![]() |
Maurício Assumpção, a imagem de um Botafogo sem ambição / Foto: AE |
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Pensar em 2013?
Zagueiro Brinner entra na seleção do Cartola FC da rodada

Charges antigas mas que dizem muito sobre a atualidade (Por Mario Alberto, do Lancenet)
Vocês se arrependem de ser botafoguenses? É, porque o Seedorf deve estar arrependido de ter vindo para o Botafogo.


Acabou a paciência. Fora Oswaldo!

Não tem mais jeito. Não tem como Oswaldo continuar à frente desse time, que foi um bando em campo hoje diante do São Paulo, partida em que fomos goleados pelo elástico placar de 4 a zero e ainda tomamos olé.
Tomamos o gol com cinco minutos de jogo num lance em que Fábio Ferreira falhou, Brinner foi driblado, assim como o goleiro Jéfferson. O time até tentava alguma coisa, mas não conseguia penetrar na defesa adversária. Tivemos dois pênaltis a nosso favor não marcados. Mas foi melhor assim. Depois explico o porquê.
Oswaldo voltou para o segundo tempo com o mesmo time. Demorou para mexer. E do outro lado, Ney Franco tirou um cabeça de área e colocou o rápido e habilidoso Oswaldo, que marcou o segundo gol do tricolor paulista. O São Paulo se empolgou, foi para a frente e marcou o terceiro no abafa com Lucas. Luís Fabiano, autor do primeiro gol, provocou Renato colocando a mão no queixo do jogador do Botafogo. Começou o olé e tomamos o quarto gol já no final.
A situação ficou insuportável. Está na hora da diretoria demitir o Oswaldo, que, como sempre, estava apático à beira do campo, como o time. Seedorf saiu, a princípio machucado, mas acredito que tenha ficado com vergonha de jogar nesse time. Deve estar arrependido de ter vindo para o Botafogo. Nunca deve ter perdido tanto na vida.
Já são oito derrotas no campeonato, o mesmo número de vitórias. Uma campanha irregular que mostra que o time não tem muitas pretensões. O goleiro Jéfferson já jogou a toalha e não mediu palavras para criticar o time. Se não fosse ele, perderíamos de muito mais. Ele mostrou claro descontentamento ao não tentar fazer o pênalti no quarto gol.
Tivemos algumas chances, com Élkeson, por exemplo, numa cobrança de falta muito bem defendida por Rogério Ceni. E numa bola que Brinner chutou para fora com o gol aberto.
Mas o retrato do jogo foi Élkeson brigando com a bola cercado de cinco adversários, uma clara mostra do falho esquema do futuro ex-técnico do Botafogo.
Em outro lance, Élkeson entrou pela linha de fundo e como costuma se dizer, nem chutou nem cruzou, provando que ele não é atacante.
Por mim trazia o Loco Abreu para técnico.
Postado por Wesley Machado.
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Onde mora a estrela
Gostaria, sinceramente, de escrever um texto alegre, pra cima. Infelizmente não é o caso. Acabamos de levar uma chicotada de 4x0 do São Paulo. Aliás, o Botafogo conseguiu a proeza de já estar fora da luta pelo título antes de o primeiro turno acabar. Ou alguém, em sã consciência, acreditava, lá pela 17ª, 18ª rodada, que ainda teríamos chances de levantar o caneco? Bem pior que a esdrúxula campanha de 2011, quando saímos do Brasileirão nove rodadas antes do fim.
Alguma coisa está errada. Muito errada. E colocar o dedo na feriada é o que mais temos feito aqui no Estrela Solitária, ao longo desses 36 meses. Só espero, mesmo, que não estejamos perto de uma indesejável coincidência: no ano que o Blog foi criado brigamos até o fim contra o rebaixamento. E fomos salvos, em boa parte, graças a excelente fase do problemático Jóbson. Ser campeão não vai dar. Libertadores? Fica pra depois. Agora, descer, seria demais!
No que depender de mim, Wesley Machado, Cássio Peixoto, Neto Cordeiro, Leonardo Alvarenga e Iatha Anderson, retratados quase "fielmente" na caricatura agora estampada por aqui, continuaremos nossa missão de amar o Botafogo em qualquer circunstância. Seja roendo as unhas diante da TV ou no Engenhão, extravasando nos posts, ou vestindo orgulhosamente nossa camisa - a de escudo mais belo do mundo. Afinal, temos a Estrela Solitária no Coração.
Postado por Álvaro Marcos.
Falta de atacantes do Botafogo vira piada em quadro do Globo Esporte
Postado por Wesley Machado.
Jobson é a solução??
Postado por Neto Cordeiro.
Botafogo, Política e Eleições

Chegamos ao fim do mês e setembro já está na porta, logo vem outubro e as eleições. Passeando pela rede encontrei que o ex-zagueiro do Botafogo e da Seleção Brasileira, Gonçalves, é candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo DEM com o número 25.095, uma alusão ao título brasileiro que conquistou com o Botafogo.
Temos outros casos de pessoas ligadas ao Botafogo, que foram candidatos, alguns deles foram eleitos, como o ator botafoguense Stepan Necersian, que hoje é deputado federal e chegou a ser acusado de ter envolvimento com o bicheiro Cachoeira. O próprio Túlio Maravilha que se apresentou segunda-feira ao Botafogo foi vereador por Goiânia.
Recentemente, foi ventilada a hipótese do presidente Maurício Assumpção ser candidato a vereador, o que não se confirmou. Agora falam que ele pode ser candidato a deputado .
Na apresentação de Seedorf, o prefeito vascaíno Eduardo Paes se aproveitou da situação para aparecer bem. Ele que recentemente espinafrou os flamenguistas e, de quebra, sacaneou um tricolor (vejam o vídeo aqui).
Outro político também era muito ligado ao Botafogo. O ex-prefeito do Rio, César Maia, que tem o filho Rodrigo Maia, candidato agora a prefeito da cidade. César Maia era declaradamente botafoguense e foi na gestão dele que o Botafogo ganhou o Engenhão. Dizem também que o também ex-prefeito carioca, Marcello Alencar, também era botafoguense.
Outra pessoa vinculada ao Botafogo, que tem ligação estreita com a política é o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, o maior instituto de pesquisas eleitorais.
Em Campos, temos um candidato a vereador que se registrou Ramos Botafogo. Temos outros casos, como na Paraíba, estes em referência ao Botafogo de lá. Em Pernambuco, temos dois candidatos à prefeito, inclusive uma mulher, que usam Botafogo no registro eleitoral, mesmo não tendo Botafogo no nome.
E vocês votariam em alguém só porque tem o nome ou a trajetória ligada ao Botafogo?
Postado por Wesley Machado.
Botafogo encara São Paulo no Morumbi

Nesta quinta-feira (3)), dia do aniversário do blog, o Botafogo encara o São Paulo, às 21 horas, no Morumbi. Esperamos que tenhamos motivo para comemorar, pois a rodada até certo ponto ontem foi boa. Atlético-MG e Fluminense empataram, o Vasco perdeu, tudo bem que para o Grêmio, que está subindo; mas o Inter também perdeu.
Se vencermos hoje voltamos ao 6ª lugar, empatados em número de pontos com o próprio São Paulo, que tem mais vitórias. Por isso a importância de um resultado positivo no jogo desta quinta. Infelizmente, teremos o desfalque de Andrezinho, um dos que vinham jogando melhor no time, junto do Seedorf. No lugar de Andrezinho vai entrar Cidinho, que é muito fraquinho e no qual não confio muito. Mas até que ele pode fazer uma boas jogadas e conseguir uma falta por exemplo.
Na lateral direita também não teremos o Lucas, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Seu substituto será o Lennon, que não tem agradado muito. O que mata o time são esses desfalques. Nas próximas partidas não teremos Jéfferson e Lodeiro, que irão para suas respectivas Seleções.
Vamos indo. Aos trancos e barrancos. E tentando almejar alguma coisa nesse campeonato.
Postado por Wesley Machado.
Aniversário de 3 anos do Blog nesta quinta-feira

