sábado, 25 de abril de 2020

Jornalista japonês que mora no Brasil afirma: "Com chegada de Honda nome do Botafogo ficou bem mais conhecido no Japão"

Honda na estreia dele pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
O site do Lance publicou neste sábado (25/04) uma reportagem sobre um possível e relativo efeito no Japão da contratação de Honda pelo Botafogo. O repórter Sergio Santana entrevistou Hiroaki Sawada, jornalista japonês que mora no Brasil.

- A repercussão no Japão foi muito grande. O Botafogo é um dos quatro maiores clubes do Rio de Janeiro e está no G12 do país. No Japão, muitas pessoas acompanham o futebol carioca por conta do Zico. Com a chegada do Honda o nome do Botafogo ficou bem mais conhecido no Japão, com certeza. Saiu em vários lugares. Para nós é muito bom poder divulgar o futebol brasileiro a partir do Honda - afirmou Hiroaki.

A contratação de Honda foi anunciada pelo Botafogo no dia 31 de janeiro de 2020. O atleta se apresentou ao clube no dia 7 de fevereiro de 2020, iniciou os treinos e estreou pelo Botafogo no dia 15 de março de 2020 com um gol de pênalti contra o Bangu no estádio Nilton Santos. Esta foi justamente a última partida antes da quarentena.

A reportagem do Coleção Botafogo ouviu Claudio Tadashi, brasileiro, pesquisador do futebol, que mora no Japão. Ele contou que um post de Honda sobre o Brasil no dia 12 de abril no Twitter repercutiu no Japão. “O Honda lamentou que os brasileiros estivessem saindo às ruas em meio à pandemia. E a notícia repercutiu aqui”, disse Tadashi.

Com uma foto de uma aglomeração numa manifestação de apoiadores ao presidente Bolsonaro, Honda escreveu o seguinte em tradução do Google: “Esta é a situação no Brasil onde estou agora. A realidade é que muitas pessoas dizem que o colapso econômico é uma crise com risco de vida e não a nova Corona. Você não sabe a resposta correta quando isso acontece”, postou o atleta do Botafogo.

Tadashi lembra ainda que Honda é garoto propaganda de uma famosa marca de refrigerante no Japão. “Já há um tempo e continua sendo. Tem uma propaganda onde ele desafia a pessoa a jogar jokenpo, que é o nosso pedra, papel e tesoura”, informa o brasileiro que mora no Japão e tem um Podcast sobre Futebol Carioca, o Camisa Oito, nome em homenagem a Didi, que jogou no Botafogo e é natural de Campos dos Goytacazes-RJ, onde Tadashi morou por alguns anos.

Reportagem: Wesley Machado (Com informações do Lance)

Nenhum comentário:

Postar um comentário