segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Olhar para o ano que vem

Fim de ano chegando e nada de bom para a torcida do Botafogo festejar. Vice estadual com a humilhante goleada de 4x1 para o Fluminense, eliminado precocemente da Copa do Brasil pelo Vitória em pleno Engenhão, fora da Sul-Americana na primeira fase com o revés diante do timeco do Palmeiras e sem chances de título no Brasileirão desde o primeiro turno.

Matematicamente, ainda dá para sonhar com a vaga na Libertadores. Um devaneio. É nítido que o time não tem fôlego para conseguir a classificação. Para não dizer que o ano foi um fiasco total, o alvinegro conquistou a ... Taça Rio!!! Dê o primeiro toque no teclado do computador quem considera esse título digno de ser contabilizado.

Legal, esse ano, foi ver Seedorf envergando a 10. Bacana também o Jeferson - e até o Lucas - na Seleção Brasileira. Promissor o fato dos garotos Dória, Jadson e Gabriel hoje serem titulares. E novos guris pedem passagem, casos de Cidinho, Jeferson Paulista, Vitinho, Sassá... Caio foi bem no Figueirense, Alex teve destaque no Joinville. É a prata-da-casa de volta. Palmas.

Sim, há outros jogadores interessantes. Andrezinho é um deles. Toque refinado, inteligente, ótimo na bola parada. Renato também desfila elegância, às vezes misturada com uma certa indolência. Fellype Gabriel, inteiro, é útil taticamente. Antônio Carlos e Marcelo Mattos, experientes, têm peso quando saem do departamento médico para o campo.

O elenco, como um todo, não é ruim. Tampouco desprezível. Faltam, evidentemente, peças. Os apenas razoáveis laterais não têm reservas. Na zaga, só Fábio Ferreira, muito preocupado com o penteado, e o becão Brinner não completam o setor. Falta gente ali. Lodeiro e Elkeson podem, e devem, ser opções no banco de reservas. Bruno Mendes é aposta. Jobson, incógnita.

Lennon, Lima, Amaral, Vitor Júnior e Rafael Marques, por motivos diversos, não reúnem condições mínimas de pertencer ao grupo. Ou algum leitor se predispõe a defendê-los? Se Loco Abreu vai voltar, há dúvida. Poderia acrescentar em termos de experiência ofensiva. Só é preciso um raio-x de suas condições físicas, abaladas ultimamente.

No clube firmou-se uma base. É preciso reforçá-la. Nas laterais, no miolo de zaga e, obviamente, no ataque. Carências existentes desde janeiro, na pré-temporada. Por que, então, até agora, outubro, não foram supridas à altura? Daqui, pequena observação: o treinador tem "carta-branca", manda e desmanda. Apoiado por Anderson Barros e sob o olhar passivo da diretoria.

Para melhorar, é urgente sair da inércia. Os responsáveis pelo comando do futebol precisam, e é dever deles, cobrar. Se o clube honra compromissos, tem de exercer a prerrogativa do "outro lado da moeda" e exigir melhorias. O fiasco que se anuncia completo em 2012 não está só na conta de Oswaldo de Oliveira. Quem corrobora, é mais culpado. Que em 2013 seja diferente.

Postado por Álvaro Marcos

2 comentários:

  1. Um Botafogo competitivo e que chegue para vencer títulos, passa por uma mudança de postura da diretoria na contratação de jogadores com o perfil vencedor que o clube precisa.
    A espinha dorsal para 2013 deve ter Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Gabriel, Andrezinho e Seedorf, dois atacantes de peso ou, ao menos um atacante goleador.

    ResponderExcluir
  2. Já joguei a toalha... perdi o tesão de imaginar algo melhor para o Botafogo esse ano, com esse time que está aí. Se acontecer uma arrancada espetacular, pode até ser, mas se ficar oscilando assim, periga terminar o ano no meio da tabela de novo

    ResponderExcluir