sábado, 20 de setembro de 2014

Com as bençãos de Nilton Santos e Criciúma

Minutos antes do jogo chega uma mensagem do Maurício pelo WathsApp perguntando sobre o samba de 89. Explico: No lançamento do livro do amigo PC Guimarães semana passada em General Severiano, conheci o ídolo do Botafogo, autor do gol do título que acabou com um jejum de 20 anos. Comentei com ele que a música, Samba do Senta, que tocava no som ambiente do evento era de autoria minha. Ele gostou tanto que pediu que eu fizesse uma sobre 89.

Chego à casa dos meus pais e a partida já havia iniciado há um minuto. Ouço uma voz grossa e percebo que é ele, Paulinho Criciúma, quem está comentando. O Botafogo tem uma história com Criciúma, a cidade. Na Taça Brasil de 68, que só acabou em 69, com o Fogão campeão, o time da estrela solitária teve um embate com o Metropol, equipe da cidade catarinense. Os detalhes vocês podem pesquisar na internet. O que ficou de folclore foi que o Metropol, eliminado pelo Botafogo, depois de ser goleado, ganhar um jogo, ver um jogo interrompido e marcado para o dia seguinte, no qual não pôde comparecer, pois bem, o Metropol, de Criciúma, teria jogado uma praga no Botafogo, semelhante à que Arubinha, do Andaraí, jogou no Vasco. E este seria o motivo do Botafogo ter ficado 20 anos sem conquistar um título oficial.

Mas quanto ao jogo deste sábado, tem mais um fato curioso. Apareceu no estádio um senhor muito parecido com o Nilton Santos. E foi para ele, Nilton Santos, que eu rezei quando Zeballos partiu para cobrar o pênalti resultante em boa jogada de Wallyson após pela saída de bola de Jéfferson. O paraguaio bateu bem e fez. Antes, o Botafogo havia levado uma bola na trave. No que minha irmã, que assistia ao jogo comigo, meu pai e o cachorro Biriba, comentou: “É, o Botafogo hoje está com sorte”.

Sim, sorte porque o garoto Sidney, que estava perdido em campo e já havia levado o cartão amarelo no 1º tempo, voltou para o 2º tempo e não foi expulso. Lembrando que nos últimos jogos, o Botafogo sempre teve um jogador expulso no início do 2º tempo. Sidney acabou sendo substituído discretamente quando o Botafogo sofreu o gol de empate, em outro pênalti, cometido pelo argentino Bolatti, que não viu o adversário antecipar-se a ele, errou o chute e derrubou-o na área. Penalidade bem cobrada pelo veterano Paulo Baier, de quase 40 anos, que adora marcar contra o Botafogo.

O Criciúma ainda teria um gol mal anulado, do mesmo Paulo Baier, que estava em posição legal, mesma linha, ou até mesmo atrás. André Bahia foi esperto, recuou e deixou Paulo Baier à frente, depois da bola sair do pé do adversário. E, ainda bem, o bandeirinha marcou, compensando os erros recentes contra o Botafogo. Empate fora de casa, mas a pontuação ainda é muito aquém. Apenas um ponto no segundo turno. Pelo menos encerramos a série de derrotas seguidas. Teremos dois jogos consecutivos no Maracanã, quinta, às 19h30, contra o Goiás; e domingo, às 16 horas, contra o Grêmio. Hora de nos recuperarmos para chegarmos mais tranquilos e com mais apoio da torcida para o 1º confronto contra o Santos pela Copa do Brasil, dia 1º de outubro, também no Maracanã.

2 comentários:

  1. Wesley, mais um jogo tenso para a gente até o final. Precisávamos da vitória, mas que o empate sirva para quebrar tantas derrotas fora.
    Agora é pensar no Goiás, quinta-feira. Vamos jogo a jogo, é o jeito.
    Em relação ao livro do PC, agradeço a você a lembrança, trazendo um para mim. Gostei bastante.
    Sobre o samba de 89, ficarei na torcida para que você componha logo. Com certeza fará sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Já começou a ler o livro, André? O samba d 89 já tá pronto, faltando gravar num estúdio. Quanto ao Botafogo, os resultados da rodada foram bons, mad ainda estamos numa situação bastante complicada, visto q só estamos fora do Z4 pelo número d vitórias e saldo, graças àquela goleada d 6 a 0. Somos o segundo time q mais perdeu, 12 derrotas, só ficando na frente do Palmeirad, q é o lantetna, mas está há apenas um ponto da gente. Tem mais d um time com 23 pontos e também mais d um time vom 24. Em uma rodada, tudo pode mudar. O negócio é se afastar dos últimos colocados e tentar conseguir chegar mais longe na Copa do Brasil, a esperança d título num ano difícil. Penso q serão necessários menos pontos para não cair este ano. E acho q o Jóbson vai nos ajudar nesta saga d novo, já q devemos perder o Sheik.

    ResponderExcluir