segunda-feira, 1 de abril de 2013

Em defesa dos Estaduais

Ultimamente e nos últimos anos só se fala no fim dos Estaduais. Eu sou a favor dos Estaduais. Um exemplo de sucesso é o Campeonato Carioca, com sua fórmula enxuta, a melhor de todas. Prova do sucesso do Carioca é que Vasco e Flamengo trocaram de técnicos porque não foram bem no Estadual. Se o Estadual não fosse importante, não haveria motivo para a mudança de técnico. Outro exemplo é o Palmeiras, que levou uma goleada de 6 a 2 do Mirasol e entrou em crise por causa disto.

Por falar em Campeonato Paulista, a comparação com o Campeonato Carioca, mostra que o Estadual do Rio é melhor em sua fórmula. A já tradicional Taça Guanabara, assim como a Taça Rio, enfim, os dois turnos, dão um charme especial ao campeonato. No Paulista, classificam-se oito para um octogonal, como se fosse uma quarta-de-final. Isto praticamente garante os grandes na fase final. Por isto que eles optam por disputar com times reservas, os que estão envolvidos em outros campeonatos, como a Libertadores. No Carioca, por ser de tiro curto, um ou dois tropeços de um grande pode deixá-lo de fora da fase final. No Paulista, apesar da média de público, mesmo tão baixa como o do Carioca, ser um pouco maior do que este, os clássicos não têm tido tanta emoção como no Carioca. Um exemplo são os vários 0 a 0. Ontem Corinthians 2 x 1 São Paulo de virada quebraram a sequência de três empates sem gols em clássicos.

Os que defendem o fim dos Estaduais argumentam que os mesmos atrapalham a preparação dos times para campeonatos ditos mais importantes, como a Libertadores. Podem até ser mais importantes, mas não quer dizer que são tão melhores. Tem muito time ruim na Libertadores. E a prova de que os Estaduais também tem jogos difíceis, são os tropeços dos grandes. No Rio, Vasco e Flamengo já perderam para times pequenos e mais de uma vez. E aí está a graça dos Estaduais. O Estadual é onde pode acontecer o imponderável. O Estadual também serve para ligar o alerta para, este realmente um campeonato bem mais importante, que é o Brasileiro.

Wesley Machado

Um comentário: