sábado, 2 de março de 2013

O dia em que eu fui xingado por um juiz

Véspera de um clássico decisivo contra o nosso maior rival, o Flamengo, conto a vocês uma história que se passou comigo hoje no jogo Goytacaz e Americano pela Série B do Estadual do Rio de Janeiro.

Lembram do Marcelo de Lima Henrique, aquele que arrumou um pênalti para o Flamengo na final da Taça Guanabara de 2008? Pois bem, ele foi o árbitro desta partida em que o Goytacaz venceu o Americano de virada pelo placar de 2 a 1.

Este jogo de 2008 ficou marcado pelo episódio que ficou conhecido como “chororô”. O Botafogo vencia o  Flamengo por 1 a 0, quando Marcelo de Lima Henrique inventou um pênalti para o rubro-negro num lance normal de jogo, um escanteio, onde os jogadores se enroscam uns com os outros.

O Flamengo empatou a partida no pênalti, o que descontrolou os jogadores do Botafogo, que desnorteado sofreu mais um gol, que garantiu a vitória e o título para o Flamengo.

Todos sabem o final desta história. No vestiário, os jogadores do Botafogo choraram, o que é normal no futebol quando se perde, ainda mais roubado.

Mas o fato ganhou uma grande repercussão pois alguns jogadores do Botafogo, acompanhados do então presidente Bebeto de Freitas, deram entrevista com lágrimas nos olhos.

A torcida do Flamengo chegou a fazer uma paródia da música do Botafogo que fazia um grande sucesso nos estádios.

E num jogo da Libertadores no meio de semana logo após o episódio do “chororô”, o atacante Souza, do Flamengo, ao marcar um gol fez um gesto com as mãos girando nos olhos, como se fosse um choro e o assunto repercutiu ainda mais.

Hoje se um torcedor reclama da arbitragem, os flamenguistas logo dizem que é choro.

Na falta de argumentos, se utilizam deste recurso, uma arma da flapress para impedir a liberdade de expressão dos botafoguenses.

Lembrando que em 2007 já havíamos sido roubados quando da anulação do gol legal de Dodô no fim da partida contra o mesmo Flamengo que nos garantiria o título.

A ditadura do chororô permanece até hoje.

Mas chegou o dia da vingança.

Sei que é comum xingar um juiz.

Mas comigo foi diferente.

Faltando alguns minutos para o final do 1º tempo entre Goytacaz e Americano.

Eu desci as arquibancadas e me posicionei no portão onde estava a ambulância.

Em frente à descida do túnel da arbitragem.

Fiquei aguardando o fim do 1º tempo.

Ele apita, cumprimenta os bandeirinhas, vem caminhando.

E eu me preparo para provocá-lo.

Pensei em chamá-lo de filho da puta.

Mas isto ele já estava acostumado a ouvir.

Ele foi chegando perto.

Eu respirei fundo.

E soltei:

- Marcelo de Lima Henrique seu gaveteiro!

Ele olhou e não falou nada.

Eu continuei:

- Você roubou o Botafogo em 2008!

Aí, ele enfurecido, pegou pilha e respondeu:

“Vai tomar no seu c...”

Eu não esbocei reação.

Mas por dentro senti uma imensa felicidade.

Estava vingado e pela primeira vez havia sido xingado por um juiz.

Escrito por Wesley Machado.

20 comentários:

  1. Realmente, ser xingado pelo árbitro é a glória, mas cá para nós, Wesley, que vocês botafoguenses são chegados à um chorôrô isso é inquestionável. Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Wesley,

    Não foi penalt em Fábio Luciano?(reveja o lance: http://www.youtube.com/watch?v=_rUc_yiBpUc

    Já viu....então quer dizer que o fato do cara quase tirar a camisa do Fábio Luciano não é nada, é coisa do jogo???? foi penalt, foi muito penalt....Agora se nossos assopradores de apitos quase não marcam esse tipo de coisa já é outra conversa. Se fosse ao contrario vc acharia errado também???? Pau que bayte em chico bate também em francisco, em 1989 também houve erro, gravissimo, e não vejo a mulambada chorando por ai....

    temos que aprender a sermos menos clubistas....

    sobre o fato com MLH, bom essa relamente é novidade, rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o texto Wesley, parabéns!

    Marcos Almeida

    ResponderExcluir
  4. Caro Zé do Rádio, continuo achando que não foi pênalti. O Ferrero até segura na camisa do Fábio Luciano, mas não a ponto de fazer o pênalti. Você vê que o Fábio Luciano, que é mais alto, malandro, se abaixa, mas nem mesmo cai. O próprio Luís Roberto diz: "Marcelo de Lima Henrique viu um pênalti"! Não é a toa que praticamente todos os jogadores foram no árbitro reclamar, quando isto acontece sabemos que os jogadores estão com a razão. Sobre 89, vc's choram até hoje sim!

    ResponderExcluir
  5. Gostou, Marquinhos? Que bom meu amigo. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkk, Boa Wesley, bela vingança.

