quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Em 62, Botafogo deu o bi ao Brasil



Em 1962, no Chile, no jogo contra a Espanha pelas quartas-de-final, cinco jogadores do Botafogo participariam de lances decisivos na partida. Primeiro, Nilton Santos, que fez um pênalti no adversário e teve a genialidade de dar um passo à frente e enganar o juiz. Àquela altura, a partida estava 1 a zero para a Espanha, que se marcasse mais um gol poderia eliminar o Brasil da competição e impedir o Bi da Seleção.

No segundo tempo, Amarildo, que substituira Pelé contundido, faria os dois gols da virada do Brasil. No primeiro, após passe cruzado de Zagallo pela ponta esquerda. No segundo, a jogada começa com um lançamento preciso de Nilton Santos para Didi. O maestro domina a bola, passa-a para Garincha, que engana três adversários e cruza para Amarildo marcar.

Nilton Santos, além do lance do pênalti que o juiz viu falta fora da área, ajudou Amarildo a se controlar, visto que um adversário tinha cuspido-lhe na camisa. Nilton teria dito a Amarildo, que tinha fama de brigão, para não revidar, senão acabaria expulso. Amarildo responderia com os gols que garantiram a Seleção na semi-final.

No jogo decisivo contra a Tchecoslováquia, Amarildo marcaria mais uma vez. E o Brasil se sagraria bi-campeão mundial, com a base formada por jogadores do Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário