segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ainda não acabou mas estamos quase lá


O campeonato ainda não acabou para o Botafogo. O time fez sua parte e muito bem. E manteve vivo o sonho de disputar a Libertadores. Claro que o ideal seria estarmos disputando o título, como estávamos até certa rodada do Brasileirão, mas como disse a torcida em razão das circunstâncias, a Libertadores virou obrigação. Quem sabe não fazemos igual ao Atlético Mineiro, que depois de anos sem disputar a principal competição continental, se sagrou campeão.


Mas antes temos de secar a Ponte Preta quarta-feira na Argentina. A Ponte tem um histórico desfavorável. Foi vice-campeã várias vezes do Paulista. Não é possível que será agora que quebrará o encanto. Uma coisas destas não pode acontecer ao Botafogo, que merece a vaga na Liberta. É muito mais time que a Ponte, que não é à toa que caiu no Brasileiro.


O Lanús é um time cascudo, vem bem na temporada e tem o Santiago, carrasco do Fluminense, que perdeu um gol incrível na 1ª partida, que terminou empatada em 1 a 1. E se a Ponte tem um histórico desfavorável, o Lanús já foi campeão da antiga Conmebol.


Ao saber que se o jogo terminar empatado vai para a prorrogação – na final da Sul-Americana não tem saldo qualificado – fiquei mais tranqüilo. Porque se fosse direto para os pênaltis era perigoso. Na prorrogação, vai vencer o time que tiver mais condições físicas. E or argentinos são sempre determinados neste quesito.

Quanto ao jogo de ontem, destaco o show da torcida, que impressionou o técnico Oswaldo do Oliveira, que na entrevista após o jogo disse que se surpreendeu quando entrou em campo. Se torcida não ganha jogo, é certo que a presença maciça de torcedores no estádio motiva os jogadores a fazerem uma partida melhor. E isto pôde ser visto na vontade de Lodeiro, que sejamos justos, nunca deixou de se dedicar, na bela partida do Júlio César. E na alegria de Seedorf, que salvo engano fez seu primeiro gol de cabeça pelo Botafogo.


Esperamos agora que em se confirmando a vaga na Libertadores que Seedorf e Oswaldo permaneçam no clube. Jéfferson e Lodeiro vão para a Copa e contamos com eles de volta também. Que a base, que é muito boa, seja mantida. Ah, Bruno Mendes prá mim também tem de ficar. E que sejam feitas contratações fortes, como de um atacante matador. Não ouvi falar mais sobre o Jorge Wagner, que parece que ele já acertou. O Lucas, lateral-direito, está voltando. Enfim, temos condições de fazermos uma boa campanha na Libertadores. Esperamos reencontrar com o rubro-negro e nos vingarmos da goleada na Copa do Brasil. Para terminar, deixo vocês com duas letras de músicas que fiz para o nosso amado Botafogo:


Dá-lhe Fogão
Dá-lhe Fogão
Ô, ô
Quero ver gol, comemorar
Laiá
Hoje é dia de alegria
O Botafogo vai ganhar
(BIS)

O jogo vai começar
Quero ver raça e amor
Não pode ter bola perdida
Honrem a camisa e o torcedor
(BIS)

***

Botafogo, Botafogo
Orgulho do meu coração
Botafogo, Botafogo
É lindo te ver campeão
(BIS)

O meu time tem história
Títulos e tradição
É o clube que mais cedeu
Jogadores à Seleção

No Bi-campeonato Mundial
A base era o meu Fogão
E no Tri lá no México
O artilheiro foi Jair Furacão


Botafogo, Botafogo
Orgulho do meu coração
Botafogo, Botafogo
É lindo te ver campeão
(BIS)


20 vezes campeão carioca
Tem dois títulos brasileiros
Campeão sul-americano
De torneios no mundo inteiro

Esse é o meu Glorioso
Alvinegro vencedor
Tua estrela solitária
Ilumina o nosso amor


Botafogo, Botafogo
Orgulho do meu coração
Botafogo, Botafogo
É lindo te ver campeão
(BIS)


Por Wesley Machado
Fotos: Bruno de Lima/ LANCE!Press

4 comentários:

  1. Pois é....Com o Botafogo, tem que ser assim. Aguardaremos até quarta para saber se, enfim, retornaremos à Liberadores. Mas, independentemente do que acontecer na Argentina, tenho minhas opiniões, que são diferentes dos amigos do blog.
    1- Há tempos venho lendo opiniões de vocês sobre Oswaldo de Oliveira. Muitas críticas e palavras pesadas. Respeito, mas nunca concordei. Cometeu alguns erros sim, mas sem ele não chegaríamos ao G-4. E tem mais: ele saindo, como infelizmente deve ocorrer, não vejo nenhum nome melhor. O único na minha opinião, que é o Cuca, não sai do Galo.
    2- Seedorf. Torço e muito para sua permanência, embora ache bem difícil. Deve ir para o Milan ser técnico. Mas encerrou seu ciclo no Glorioso sendo o jogador decisivo e fundamental que sonhamos. Teve altos e baixos sim, mas que não os teve neste campeonato longo e maluco? Fará falta.
    3- Podem ir embora: na minha opinião, alguns jogadores não deixariam saudades caso fossem jogar em outras freguesias. São eles: André Bahia, Hyuri, Lima, Rodrigo Defendi, Lucas Zen, Henrique e Alex.

