quarta-feira, 31 de março de 2010
Depois da goleada, o time misto
segunda-feira, 29 de março de 2010
Lições que Armando nos ensinou
“Tu em campo parecia tantos, no entanto eras um só, Nilton Santos.”
“O mistério do pássaro é voar, o mistério de Garrincha era driblar.”
“Didi, homem esquivo, de chute oblíquo e dissimulado como o olhar de Capitu.’
“Para Garrincha, um palmo de campo era um latifúndio.”
“A tragédia do goleiro é ter de negar a dimensão da profundidade."
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.”
“O jogador vê, o craque, antevê.”
“A tabelinha é o triângilo amoroso do futebol.”
“Se a bola soubesse o encanto que tem, não passaria a vida rolando de pé em pé.”
“O passe de calcanhar é linear mas tem astúcias de drible.”
“Melhor do que escrever é ter escrito.”
Homengem ao jornalista botafoguense Armando Nogueira, falecido na manhã desta segunda-feira (29), no Rio de Janeiro, vítima de câncer no cérebro.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Notas
Jéfferson- Não teve trabalho (5);
Antônio Carlos – Tirou a paciência de Joel ao insistir em dar chutão ao invés de sair jogando (3);
Fahel – Tem disposição, mas é muito estabanado. Quase sempre chega atrasado nos lances (4);
Danny Morais – Erra quase tudo que tenta. A torcida já perdeu a paciência e o vaiou (2);
Somália – Cruza melhor do que Alessandro e Jancarlos (6);
Leandro Guerreiro – Discreto e eficiente (6);
Sandro Silva – Bom jogador, sabe jogar, apesar de às vezes errar o passe (7);
Lúcio Flávio – As melhores jogadas saem de seus pés (8);
Marcelo Cordeiro – Fez o lançamento para o gol de Caio (8);
Herrera – Apareceu pouco, mas nos lances que disputou brigou muito (7);
Loco Abreu – Um lance bonito no início do jogo. Se posiciona muito bem na área. Conseguiu cinco cabeçadas, três para fora, um passe para Herrera e uma na mão do goleiro (7);
Caio – Entrou e mais uma vez decidiu a partida (9);
Edno – Precisa de mais chances no time. É uma covardia colocar o cara faltando três minutos para acabar o jogo. Forte, em pouco tempo em campo levou perigo ao gol adversário (5);
Fábio Ferreira – Ganhou uma dividida e entregou a bola para o juiz encerrar o jogo (5).
Predestinado
Quarenta e três minutos do segundo tempo. O jogo se encaminhava para um zero a zero chocho. Mas Caio, que havia entrado aos 20 minutos, depois do tempo técnico, se encarregou de decidir mais uma partida para o Fogão. Uma bola alçada na área pelo lateral Marcelo Cordeiro, que buscava Loco Abreu, cai nos pés do predestinado, à feição do chute. De esquerda, que não é sua perna boa, ele chuta para o fundo do gol. Vitória garantida.
terça-feira, 23 de março de 2010
Botafogo jogará segunda-feira
Depois do jogo desta quinta-feira contra o Volta Redonda, o Botafogo volta a campo na próxima segunda-feira, isso mesmo segunda-feira, para enfrentar o Boavista, às 19h30, em São Januário, pelo Carioca. Na quinta-feira (01/04), acontecerá o jogo de volta pela Copa do Brasil diante do Santa Cruz, às 21h30, no Engenhão.
Somália segue como titular
O volante Somália, que foi improvisado na ala direita no empate em 2 a 2 com o Flamengo domingo (21), deve continuar no time titular na partida desta quinta-feira (25) contra o Volta Redonda, às 19h30, no Engenhão. Somália teve uma boa atuação e fez a jogada para o segundo gol de Guerrera. Jancarlos está contudido e Alessandro, que vem apurando a forma física, deve ser relacionado para o banco.
domingo, 21 de março de 2010
Pouca coisa mudou
Apesar de termos ganhado um pênalti que não houve- a falta foi fora da área. E termos jogado bem sem Loco Abreu, pouca coisa mudou. Continuamos não resistindo à pressão do Flamengo e tomando gol no final. O time caiu de produção com a saída de Somália. E a entrada de Eduardo não acrescentou em nada à equipe. Eduardo não dá o combate, só cerca. O Caio, bem marcado, não foi bem. Edno entrou mal. Fábio Ferreira mostrou que tem de ser titular. Espero que tenhamos guardado a vitória para a final. Está tudo igual nos dois grupos. Flamengo e Fluminense com 13 pontos e Botafogo e América com 10. Pelo jeito, a história do ano passado vai se repertir. Tomara que com um final diferente.
Porque hoje é dia 21
Expectativa para o clássico de daqui a pouco contra o vela de macumba, no Engenhão. Vesti a camisa do Lance, réplica do Carioca de 62, com a qual ainda não perdi. Fiz a barba, como no último jogo contra eles. Agora é sentar em frente à tv e torcer. Porque Botafogo e Flamengo não é só um jogo. É uma partida especial. Ficamos mais nervosos. E quando vem a vitória é como se fosse um título. O grito de gol sai mais forte da garganta. E ao apito final do juiz, aquela alegria. Vamos prá cima, Fogão. Queremos ver o Botafogo do jeito que a gente gosta. Com o coração na ponta da chuteira. Disputando cada bola como se fosse uma final. Porque hoje é dia 21.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Pet está engasgado com o Fogão
Guerrera é liberado e poderá enfrentar o Fla
Vamos colocar o time reserva?
Pensando bem, vocês acham que devemos vencer esse jogo? Afinal no primeiro turno perdemos para o Vasco e de goleada. Mas quando foi à vera vencemos. Mesma coisa com o Fluminense, perdemos quando não valia nada. E agora aguardamos o confronto, possivelmente na semi-final. Ainda faltam quatro rodadas. O Flu ainda pegará o Vasco. Não sabemos se seremos os primeiros. Nem quem será nosso adversário. Será que não é melhor perdemos agora para o Flamengo e ganharmos quando o negócio for para valer. Eu sei que nunca é bom perder clássico, mas é uma questão de supertição. No outro jogo, vínhamos de derrota pela Copa do Brasil e eles de vitória pela Libertadores. Agora aconteceu o contrário. Sou a favor de colocarmos o time reserva. Pior é se vencermos assim mesmo (rs).
Yes, nós temos Caio, Bi, bi
Com o desfalque de Loco Abreu, suspenso pela expulsão na última rodada, o Botafogo deverá ir de Caio contra o Flamengo. O garoto revelou ao Globo Esporte ter ficado conhecido como “Yes” quando morou nos Estados Unidos. Outro apelido que Caio ganhou, este inventado por Joel Santana, é Papaléguas, numa referência à sua rapidez. Que neste domingo ele seja iluminado, como foi no último jogo contra nosso maior rival. E mesmo que não faça gols, faça aquelas jogadas pela linha de fundo ou entre na área e arrume um pênalti para nós. Porque o importante é que vençamos. Por meio a zero, com um gol de mão roubado. Lembrando que o jogo contra o Flamengo será no Engenhão. Os jogos no Maracanã foram suspensos por conta de problemas nas catracas no jogo entre Flamengo e Vasco.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Vitória não pode encobrir defeitos graves
quarta-feira, 17 de março de 2010
Nota de Esclarecimento
Sou jornalista, diplomado, registrado e sindicalizado. Não sou curioso, não sou paraquedista e nem pago para fazer comentários na rádio dos outros. Nunca escondi de ninguém quais são os meus times de coração, e não vejo por que esconder só por que estou atuando como jornalista esportivo. Trato todos os times de Campos com imparcialidade e sempre fui profissional em tudo o que faço. Porém, depois de algumas informações desencontradas é bom deixar claro que tenho acompanhado o Goytacaz com todo o respeito e imparcialidade que o time merece. Aproveito para informar que as minhas fontes para notícias do time da Rua do Gás são fervorosos torcedores do Goytacaz. Colho notícias do site Comunidade Azul e Branco, do próprio site do Goytacaz, do site Ururau, do site NF10 e do meu amigo e cronista esportivo Adilson Dutra. Como puderam perceber todas as minhas fontes são torcedores doentes do Goytacaz. Eventualmente uma repórter, ou um repórter do jornal apura matérias diretamente com o presidente Zander Pereira ou com algum diretor do time, pois eu sou editor de esportes, e como tal, raramente apuro matérias, só mesmo quando necessário e em situações emergenciais.
Portanto fica aqui esclarecido para os torcedores do time da Rua do Gás, que se por acaso algo publicado no jornal O Diário, os desagradou, é melhor procurar primeiro com os sites citados acima ou com os dirigentes do Goytacaz, pois nada que sai publicado é diferente da verdade e do que é dito também por todas essas fontes.
Quero agradecer e me desculpar com os companheiros do Estrela Solitária no Coração por ter usado esse espaço para este esclarecimento. Prometo que isso não vai se repetir.
Cássio Peixoto
terça-feira, 16 de março de 2010
Alessandro será reintegrado
Agora, o Santa Cruz
Botafogo e Flamengo na mídia
Muita badalação numa semana decisiva não é bom. Ontem o técnico do Botafogo, Joel Santana, gravou entrevista no Programa do Jô, que será exibida nesta terça-feira (16). Menos mal que o nosso adversário de domingo também vem ocupando a mídia sistematicamente. Domingo Adriano apareceu no programa dominical noturno da Vênus Platinada. E ontem no jornal das 8, o assunto era a relação de Vágner Love com traficantes. Na semana em que o Botafogo venceu o Flamengo, de virada, pela semi-final da Taça Guanabara, Pet foi entrevistado no programa matutino do Loiro José. E deu no que deu.
segunda-feira, 15 de março de 2010
Muita chuva, pouco futebol

sábado, 13 de março de 2010
“Treino é treino, jogo é jogo”
No treino do Botafogo antes do jogo contra o São Raimundo, Joel mexeu na equipe. Tirou o grosso Fahel e colocou o habilidoso Caio. O time titular venceu o time reserva por 4 a zero. Na partida à vera, o resultado foi 4 a 3. O ataque, com Caio e Edno, funcionou. A defesa, com o popozão Antônio Carlos e o sem jeito Danny Morais, deu pane. Será que o time reserva do Botafogo é pior do que o São Raimundo, do Pará, atual campeão da Série D do Campeonato Brasileiro? Ou como dizia o campista Didi: “Treino é treino, jogo é jogo”.
Joel treina de cinza e ainda tem dúvidas para escalar
O técnico Joel Santana ainda não definiu o time que vai enfrentar o Olaria neste domingo, às 17h, no Engenhão, com transmissão pela tv aberta. Joel, que usou a camisa cinza do fatídico jogo com o Vasco no último treino, tem três desfalques para esta partida: Fábio Ferreira, Marcelo Cordeiro e Herrera. No lugar de Herrera, não tem mistério, entra Caio. O substituto de Marcelo Cordeiro deve ser Gabriel, mas Somália e Eduardo (Argh!) também podem entrar jogando. Na defesa, Wellington, Fahel, Antônio Carlos e Danny Morais brigam por três vagas. Sandro Silva, que teve boa atuação na quinta-feira, praticamente garantiu a titularidade. Edno, que também esteve muito bem, deve ficar mais uma vez no banco.
sexta-feira, 12 de março de 2010
Vencemos, mas São Raimundo quase fez milagre
É preciso melhorar. E, nitidamente, o time é outro com Caio em campo. Edno entrou bem, incomodou a defesa adversária e, aos poucos, também vai ganhando espaço. O meio-de-campo já teve gritante diferença com Sandro Silva no lugar de Eduardo. Sandro, mesmo não sendo craque, dá outro dinamismo ao setor. E ainda teve "estrela" ao fazer gol logo na primeira partida como titular, o que ocorreu também com o zagueiro Danny Morais.
Que venha o Santa Cruz e sua fanática torcida cobra-coral.
domingo, 7 de março de 2010
Próximos Jogos
Quinta-feira, às 21h30, São Raimundo, no Engenhão pela Copa do Brasil. Domingo, às 17h, Olaria, no Engenhão, pelo Carioca, com transmissão pela tv aberta. Fábio Ferreira, Marcelo Cordeiro e Herrera, suspensos, não jogam. No outro domingo, clássico contra o Flamengo.
Derrota merecida
O Botafogo fez uma péssima partida neste domingo. Não mereceu, em nenhum momento, vencer o Fluminense. Foi dominado toda a partida. Ganhou um gol, num pênalti bobo de Maicon em Wellington, que Guerrera converteu. No segundo tempo, Fred fez um golaço- ele havia perdido um gol feito na primeira etapa. E Mariano virou depois de jogada individual do garoto Wellington Silva. Resultado justo.
O futebol tem dessas coisas. Quando parecia que o Botafogo, que ficou com um a mais em campo após a expulsão de Conca, ia vencer sem merecer. O Fluminense conseguiu a virada. A noite não foi boa para os argentinos. Guerrera também foi expulso num lance em que nem mesmo cometeu a falta. O juiz quis compensar a expulsão de Conca, que também não merecia o cartão vermelho direto. A falta foi para cartão amarelo.
Espero que o Joel, que reconheceu que o time tem defeitos, use este jogo para fazer as alterações que o time precisa. O Eduardo não pode ser titular. Com Sandro Silva, Somália, Renato Cajá, Caio e Edno no banco. Temos muitas opções. O Lúcio Flávio já esgotou minha paciência. O Fahel, apesar da função tática, deixa o time ruim só com sua presença.
Não estou satisfeito. É triste reconhecer, mas não merecíamos vencer. Nunca é bom perder. Mas pelo menos perdemos quando podíamos perder. Se fosse na época do Nilton Santos, ele nem sairia de casa no outro dia. Para o “Enciclopédia” perder um clássico era uma vergonha.
sexta-feira, 5 de março de 2010
Valeu pelos três pontos!
terça-feira, 2 de março de 2010
Joel avisa: “Não nasci para ser vice”
A entrevista que o técnico Joel Santana concedeu ao Luís Roberto de Múcio nesta segunda-feira (01), durante o programa ‘Bem Amigos’, do Sportv, repercutiu nesta terça-feira no Globo Esporte, que lançou o quadro histórias do Papai Joel. Numa delas Joel fala: “Não nasci para ser vice”. E diz que, assim que chegou à General Severiano, molhou a mão na estátua do manequinho e pediu sorte.
Em outra passagem, Joel comenta que até o cardiologista dele pede a entrada de caio no time. Para o jogo de quinta-feira contra o Duque de Caxias, Joel, que completará 100 jogos pelo Botafogo, tem apenas uma dúvida. E justamente a entrada ou não de Caio no time titular, já que El Loco disputará uma partida pela Seleção Uruguaia nesta quarta e chegará ao Rio seis horas antes do início do jogo, às 21:50h, no Engenhão.