Hoje, quinta-feira, 30 de agosto de 2012, é o dia do aniversário do Blog “Estrela Solitária no Coração”, que está completando três anos no ar. Como todos sabem, mas não custa lembrar, o blog surgiu de uma ideia minha incentivada pelo Álvaro Marcos, que criou o blog. Naquela época, no ano de 2009, o Botafogo lutava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O entusiasta da blogosfera, Vitor Menezes, tricolor, chegou a dizer que a criação do blog seria para uma “terapia em grupo”, tamanho o sofrimento pelo qual passávamos. O blog foi crescendo. Ganhou novos colaboradores e atualmente esta aí com uma boa média de visitas por dia e leitores assíduos.
Vocês devem ter reparado que mudei o layout e coloquei um banner com a caricatura dos colaboradores mais assíduos. Na barra lateral tem a identificação de todos eles. Esperamos que continuem acessando o blog e façam cada vez mais e mais comentários. E que o blog tenha ainda muitos mais anos de vida!
Postado por Wesley Machado.
domingo, 26 de agosto de 2012
Botafogo mais uma vez não consegue ganhar do Flamengo

Botafogo teve mais posse de bola mas pouco chegou ao gol do Flamengo.
Onde está escrito que o Botafogo não pode ganhar do Flamengo? Deve ter algum contrato assinado, alguma coisa que impeça o Botafogo de ganhar do Flamengo. Não é possível. Vi só o segundo tempo, no qual o Botafogo dominou grande parte, mas não “agredia”, como costuma dizer os boleiros, não criava chances e não finalizava. Pelos melhores momentos da etapa inicial, parece que o Flamengo criou mais chances. No final do jogo, uma bola na trave e o resultado acabou ficando de bom tamanho.
Tivemos ainda um contra-ataque, mas Élkeson, como sempre, desperdiçou. Seedorf até tenta fazer alguma coisa, mas o time não ajuda. Renato joga só para ele. E Andrezinho perdeu um gol feito. Lucas, quando mais precisamos dele, falha. Esse Amaral é um brucutu, só sabe marcar. O Lodeiro que estou gostando. Tem buscado algo diferente. Pode dar certo.
Arbitragem cirúrgica do Péricles Bassol, que falou com o Íbson: "Deixa comigo." Achei até que ia inventar um pênalti para o Flamengo. Mas deve ter ficado com vergonha. Mas inverteu várias faltas para amarrar o jogo do Botafogo e um escanteio, com o auxiliar da linha de fundo, o flamenguista Marcelo de Lima Henrique. O pênalti anulado no primeiro tempo foi acertado. Vágner Love estava claramente impedido.
Só achei que poderia ter sido marcado um pênalti a favor do Botafogo. Um jogador rubro-negro, que não consegui identificar bem -acho que foi o Gonzalez ou o Cáceres - se jogou em cima de Renato dentro da área. De qualquer maneira, o Botafogo tem um grave problema e deixou de ganhar também porque não tem ataque. Élkeson lembra o Herrera. Briga com a bola. O Oswaldo tinha de ter colocado o Sassá. Tinha direito a mais uma substituição e não a usou.
Andrezinho torceu o tornozelo e é dúvida, assim como Brinner, que também saiu machucado. Aliás, o Brinner prá mim já ganhou a vaga. Partida segura, muito melhor do que Antônio Carlos e Fábio Ferreira. Um dos dois vai ter de esquentar banco. Eu radicalizava e coloca Brinner e Dória. Lucas levou o terceiro amarelo e também está fora da próxima partida. Márcio Azevedo fez mais péssima partida, não tem mantido a regularidade.
Havia informado no post anterior que o jogo contra o São Paulo seria na quarta-feira. Pois era o que estava marcado. Mas vejo que será na quinta, às 21h. Deve ter sido transferido. Espero que o fim do jejum contra o Flamengo no Brasileiro venha na última rodada do campeonato, de preferência com uma vaga na Libertadores, porque título ficou muito difícil. A não ser que o time engate uma sequência de vitórias. Vamos ver!
sábado, 25 de agosto de 2012
Botafogo e Flamengo na Globo

sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Taça BH de Juniores: Botafogo vence Palmeirense e passa às oitavas
O Botafogo confirmou na noite desta sexta-feira sua classificação às oitavas de final da Taça BH de Juniores. Jogando no estádio Mário Lobo, em Ponte Nova, o time do técnico Jair Ventura, filho de Jairzinho, derrotou a equipe do Palmeirense, de Minas Gerais, pelo placar de 3 a 1. Os gols da vitória botafoguense foram marcados por Gegê, Gilberto e Vitinho.
Com o resultado, o Botafogo terminou sua participação na Chave C da competição como um dos melhores terceiro colocados, com 11 pontos, o mesmo número de pontos do Corinthians, perdendo no saldo de gols.
Com informações do site Globoesporte.com
O Botafogo é a minha vida

quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Sassarica!

Pois bem, Sassá pode ser uma opção interessante para a frente - melhor do que o Willian por exemplo. Trata-se de um jogador rápido e habilidoso. Vi algumas partidas dele no Brasileiro Sub-20 e na Copa SP de Futebol Júnior no ano passado e gostei do que vi. Não tive a mesma impressão no jogo contra o Bahia, mas é assim mesmo, o jogador demora a amadurecer.
Mas é muito bom ver o Botafogo revelando jogadores e dando oportunidade aos meninos da base, por mais que muitos deles não vinguem. Como é o caso de Cidinho, que ainda não me convence. Fiquei feliz ontem também por ver o garoto Jéfferson ter uma oportunidade no time.
Detalhe: Rafael Marques não teve fratura no tornozelo, mas está fora do clássico contra o Flamengo. Antônio Carlos também não joga. Eles se juntam a Maŕcio Azevedo, Vitor Júnior e Fellype Gabriel no departamento médico. Por sua vez, Amaral volta de suspensão.
Jéfferson novamente convocado para a Seleção
Depois de ficar de fora da Olímpiada, o goleiro Jéfferson, do Botafogo, mostrou prestígio com o técnico Mano Menezes; e pelas últimas boas atuações voltou a ser convocado para a Seleção Brasileira de Futebol para os amistosos contra a África do Sul e a China, nos dias 7 e 10 de setembro, respectivamente. Mas Jéfferson terá a concorrência pela titularidade do goleiro do Corinthians, Cássio, que também foi convocado, este pela primeira vez. Por conta da convocação, o goleiro do Botafogo vai desfalcar seu time em duas rodadas do Brasileirão, contra Cruzeiro, em casa; e Náutico, fora, dias 5 e 9 de setembro, respectivamente.
Lodeiro é convocado para a Seleção Uruguaia e também será desfalque
Outro desfalque do Botafogo no mesmo período será o meia Lodeiro, que marcou seu primeiro gol pelo clube ontem. Ele foi convocado para a Seleção Uruguaia, que vai disputar jogos contra Colômbia e Equador, dias 3 e 11 de setembro, respectivamente, pelas Eliminatórias. Sendo que Lodeiro ainda poderá ficar de fora do jogo contra o Internacional dia 12/09. O centroavante Loco Abreu, agora no Figueirense, também foi convocado para a Celeste. No último amistoso do Uruguai, Loco começou como titular e Lodeiro nem mesmo foi aproveitado.
Deu orgulho de ser botafoguense

Lodeiro fez a jogada e finalizou para o terceiro gol.
Poderia dizer que caímos de pé, mas isso é coisa flamenguista quando é eliminado da Libertadores. Devo dizer que deu orgulho de ser botafoguense. Minha mulher diz que o Botafogo não me dá nada, que eu não ganho nada com o Botafogo. Pois eu digo que o Botafogo dá sentido à minha vida. Para se viver é preciso que a vida tenha um sentido. E esse sentido para mim é o Botafogo. Mas vamos deixar de pieguice e vamos ao que interessa.
No jogo de ontem, o Botafogo foi o Botafogo que gostamos de ver. Partindo prá cima, buscando o gol a todo custo. Pena que no momento do vídeo azarento, vindo de Mossoró-RN, com a música “Ninguém Cala”, tomamos o gol. Já havíamos marcado com Seedorf, depois ampliamos com Renato e Lodeiro, que entrou muito bem, mudando a partida. Foi por pouco. Não deu. Fomos desclassificados e não é conversa de perdedor, mas achei melhor assim. Agora poderemos nos focar no Brasileirão.
Domingo teremos o clássico contra o arqui-rival Flamengo. E já está na hora de acabar com esse tabu, que dura mais de 10 anos sem ganhar deles pelo Brasileiro. O time ganhou a torcida com a dedicação e entrega de ontem. Vamos com moral para o clássico. Antônio Carlos se machucou e é dúvida, assim como Rafael Marques. Estávamos com problemas nesses setores, que são defesa e ataque, mesmo e, quem sabe, quem entrar dê conta do recado.
domingo, 19 de agosto de 2012
Zaga mais sem vergonha do que a Gabriela

