quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Obrigado meu pai por me fazer Botafogo!

Na terça-feira passeando pelo Facebook ao lado de minha filha Luiza, de cinco anos, apareceu uma imagem de um vídeo do Botafogo. Tratava-se de um vídeo de despedida do Dória. Minha filha falou: Pai, perai que eu quero ver este vídeo. Ela viu o vídeo, eu falei com ela que Dória tinha ido embora, ela perguntou: Pai, e o "Tanque"? Ali eu percebi que realmente Luiza é Botafogo!

Ao perguntar pelo atacante argentino Ferreyra, Luiza procurava uma referência. No meio da conversa, já tínhamos comentado sobre Jéfferson. Falei com ela que Jéfferson estava na seleção. E ela retrucou: Então Jéfferson voltou para o Brasil? Ela ainda não entende que um jogador pode servir ao seu país, sem precisar sair do clube.

O que Luiza procurava era um ídolo para ter motivos para torcer para o Botafogo. Depois de Loco Abreu e Seedorf, o Botafogo ficou órfão de uma estrela que incentivasse os torcedores. Jéfferson é um craque, mas por jogar no gol acaba não representando o que a torcida espera, que é alguém para levar o time. Torcer para goleiro é difícil.

Nesta quarta-feira quando o Botafogo estava sendo eliminado da Copa do Brasil, lamentávamos, meu pai, minha irmã e eu, a falha do goleiro Andrey, que saiu errado da meta e permitiu o gol do adversário. Por diversas vezes repetimos meu pai, minha irmã e eu: O que será do Botafogo sem Jéfferson?

Pobres de nós mortais em subestimar o Botafogo. Subestimar a força deste clube Glorioso! Falei de estrelas, mas para que mais estrelas se já temos uma linda a brilhar no nosso escudo, o mais belo do mundo, e a iluminar nossos caminhos? Como disse Gabriel: Aqui é Botafogo! Tem de respeitar.

Luiza já está dormindo, mas pela manhã não vou contá-la em detalhes o que aconteceu no Castelão. Não foi conto de fadas. Vou vestir a camisa alvinegra com orgulho. Porque criança aprende com o que a gente faz e não com o que a gente fala.

Júlia na barriga de Nilcea, prestes a nascer, se Deus quiser, também vai ter esta honra de torcer para o time da Estrela Solitária. O que eu vi ontem, em 33 anos de vida e mais de 20 de futebol, foi incrível. Uma prova de que não devemos desistir do Botafogo.

2 comentários:

  1. Wesley, hoje será muito difícil dormir!
    Emoção indescritível!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, André. Estou até agora acordado. Nunca havia vivenciado uma emoção desta!

    ResponderExcluir