    Volto depois para outras considerações.

    Saudações!!

    ResponderExcluir
  2. Netão, meu amigo, técnico é aquela coisa, e isto vale para o Oswaldo: Quando o time perde, colocamos a culpa nele, quando ganha, condescendemos. Mas é inegável que ele fez um bom trabalho. Ganhamos o Carioca. Ele lançou vários garotos, vide o caso do Vitinho, o mais emblemático, e outros, como o Gegê, Octávio e Daniel. Também penso que não temos nome melhor no mercado. Em se confirmando a classificação para a Libertadores, confesso que torço para ele ficar. Realmente, o Cuca seria o nome ideal, pela identificação que tem com o Botafogo e que já demonstrou ter carinho pelo clube. Outro bom nome seria o de Marcelo Oliveira, que já jogou no Botafogo e também tem identificação. Mas se Oswaldo sair mesmo, o nome mais viável é o de Tite, que já demonstrou interesse em treinar um clube do Rio. Como Fluminense e Vasco foram rebaixados, mesmo ele afirmando em entrevista que não tem importância treinar um time da Série B, penso que trata-se de hoje um técnico de ponta e que não seria lógico descer o patamar. Se bem que o Fluminense teve o Parreira como treinador na Terceira Divisão.

    Quanto ao Seedorf, vi a entrevista dele - ótima por sinal, como era esperado - no programa Bola da Vez da ESPN, que você como fã do esporte deve ter visto também. E quando perguntado se ele treinaria uma equipe brasileira, Seedorf disse que não, que os clubes brasileiros têm a péssima mania de demitir técnico depois de três derrotas. Portanto, quem sonhava - e eu sou um deles - em ver Seedorf técnico do Botafogo, ficou frustrado. Realmente há grande possibilidade dele ir para o Milan. Mas considero que só no meio do ano. Afinal ele tem contrato até junho/julho e disse em entrevista ontem após o jogo que pretende continuar o trabalho. Seedorf não é cara de descumprir contrato. Até lá tem muita água para rolar. Não penso que o ciclo dele no Botafogo se encerrou. Tem muito a dar ainda. Quando falo em ele ser técnico, penso que poderia ser jogador-treinador, uma revolução no futebol mundial, que já acontece em clubes pequenos, mas que em um clube grande não tenho notícia de ter ocorrido. Seedorf ainda está jogando em alto nível e tem, prá mim, pelo menos mais dois anos de futebol pela frente. O Juca Kfouri até fez uma pergunta a ele citando uma frase de Sócrates de que não é o jogador que abandona o futebol, é o futebol que abandona o jogador. E ele não entendeu. Mas o futebol ainda não abandonou Seedorf.

    Para terminar, em relação aos nomes que você citou para a barca, concordo com todos. Você foi muito preciso e escolheu verdadeiras barangas, como são chamados os maus jogadores. Vou em outra direção e faço um exercício que fiz com meu pai hoje lembrando de nomes que poderiam reforçar nosso time para a Libertadores (Há um Lanús no fim do túnel!)! Meu pai lembrou de Filllype Gabriel e Élkeson, este último muito contestado, mas que é melhor do que os temos atualmente (Detalhe: Penso que devemos insistir com o Bruno Mendes - O Elias faz uns golzinhos, mas tira a paciência com sua imobilidade). E eu lembrei do Herrera, que é a cara da Libertadores! O Loco Abreu também seria uma boa, mas já está veterano. Outro nome que foi ventilado foi o de Bruno César, ex-Corinthians, também ótimo jogador. O Jorge Wagner parece que já acertou, não tivemos mais notícias. No mais, é jogador para compor elenco.

    ResponderExcluir
  3. Só não concordo com o Tite. Odeio retranca. E o cara é mestre nisso. Ou então em empatar jogos em 0 a 0. Meu técnico de preferência colocarei no post sobre a saída de OO.
    Abraço forte

    ResponderExcluir
  4. Realmente, Netão, o Corinthians do Tite empatava muito, principalmente em 0 a 0. Aliás marcava muitos poucos gols. Vendo por este lado... Mas é fato que ele deu um padrão de jogo ao time, que não à toa foi campeão brasileiro, da Libertadores e do Mundial de Clubes.

    ResponderExcluir