quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Pai do atual técnico do Flamengo teve papel fundamental no Jogo do Senta

Recorte de jornal da época com a foto de jogadores do Flamengo sentados.

A determinação para que os jogadores do Flamengo se sentassem no gramado, numa partida do Campeonato Carioca do ano de 1944 contra o Botafogo, partiu dos dirigentes Marino Machado e Francisco Abreu, do time da beira da lagoa, conforme declaração a época do técnico Flávio Costa, que não teria concordado com a iniciativa, apesar de ter tido de acatar a decisão. A afirmação foi consubstanciada pelo jornalista botafoguense Roberto Porto, em crônica em seu blog de 30 de abril de 2009. Mas o que veio à tona agora é que a ordem foi executada pelo então capitão da equipe rubro-negra, Jayme, pai do atual técnico do Flamengo Jayme de Almeida. A revelação, feita pelo próprio técnico do Flamengo, está contida na entrevista que o treinador concedeu ao repórter Silvio Barsetti. A reportagem foi publicada nesta quinta-feira (19) no jornal Estado de São Paulo, o “Estadão”.

O pai do atual técnico do Flamengo, também Jayme.

Na entrevista, Jayme de Almeida diz que o fato não tem relação com o que acontece atualmente com o grupo Bom Senso. “É bem diferente. Aquilo foi um protesto contra a arbitragem”. Apesar desta declaração, no título da matéria, está descrito que o Flamengo teria germinado o movimento do Bom Senso FC, numa artimanha do editor. Jayme acusa o golpe e reconhece que a atitude dos jogadores do Flamengo em sentar em campo foi uma verdadeira vergonha. “Meu pai não gostava de falar do assunto, ficava constrangido. Nunca passei por isso. E não concordo com o que foi feito. Hoje em dia uma atitude como aquela seria um escândalo.” O técnico do Flamengo revela que o pai dele, que era o capitão do time, foi o maestro da sentação. “Ele era um dos líderes do Flamengo. Pelo que ele me contava, também cercou o árbitro para reclamar do gol irregular e depois pediu aos colegas que sentassem em campo. Foi dizendo: 'Vamos sentar no gramado, todos, vamos, vamos!' Não iam mais continuar a partida, que foi encerrada”.

69 anos depois, jogadores do Flamengo voltaram a sentar em campo.

A comparação do Jogo do Senta com o Movimento Bom Senso F.C. se deu porque na antepenúltima rodada do Brasileirão 2013, os jogadores se sentaram em várias partidas. No jogo do Botafogo, os jogadores preferiram ficar ajoelhados.

Jogadores do Botafogo se recusam a sentar e preferem ficar ajoelhados.

O Jogo do Senta, que completará 70 anos em 2014, será tema de um livro do jornalista Paulo César Guimarães. O livro será editado pela Editora Livros de Futebol, do botafoguense César Oliveira, que deu o provocativo subtítulo: "A verdadeira origem do chororô".

Para saber mais sobre o Jogo do Senta, clique no link a seguir: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_do_Senta

Detalhe para os moradores da região norte-noroeste do Rio de Janeiro, Jayme pai seria de São Fidélis, conforme está na mini-biografia do ex-jogador na Wikipédia.

Imagens: Reprodução do Blog do PC e do Blog do Leitesf.

Por Wesley Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário