos empates contra Cruzeiro, Corinthians e Avaí e nas vitórias diante de Inter, Goiás e São Paulo. Se jogarmos como nestes jogos, sairemos bem desta situação incômoda, que é briga para fugir do rebaixamento. Se escaparmos, comemoraremos um 15º ou um 16º lugares. Não é coisa para se comemorar. Mas o presidente Maurício Assumpção disse que 2010 será ano de investimentos.

Um comentário: