sexta-feira, 2 de abril de 2010

Carioca é obrigação

Muitos vão culpar o técnico Joel Santana pela derrota por 3 a 2 para o Santa Cruz que resultou na eliminação precoce do Botafogo na Copa do Brasil. Mas Joel fez o que a torcida costuma pedir. Colocou Caio, já no intervalo, no lugar de Eduardo, que vinha sendo vaiado. Depois a torcida pediu Edno. E Joel atendeu. Mas tirou o jogador errado. Lúcio Flávio estava bem. Tinha dado o passe para o primeiro gol de Herrera. Sua saída desarrumou o meio campo. Caio ficava muito lá na frente. E Edno até voltava para buscar a bola, mas não funcionou. Depois Joel sacou o limitado Fahel, que tinha levado um amarelo. Tirou o jogador certo, mas colocou em seu lugar o garoto Gabriel, que entrou para jogar no meio, posição que não é a sua. Embolou com Marcelo Cordeiro, que também não repetiu as boas atuações. O time se desorganizou. Se bem que naquele momento não havia mais tática. Era só vontade. E a vontade maior foi do Santa Cruz. O Botafogo saiu atrás no placar, empatou, levou mais um gol, empatou de novo, mas não resistiu ao bombardeio do Santa. Jéfferson não estava num bom dia. Falhou nos dois primeiros gols. No primeiro, um chute rápido de fora da área. A bola quicou na sua frente. No segundo, um chute cruzado. A bola bateu nele e entrou. Jéfferson, em entrevista após o jogo, disse que “era para ser uns cinco”. Realmente, ele ainda salvou algumas bolas que seriam gols certos. Claro, ele ganha prá isso. Mas tudo bem, ele tem crédito. Joel no intervalo comentou que a Copa do Brasil é uma competição difícil. E que aquele era o jogo da vida dos caras. Ah, o Santa Cruz ainda perdeu um pênalti no final do primeiro tempo. Elvis cobrou e Jéfferson defendeu. Herrera brigou até o final. Mas seus dois gols não foram suficientes. Loco Abreu deu um belo passe de calcanhar para o primeiro gol. Emfim, que a eliminação sirva de lição. Ainda não aprendemos, apesar de ter acontecido também no ano passado. O Carioca agora é obrigação.

4 comentários:

  1. Escrevi no meu blog a minha crônica do "acontecimento". Não tem como negar, Joel errou tudo hoje, começando pela escalação do Eduardo. Depois recuando o Lúcio, que como eu disse várias vezes no meu blog, ou joga perto dos atacantes ou não joga, pra ele ser um volante tira e bota um volante de verdade. A Saída de Eduardo para a entrada de Caio foi benéfica, o que prejudicou foi o recúo do 10, no caso deveria ter adiantado o 8, e recuado o 2 pra zaga, ou então ter feito logo 2 substituições, tirava o Fahel e botava o Alessandro lá atrás, com o Somália de 2º volante. Edno destruiu o time: não defendeu - entrou pra fazer o papel de Lúcio de linha com o 2 alas e não fez -, não armou e na única chance que teve chutou bizonhamente. NO seu texto, muito bom e sucinto - um dia serei assim - você esqueceu de mencionar que o 1º gol foi assistência do Lúcio, e que o 2º foi um passe de Abreu que conseguiu achar, de costas e de cabeça, o Herrera por trás.
    Meu comentário completo está aqui:http://thiagojpdark.blogspot.com/2010/04/joel-jefferson-e-edno-o-trio-heroico-da.html

    Abraços, e continuo seguindo o blog!

    ResponderExcluir
  2. Leandro Guerreiro, pavoroso! Barração não seria exagero.
    E o Joel reinventou o Eduardo. Esse rapaz tem padrinho (s) forte (s) em General Severiano.
    O time todo jogou muito mal.
    Tomar 3 gols e ser eliminado pelo Santa Cruz, no Engenhão, é o fim da picada!

    ResponderExcluir
  3. Thiago, não esqueci de mencionar o passe do Lúcio para o primeiro gol de Herrera. Quanto ao segundo gol do argentino, tinha esquecido. Realmente El Loco deu uma casquinha na bola após lançamento do Leandro Guerreiro, que deu mole no terceiro gol. Antônio Carlos, que esteve bem no primeiro tempo, também ficou vencido no lance. Sobre o Edno, gosto dele, mas entrou meio perdido. Isso é prá nós torcedores aprendermos que nem sempre o que queremos é o que dá certo em campo. Fizemos uma breve enquete na semana passada e maioria votou no esquema 4-3-3. Joel, contrariando seus princípios, colocou um time ofensivo no segundo tempo. Tudo bem que começou escalando mal com Eduardo de início, como você disse. Mas não vamos chorar o leite derramado. Temos de ganhar o Carioca e nos redimir. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. Iatha, não vi quem ficou no banco nesta quinta além dos que entraram. O Sportv começou a transmissão em cima da hora, depois do jogo do Grêmio. Mas o Joel não tem relacionado o Renato Cajá. Nos últimos jogos, o Eduardo vinha ficando no banco e, para minha surpresa, entrou jogando ontem. Confesso que comecei torcendo contra. Não posso admitir que o Botafogo ganhe um jogo com Eduardo em campo. Ele chegou até a chutar uma bola para o gol, após bela dominada no peito. Mas perdeu uma bola logo no início, que quase resultou num gol do Santa Cruz. Eduardo é muito displicente e se esconde do jogo. Não dá opção. Não joga nem em time pequeno. Sugiro que ele procure outro esporte para praticar. Fahel é outro, muito esforçado, coitado. Mão não leva jeito para o futebol. Enquanto o Botafogo tiver Eduardo e Fahel no time titular não ganha nada. Em relação ao Leandro Guerreiro, natural que falhe. Ele é o termômetro da equipe. Quando vai mal, o time perde. Mesma coisa o Lúcio Flávio. Ruim com ele, pior sem ele.

    ResponderExcluir