segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Maldição Botafoguense

Foto: Blog Futebol Argentino
Torcedores do Boca saíram às ruas de Buenos Aires fantasiados de fantasmas para comemorar o rebaixamento do rival

Não vou destacar a importante vitória do Botafogo domingo sobre o Grêmio, a terceira em casa nesse Brasileirão, nem o primeiro gol de Marcelo Mattos pelo clube no que pode ter sido a despedida dele (Tomara que não!) - que levou o terceiro amarelo e está suspenso da próxima partida contra o São Paulo quarta-feira, às 21h50, no Morumbi (jogo da tv aberta).

O tema central do post de hoje são as maldições botafoguenses. Começo pelo rebaixamento do River Plate para a segunda divisão argentina. A história todos sabem. A vingança veio à cavalo. Bom foi ver os jogadores do River caindo aos prantos no final da partida que nem terminou. A imagem dos bombeiros jogando jatos de água nos torcedores foi um símbolo da choradeira geral.

Outro fato que pode ter sido incentivado pela maldição botafoguense foi a contusão do meia Marquinhos, ex-Avaí, que provocou a confusão na Ressacada no jogo em que o Botafogo foi eliminado da Copa do Brasil esse ano. Marquinhos, hoje no Grêmio, saiu de campo e viu o seu time ser derrotado pelo agora integrante do G4. Vale lembrar que o mesmo Grêmio havia vencido o Botafogo na última rodada do campeonato do ano passado no confronto direto que decidiu uma vaga para a Libertadores. A vitória de ontem veio com um V de Vingança.

Outros resultados da maldição botafoguense: o Avaí, que eliminou o Botafogo da Copa do Brasil é o lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas um ponto em seis partidas. Junto dele também com um ponto, vem o Atlético-PR, que até a última rodada era comandado pelo técnico Adílson Baptista, que pediu demissão. Lembrando que Adílson Baptista não quis vir para o Botafogo no início da temporada.

Emfim, a maldição botafoguense tem efeitos comprovados. Dodô quando não conseguia fazer gols pelo Fluminense em 2008, proferiu a seguinte frase: "Isso deve ser praga de botafoguense". O Flamengo em 2007 e 2008 foi eliminado da Libertadores na mesma semana em que se sagrou campeão carioca em cima do Botafogo.

Essas histórias me lembram a lenda do sapo de Arubinha, um jogador que teria amaldiçoado o Vasco, que depois de aplicar uma goleada no seu time ficou anos sem conquistar um título. Arubinha teria enterrado um sapo em São Januário. O feitiço às vezes pode virar contra o feiticeiro. Dizem que o Botafogo ficou 20 anos sem títulos por causa daquela goleada histórica de 24 a 0 sobre o Mangueira, a maior até hoje do futebol brasileiro.

E você, lembra de alguma história que pode ter relação com a maldição botafoguense ou de outro clube? Comento, em especial, sobre o Botafogo por se tratar do clube mais supersticioso que se tem notícia no país. Fica o aviso para quem ousar desafiar o Botafogo. Pois saibam que o Botafogo não pode perder para ninguém. Quando isso acontece, o universo conspira contra seus adversários.

6 comentários:

  1. Wesley,
    bom post e bom retrospecto histórico, rsrsrsrs.
    Esse fogão de hoje me surpreende, bom time com um elenco apenas razoável. Se vier mais reforços com certeza briga pelas primeiras posições.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Praga botafoguense pega legal. O River é resultado disso. Rs...

    ResponderExcluir
  3. Esqueci. Ainda teve o Juventude, que nos tirou o título da Copa do Brasil de 1999 e no mesmo ano foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Atualmente o Juventude está na Série D.

    Um último detalhe, no time do River atual joga o zagueiro argentino Ferrero, que jogou no Botafogo em 2008. Ferrero protagonizou o lance capital que resultou no controvertido pênalti em Fábio Luciano na final da Taça Guanabara daquele ano, quando ocorreu o famoso episódio do "chororô". Não deixou saudades.

    No jogo em que o River foi rebaixado, Ferrero falhou bisonhamente no gol do Belgrano. Se não me engano, Ferrero chegou a ser convocado algumas vezes para a Argentina quando Maradona ainda era o técnico da Seleção.

    ResponderExcluir
  4. E tem ainda a bandeirinha Ana Paula, que encerrou a carreira e hoje só apita pelada de casados e solteiros

    ResponderExcluir
  5. Depois que Túlio Maravilha saiu do Botafogo em 1996, nunca mais foi o mesmo jogador. Hoje ele se arrepende de ter deixado io clube rumo time ridículo do Corintians.
    Se não tivesse saído ele seria o maior artilheiro da história do clube com folga.

    ResponderExcluir