quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Assa a batata de Maurício Assumpção no Fogão- Por Juca Kfouri

Bom dia,amigos!
O momento é de festa pela linda classificação de ontem, mas é necessário que nos informemos mais sobre os bastidores do nosso Glorioso. E bato na tecla: é muito perigoso quando se mistura futebol com política partidária. Eis mais uma prova.
O texto abaixo foi escrito ontem no blog do respeitado jornalista Juca Kfouri, da "Folha de São Paulo", "UOL" e ESPN Brasil:
20130828-163626.jpg
"Aos poucos, revela-se que Maurício Assumpção está longe de ser o que aparenta e que enganou até muita gente boa.
Sua administração é um desastre.
Além de ter aumentado a dívida do Botafogo para, segundo os cálculos mais modestos, 600 milhões de reais, até a parte que estava consolidada, e permitia ao clube tocar sua vida sem maiores percalços, foi por água abaixo, porque o clube não cumpriu a chamada Ata Trabalhista, ao tentar ludibriar a Justiça do Trabalho.
Ao criar duas empresas, a Companhia Botafogo e outra para gerir o Engenhão, o Glorioso deixou de saldar seus compromissos na proporção real de seu faturamento, pois canalizava os recursos para tais empresas, disfarçando o as somas que entravam no clube.
Prática devidamente flagrada pela Justiça e que, registre-se, começou ainda antes da até hoje mal explicada interdição do estádio.
E mal explicada por quê?
Porque Assumpção entrou para a política mais miúda do Rio de Janeiro ao filiar-se ao PMDB do governador fluminense e do prefeito carioca, numa óbvia sinuca de bico, impedido de se manifestar e de defender o interesse do Botafogo com a veemência que o caso exigia.
O episódio da venda de Vitinho é apenas a gota d’água, mais uma prova da incompetência administrativa de quem, faz tempo, vem jogando para a plateia, até com lances melodramáticos.
Lembremos que logo no começo de sua gestão, em 2010, um empréstimo feito na CBF de 8 milhões de reais, mudou sua posição de apoio ao Clube dos 13 para ser candidato como vice-presidente da chapa de Kléber Leite, apoiado por Ricardo Teixeira e pela Globo Esporte.
Ali já ficava claro que, antes de pensar no Botafogo, Assumpção pensa apenas nele mesmo.
A diferença para agora é que muito mais gente, e dentro do clube, se deu conta disso.
Daqui por diante sua vida não será fácil.
Porque como já dizia Abraham Lincoln, “você pode enganar uma pessoa por muito tempo, algumas por algum tempo, mas não consegue enganar a todas por todo o tempo”.

Postado por Gervásio Cordeiro NETO

6 comentários:

  1. Neto, gosto do Maurício Assumpção. O Romário chegou a "indicá-lo" para a CBF pelo fato de ter profissionalizado o Botafogo. Lembremos que ele trouxe o Loco Abreu, o Herrera, o Sedoorf, o Bolívar, entre outros jogadores que ajudaram o Botafogo a formar times fortes. Partiu dele a determinação da valorização da base, que permitiu a revelação de Dória, Gabriel e Vitinho.

    Quanto à dívida, melhor um time endividado disputando títulos a um time sem dívidas e sem pretensões maiores. Aliás, qual time no Brasil não tem dívidas? O Americano de Cássio, que é mais alvinegro campista do que carioca, o presidente dizia que o clube devia um milhão a ele a aos amigos dele. Vendeu o estádio e não conseguiu montar time nem para disputar a Copa Rio.

    Em relação ao Juca Kfouri, respeito-o como grande jornalista que é. Um dos melhores do Brasil, investigativo, vai à fundo nas denúncias, admite ter certa simpatia pelo Botafogo - tem um texto maravilhoso dele na Placar do título de 89. Mas, como disse o Cássio, ele é paulista e quer fazer sensacionalismo com o Botafogo. Escreveu isto antes do jogo de ontem, esperando que o Botafogo fosse desclassificado, como acreditavam até alguns que se dizem botafoguenses!

    Mas a história mudou. E até a venda do Vitinho, há quem diga que foi vantajosa, a maior da história do clube. Agora é voltar as atenções para o Brasileiro, recuperar a liderança e quando tivermos os confrontos com nosso arqui-rival Flamengo na Copa do Brasil, fazer de tudo para passarmos e quem sabe conquistarmos dois títulos nacionais de uma vez só. Lembrando que já temos a tríplice coroa este ano, Guanabara, Taça Rio e Carioca. Vamos Fogão! Vamos ser campeões!

    ResponderExcluir
  2. Como foi vantajosa se o Botafogo não vai receber nada, inclusive por conta destas manobras, no mínimo suspeitas do Maurício Assumpção?
    Desculpem-me amigos, mas não será uma classificação heróica que muitos não esperavam, que vai me fazer "não enxergar" certas coisas.
    O mais sensato agora é que o presidente dê um jeito de aumentar a multa rescisória de Dória, senão o perdemos até amanhã.
    Sou alvinegro sim, mas não vou fechar os olhos para certas coisas.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Bem, está no blog de outro paulista, o José Roberto Malia, também da ESPN Brasil:
    "Bola de latão. Botafogo. Conselheiros descobriram que John Lennon, Cidinho e Lucas Zen têm multa superior à de Vitinho, negociado por R$ 31 milhões. O mandachuva Maurício Assumpção está sendo mais torpedeado que o selinho de Emerson ‘Bitoca'."
    Perguntei ao Malia pelo twitter como ele conseguiu essas informações e ele me respondeu que foi no próprio Botafogo. O Jonh Lennon, se não me engano, foi emprestado. Cidinho está se recuperando de uma cirurgia e Lucas Zen esteve em campo ontem.

    ResponderExcluir
  4. Falta transparência nessa administração.

    ResponderExcluir
  5. Neto e Iatha, nós somos torcedores e torcedores são para torcer, apoiar o time, independente da política do clube. Se ficarmos nos preocupando com bastidores , melhor esquecer futebol. Nem sócio - pelo menos eu não - somos. Isto é coisa da SPress! Estão tentando e estão conseguindo o que eles querem, que é desestabilizar o Botafogo, criar intrigas entre os próprios torcedores. O Botafogo hoje é uma ameaça ao Corinthians, do Juca por exemplo, na luta pelo título! Vamos nos unir e focar no dentro de campo. E nas quatro linhas, o Fogão está forte e é isto que importa.

    ResponderExcluir
  6. Desculpe, Wesley, mas discordo totalmente. O torcedor não serve apenas para apoiar o time. Claro, isso é fundamental. Mas quando sabemos de coisas erradas ou não muito éticas, temos que, no mínimo, informar. Sinto-me neste papel. Apóio sim, mas não de qualquer forma. Não sou como o torcedor do Goytacaz (não todos, ressalte-se), que abaixa a cabeça e apóia integralmente esta estranha parceria com o Poder Público. Não nos esqueçamos que Seedorf foi apresentado na sede da prefeitura do Rio em um ano de eleição. E que o prefeito é vascaíno doente. Só que, coincidentemente, o presidente do Botafogo é filiado ao pmdb. Ah...o pmdb...
    De qualquer forma, acho interessante que tenhamos visões diferentes sobre o tema. Mesmo discordando, respeito sua forma de pensar. Já percebi até que pensamos diferentes em outros pontos (política local, por exemplo..rs), mas temos o Botafogo como paixão. Então, vamos nessa!!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir