terça-feira, 27 de agosto de 2013

Voltamos a programação normal ou Vitinho, vai pro raio que o parta!


Eu falei nesse mesmo espaço, no início do ano, que Campeonato Estadual só serve para "treinar elenco" para o Brasileirão. E assim o Botafogo fez. Ganhar foi obrigação, e o Botafogo ganhou. No meio do caminho formou uma equipe forte, coesa, um time entrosado dentro e fora das quatro linhas. Tinha tudo para ganhar esse título brasileiro, se não topasse com contusões e roubos da arbitragem pelo caminho, ele seria bem possível. Mesmo com o Botafogo jogando na "conta do chá", poupando jogadores e com um elenco reduzido, com poucas opções e Oswaldo fazendo milagres na escalação.
Não mais que de repente a estrela do time, a revelação do campeonato, o jogador mais elogiado do clube desde Beto em 1995, vai embora. Tão rápido como apareceu, Vitinho foi vendido para o CSKA da Rússia. Aquele time cheio de dinheiro que nunca ganhou nada em lugar nenhum, nem no país deles conseguem ser campeões.
Perdendo o Vitinho o Botafogo perde também a confiança da torcida, sua auto-estima, perde a melhor opção ofensiva que tinha nos últimos dez anos e perde também credibilidade com seus sócios torcedores.
O Botafogo perde e não acho que seja culpa do clube. O que mais li nas redes sociais foi torcedor dizendo que a diretoria é uma merda, que eles erraram e etc. Ainda disseram que a multa de 10 milhões de Euros era muito baixa, por isso o CSKA levou Vitinho. Pois bem, Vitinho, em junho era uma promessa, ninguém sabia se ia brilhar ou não. Poderia ser só mais um Bruno Mendes, ou mais um Cidinho, ou mais um Caio. Ganhava 15 mil reais por mês e ninguém sabia se ia "vingar". Guarde esse número: 15 mil/mês.
Oswaldo apostou nele e o garoto mostrou resultados. O Botafogo no início do Brasileiro já havia subido o salário de Vitinho para 35 mil reais e Vitinho começou a mostrar que valia mais que isso. Semana passada o Botafogo ofereceu um salário melhor e acenou com um contrato de 100 mil reais que seria assinado em, mais ou menos, um mês. A proposta do CSKA chegou no apagar das luzes e Vitinho foi embora. Ontem ainda na tentativa de manter o garoto no clube, o Botafogo ofereceu 200 mil de salários, mas o inverno europeu e a chance de jogar o "fortíssimo" campeonato russo seduziu o garoto.
O menino pobre que nasceu no Complexo do Alemão, foi seduzido por oito milhões de Euros na mão, livres de qualquer imposto, além dos 10 milhões da multa e 500 mil reais de salários por mês. É muito mais que os 15 mil reais/mês que ele ganhava no início do ano não é. Mas, vale a pena? Vitinho vai para um dos piores campeonatos da Europa, vai jogar em um país onde as temperaturas ficam abaixo de zero, e ainda correr o o risco de sofrer bullying e racismo, coisa comum no Leste Europeu. Pode ser que vença, mas a probabilidade de dar errado é muito maior, principalmente porque o garoto tem 19 anos, uma filha recém nascida e uma esposa Maria Chuteira, da mesma idade, que só está pensando nos casacos de pele e na vida de glamour da Europa. Já deve estar sonhando com as fotos que vai postar no Instagram.
Agora, você vai dizer: "Poxa Cássio, mas são 500 milhões de Euros". Pois é, muito dinheiro. Mas não é como ganhar na loteria, onde você pega o dinheiro na Caixa Econômica e pode chutar o balde e não fazer mais nada na vida. É diferente. Ele vai ter que trabalhar, e muito pra faz jus a esses 500 mil reais. E de repente, todo o esforço, pode não valer a pena. Será que esse dinheiro todo vai pagar uma carreira que pdoe ser abreviada? Não sria mais inteligente ser vendido em outro momento para um clube de maior expressão? Não seria mais bonito ganhar a simpatia da torcida, deixar a porta aberta e se transferir para um grande centro do futebol no final do ano, ou no ano que vem? Não seria melhor deixar o clube como campeão brasileiro? Ou campeão da Libertadores?
Agora, reflitam em outra coisa: pense no seu salário. Quanto você ganha por mês? 800 reais? 1000? 2000? 4000? 5000? Quantos milagres você faz por mês para dar uma vida decente para a sua família? Estamos falando de salários milionários. O mínimo que um jogador de futebol de time grande ganha é 15 mil reais, estamos falando de salários que são uma afronta a qualquer cidadão de bem. Pense em uma coisa: o garoto ganha 15 mil reais por mês pra jogar bola. Ele chega no clube pela manhã, vai embora no final da tarde, e ás vezes fica só meio período. Final de semana vai jogar bola, fica no hotel, ou nem se concentra, e depois do jogo, perdendo ou ganhando, ainda tem um dia de folga. Amigo, eu trabalho de manhã, de tarde e à noite, se eu ganho 15 mil reais por seis meses ajeito a minha vida pra sempre. Tudo bem, se ele merece mais, então que ganhe mais, mas daí o cara jogar tudo para o alto sem pensar nas consequências é burrice.
Vitinho foi burro, seus empresários são raposas que estão cagando e andando para o bem estar do garoto. Será que o empresário vai lá pra Rússia morar com ele? Alguém vai ficar chutando bola laranja no meio da neve? Deve ser o maior barato pra dois garotos de 19 anos e uma criança recém-nascida ir para a Rússia passar uma temporada, o invernolá deve ser "show". E não tem família por perto, pagodinho no fim de semana, Faustão, Esquenta, Programa Sílvio Santos, a mercearia do seu antônio, as praias cariocas e nem a pelada com os "parceiros". Você já teve 19 anos lembra?
Não desejo mal para Vitinho, mas já que ele quer ir, que vá. Vai com Deus, mas saiba que não deixou a porta aberta. Se brilhar, ótimo, se não brilhar o azar é seu.
Diferente do amigo Wesley Machado que é fã do Túlio Maravilha, eu até admiro o homem dos quase 1000 gols, mas não esqueço a traição dele em 1996, quando ele deixou o Botafogo para jogar no Corinthians, alegando que queria ir para outro mercado e que o futebol de São Paulo era o melhor do Brasil. Nunca o perdoei por isso e nunca esqueci. E o pior, ele foi e se ferrou por lá. Em 2009 Maicosuel no auge de sua forma foi para a Alemanha. Voltou com o rabo entre as pernas com depressão e jurando amor eterno ao Botafogo. Hoje está onde mesmo? Ah sim, Maicosuel foi "revendido" para a Udinese e hoje não está nem no banco do time B do alvinegro italiano.
Já disse isso uma vez e repeto: Algumas pessoas gostam de futebol eu gosto do Botafogo. Só não troco o Botafogo pelo Americano, o resto pra mim não existe.
Vitinho foi embora, assim como Túlio foi em 1996 e assim como vários ídolos deixaram o clube na mão. Foda-se todos eles. O Botafogo é maior que Vitinho. Porém, como disse no início dessa postagem, o Botafogo tinha a chance de ganhar o título ou uma vaga na Libertadores, agora suas chances caíram por terra. Sem elenco, sem credibilidade e com uma perda dessas na 16ª rodada do Brasileirão, o destino vai ser o meio da tabela novamente. Torço para queimar a língua e ver o time se superar, mas acho difícil. Essa era a peça que faltava na crise que a mídia estava tentando criar para o Botafogo, agora ela conseguiu. Derrota para o Furacão, salários atrasados, sem estádio, Seedorf virando vilão, mulher de treinador e jogador esbravejando no Twitter, sem dinheiro e agora sem Vitinho.
O Botafogo só tem uma chance: se rapidamente trouxer qualquer um para compor o elenco. Ninguém vai substituir Vitinho, mas a torcida precisa de um alento, precisa de algo que a faça acreditar novamente que um título, mesmo em meio a tanta crise, é possível. Se isso não acontecer, estaremos fadados a nos encontrar novamente no meio da tabela e ouvindo dos nossos adversários que somos um cavalo paraguaio.
Agora: voltamos ao Botafogo dos últimos anos? Ou vamos nos superar? Tirar leite de pedra?