Pois bem, a charge também falava do esquema do Oswaldo. No último post, um comentário que acredito ser do André, da Uenf, comentava sobre a fragilidade da nossa zaga. E eu chego à conclusão depois do jogo de hoje, que quem é sem vergonha é essa zaga do Botafogo. Tomar um gol num lançamento de um zagueiro e com um jogador dominando a bola na linha de fundo? E o que foi aquele gol no final da partida?
Culpado por dois gols foi o lateral esquerdo Lima, que entrou no lugar de Márcio Azevedo, contundido. O problema não é só no miolo. Os laterais também estão mal. O segundo gol saiu pelo lado direito da nossa defesa. Os cabeças de área também não marcam ninguém. Jádson pelo menos se apresenta para o jogo. Mas o Amaral parece perdido. E ainda vaiam o Renato que, machucado, não jogou.
Mais uma ótima partida do Andrezinho, o único que joga nesse time, ao lado do Seedorf, que sabe o que faz com a bola. Élkeson me irrita e Rafael Marques entrou bem mais uma vez, arrumou o pênalti. Jefferson, não fosse ele estávamos mais fudidos do que as mulheres de Gabriela.
Quarta temos o Palmeiras pela Sul-Americana. Confesso que não sei se é melhor nos desclassificarmos logo. E domingo, o clássico contra o Flamengo, que pode até nos passar se vencer. Só falta essa.
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Melhor rodada do campeonato
O Botafogo ganhou e o Flamengo perdeu. Não bastasse isso. O Fluminense, que está acima, empatou com o Cruzeiro, que foi ultrapassado por nós. O Grêmio perdeu para a Portuguesa em casa, que vingou o Brasileiro de 96. O São Paulo também perdeu (3 a 0 para o Náutico). Subimos e voltamos ao sexto lugar. O que prova que não estamos tão mal das pernas assim.
Sobre o jogo, a entrada de Rafael Marques, deu outra gás à equipa. Foi Rafael Marques que fez o lançamento para o gol de Élkeson. Depois o mesmo Rafael Marques fez uma jogada que resultou na perda de bola do adversário e arrancada de Seedorf para o gol, o segundo dele no Botafogo. Mas o problema é que Rafael Marques não joga de centroavante. E continuaremos com esse problema. Mas não é hora de reclamar. É hora de comemorar!
Fábio Ferreira, por incrível que pareça, jogou bem. E Renato, que se escondeu boa parte do jogo, como vem fazendo, saiu vaiado pela torcida. Cidinho é menor do que o número na camisa, mas às vezes faz umas jogadas bonitas, o que empolga a torcida, que apesar da vitória não poupou o técnico Oswaldo de Oliveira, que vai se segurando no cargo.
Ainda tem muito campeonato pela frente. No domingo enfrentamos o líder Atlético Mineiro, jogo esse que será às 16 horas e será transmitido pela Globo do Luís Roberto, que fez questão de no final da transmissão de ontem destacar que o Flamengo tem um jogo a menos. O Galo também perdeu ponto na rodada - empatou com o xará goiano fora. Estamos há 12 pontos deles e podemos começar a tirar a diferença domingo. Nesta quinta temos de secar o Inter contra o Corinthians no Pacaembu e o Vasco contra o Coritiba em São Januário.
Vamos Fogão! Dá para ser campeão!
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Tá fogo? Sorria!
Não gosto e não costumo postar em dia de jogo. Fiz isso domingo e apenas empatamos com a Portuguesa, tudo bem que fora de casa; mas com todo respeito à Portuguesa, a Portuguesa é a Portuguesa. Do técnico Geninho, que após empatar com o Flamengo disse que nunca mais pegaria um Flamengo tão debilitado. Poderia ter dito a mesma coisa do Botafogo. Nunca mais pegaria um Botafogo tão debilitado.
Estou falando isso por que em 2010 na semana da decisão do Carioca contra o Flamengo, fiquei a semana toda sem nem mesmo ler uma notícia sobre o Botafogo nem assistir programa esportivo. Deu certo. O Botafogo ganhou o Flamengo com dois gols de pênaltis, cobrados por Herrera e Loco Abreu; e Jéfferson ainda defendeu um pênalti de Adriano. E fomos campeões, no que foi nosso último título, sem contar Taças Guanabaras e Taças Rios, que se tornaram constantes nos últimos anos, mas que para mim não podem ser considerados títulos.
Pois bem. Depois desse nariz de cera, digo porque me inspirei para escrever hoje (quarta-feira, 15), dia do jogo contra o Sport no Engenhão, às 21 horas, jogo esse que a torcida não deverá comparecer em bom número pelo horário ingrato que é. Enfim, vamos aos finalmentes.
O Globo Esporte de hoje me fez morrer de ri com o quadro “Chico Torcedor”, que soube há pouco tempo que é filho do Sidney Rezende. Procurei o vídeo no site do Globo Esporte, mas ele ainda não está disponível – quando estiver vou postar aqui prá vocês.
No quadro, torcedores, sempre interpretados pelo Chico, de Flamengo, Vasco e Fluminense discutem – peguei o quadro do meio pro fim e não sei dizer exatamente o quê, mas acredito que seja sobre quem tem o melhor artilheiro do campeonato, já que Vágner Love, Alecssandro e Fred estão empatados na artilharia do Brasileirão com oito gols cada.
Aí entra Chico vestido de Loco Abreu, com a camisa do Figueirense, o cabelo comprido e de barba, falando. “Ustedes tienes que abrar!”. No que vem uma pessoa, que parece um segurança, de terno preto, também interpretado pelo Chico, e diz que a conversa está restrita a torcedores de times cariocas.
E Loco levanta a camisa do Figueirense e mostra uma camisa azul por baixo com o escudo do Botafogo, beija o escudo e diz: “Eu sou Botafogo!”. E o segurança responde: “Mas o Botafogo não tem ataque!”. E Loco: "Oooswaaaaldo!"
Como diria o campista Evaldo Braga: "Sorria (...) que o dia será bem melhor!"
Vou constatando o óbvio ululante e torcendo para que todos, incluindo eu, queimemos a língua daqui prá frente!domingo, 12 de agosto de 2012
Feliz Dia dos Pais!

Primeiro jogo do Projeto Gol 1000 de Túlio Maravilha será dia 15 de setembro em Juiz de Fora