8 comentários:

  1. Irretocável, Cássio!!
    Concordo totalmente contigo!
    No domingo, estive no Rio e visitei rapidamente a sede de General Severiano e depois fui à loja. Estava cheia. Cheia de botafoguenses animados e esperançosos. Isso foi por terra ontem. O moleque podia ficar, se valorizar e até disputar Copa do Mundo. Foi imediatista. Vai ser esquecido no gelo.
    Saudações alvinegras.

    ResponderExcluir
  2. Cássio, sou fã do Túlio sim. Realmente ele nos deixou na mão em 96, mas ele próprio reconheceu que errou e se arrependeu depois.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o Vitinho, estão fazendo muito sensacionalismo dizendo que o time do Botafogo vai acabar sem ele. Não é para tanto. Tá certo que o garoto era quem abria a defesa adversária com seus dribles, arriscava de fora da área, mas até pouco tempo nem era titular e a torcida vivia reclamando que ele prendia muito a bola. Acompanho Vitinho desde os juniores. Jogador dispersivo, era sempre substituído. Seedorf que o orientou bem e o fez crescer, assim como fez com Gabriel. Como disse o Cássio, o Botafogo é muito maior que o Vitinho. Não vai ser por causa da saída de um jogador - já perdemos o Fellype Gabriel que também era importante - que as chances de título vão acabar. Não tem bicho-papão neste campeonato. Continuo dizendo que o Cruzeiro é o favorito - tem o melhor ataque e a melhor defesa, mas o Botafogo continua na briga ao lado de Corinthians, Grêmio e Inter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Wesley. Vitinho que vá congelar na Rússia, em junho ele ainda era dúvida e nem sabia se seria titular ou não, mas o Botafogo está ficando sem opções e quando encontra uma que encaixa, as coisas o cara vai embora. Sem falar que ainda tem o problema com as contusões, cartões e as convocações de Lodeiro.

      Excluir
  4. Não temos banco. E isso conta demais. Vou torcer para surgir um outro moleque que nos ajude a levar uma vaga na Libertadores.

    ResponderExcluir
  5. Sobre Túlio Maravilha, uso pra ele o mesmo que uso para o Vitinho. O Botafogo é muito maior que Túlio e provou isso. Gosto de Túlio pelo que fez em 1995, mas o odeio pelo que fez em 1996. Se ele se arrependeu o problema é dele, poderíamos ter levado o título de 1996 se ele continuasse. Foi artilheiro do Corinthians jogando na reserva. A presença dele no time atrairia investidores, mas ele foi mercenário, mesquinho e deu as costas ao Botafogo que o revelou para o mundo e o colocou na Seleção. Se ele se arrependeu depois o problema é dele, o mal já havia sido feito, a merda que ele fez não dá pra consertar.

    ResponderExcluir
  6. Sobre Túlio, foi meu ídolo durante algum tempo; depois, virou personagem e se enveredou por histórias extracampo. Mas, gostaria, sim, de vê-lo no Goitacaz.

    Sobre Vitinho, acho que o atleta tem que aproveitar o momento porque sua vida profissional é efêmera. Tenho certeza de que será um grande jogador. Se jogar coletivamente, o que não é o caso.

    ResponderExcluir
  7. Ainda sobre o Vitinho, agora em relação à transferência em si, penso que ele se precipitou ao aceitar uma oferta, vamos lá, tentadora! Mas como disse o Cássio, na Rússia é muito frio e o futebol de lá não tem visibilidade. Se ele esperasse até o final do ano e fosse para o Porto seria melhor para ele até pela questão da língua, a qual se adaptaria com facilidade. Sem contar que poderia ter ido para um centro mais tradicional da Europa, como Itália, Espanha ou Inglaterra. Mas o certo é que como disse o Montenegro foi praticamente um sequestro. Para se ter uma ideia, o empresário teria desembolsado 15 milhões de reais do próprio bolso, a metade do valor da multa rescisória, para adquirir 50% dos valores econômicos do jogador e lucrar numa negociação mais à frente. Agora um advogado oportunista já entrou na justiça para bloquear o dinheiro da venda do Vitinho, o que é pior. Dinheiro este que seria/será usado para quitar os salários atrasados. Prá terminar, devo dizer ao Netão que li alguém comentando no face que quem sabe esta não seja a oportunidade de ressuscitarmos o Bruno Mendes. Ainda tenho esperanças de que ele recupere o bom futebol. Vamos lá! Vamos ver! Tem ainda o Alex! Quem sabe hoje ele não faz um gol!

    ResponderExcluir