    ResponderExcluir
  7. Boa Wesley. Vc lavou a alma da torcida botafoguense. Devriam fazer uma estátua sua e botar lá no Engenhão ao lado do Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho e os próximos que virão. E ainda tem framenguista que vem aqui negar as evidências. O que aconteceu em 2007, 2008 e 2009 foram as maiores vergonhas da história do futebol. Pela primeira e única vez num jogo foi marcado pênalti num empurra-empurra. E Marcelo de Lima Henrique fez muitas outras sacanagens naquele jogo. Bingo!

    ResponderExcluir
  8. Gostou meu amigo vascaíno Tárcio? Muito boa né? Valeu pelo comentário! Seja bem vindo e volte sempre!

    ResponderExcluir
  9. Valeu, grande PC! O melhor blogueiro do mundo!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Wesley!
    O PC Guima tem uma raiva da porra do sacripanta mulambo MLH...

    ResponderExcluir
  11. Ôche! Q honra! Não bastasse a visita do PC, recebo também a visita de outro grande blogueiro botafoguense, o Chico do Blog "Vou de Kombi"! Ô Chicão, meu velho! Prazer tê-lo por aqui.

    ResponderExcluir
  12. Choramos sim Wesley!
    Pq temos vergonha na cara e eles não!
    Ser torcedor do Framengo e fácil, pq eles adoram ser enganados que tem um time! Agora o hosso Botafogaço tem muita história para contar e verdadeiras e legítimas e eles não! Sempre ganhamos na garra com grandes jogadores que vestiram a camisa amarelinha e foram campeões...Graças ao Botafogo...graças a Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho e muitos outros! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  13. "Um homem também chora ...

    Guerreiros são pessoas
    Tão fortes, tão frágeis
    Guerreiros são meninos
    No fundo do peito...

    Eu vejo que ele berra
    Eu vejo que ele sangra
    A dor que tem no peito
    Pois ama e ama...

    É triste ver meu homem
    Guerreiro menino
    Com a barra de seu tempo
    Por sobre seus ombros...

    Não dá prá ser feliz
    Não dá prá ser feliz..."

    (Gonzaguinha)

    ResponderExcluir
  14. Amigo Wesley,.
    pensei em fazer o mesmo, mas estava tão cheio que desisti. Me senti vingado ao ler seu texto. Meu muito obrigado!!!!!
    FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  15. O AQIPOSSA avisou...

    Conforme o AQIPOSSA anunciou em Zico: A História de uma vida - Parte 2, Zico não tem motivos para comemorar seus aniversários.

    A turma mulamba, toda enfeitada, sai pelas ruas vestindo um pano de chão que serviria para comemorar o 60º aniversario de seu falso ídolo.

    Orgulhosos de suas arrogâncias, enganados como sempre pela FlaPress, não faziam idéia que a tragédia estava garantida.

    Não há festa que se conclua pelo lado rubro negro que o Botafogo não "bota" água no chopp.

    Desde seus 6x0 em 78, ao gol de Renato Sá em 1979 com medalhinha pronta e tudo para comemorar a quebra do récorde de 52 jogos sem perder, que acabou perdendo.

    De Maurício Anastácio, no segundo TRI vice do menguinho nos anos 80, em 1989, ao Loco Abreu com a cavadinha que impediu o TETRA, o Flamengo sempre festejou. Antes da hora...

    A FlaPress hoje, comedida na TV, tratou de defender o árbitro a cada lance errado, a maioria prejudicando o Botafogo. Mas ao constatar que realmente o árbitro era um perigo (e foi) para o Flamengo, só se segurou até os 25 do segundo tempo, quando tratou de repetir cada lance em favor do Flamengo que não era marcado.

    Sim, o árbitro errou muito, para ambos os lados, mas quem mais levou vantagem nisso foi o Botafogo. Ao menos dessa vez.

    Toda a festa arrumada, se transformou em tristeza. Há coisas que só acontecem ao... Flamengo.

    Não se pode negar, entretanto, que o time que jogou contra o Flamengo, não foi o Botafogo, mas sim, um time encarnado, bravio, incansável, destemido e sem a menor aparencia de que iria perder a partida.

    Também não se pode negar que em três anos, foi a primeira vez que vi o Botafogo jogar contra o Flamengo. A última vez, a Final da Taça Rio de 2010, de Loco Abreu, de cavadinho. Isso se deveu a diversos motivos, um dos principais, a arbitragem. Mas dessa vez, a sensação era diferente, algo dizia que ia "dar pé". E deu. Zico deu essa certeza. A festa mulamba antes do jogo deu essa certeza. O Botafogo deu essa certeza.

    Há coisas que só acontecem ao... Flamengo. O Botafogo perdeu a oportunidade de fazer mais um 6x0 na mulambada em mais uma festa alheia. Mas a bola não entrava. Ela levou exatos 90 minutos para entrar novamente no gol de Felipe, quer dizer, no gol que não tinha felipe. Foi necessário que não tivesse goleiro para que Vitinho carimbasse o fim da invencibilidade alardeada pela FlaPress desde o início do Carioca.

    Há coisas que só acontecem ao... Flamengo. E o juiz errou. À favor do Botafogo. Não nos gols, mas em lances. Mesmos lances que ajudavam apenas o mesmo time, repetidadas vezes, repetidadas épocas, repetidos campeonatos. Mas a FlaPress não pode reclamar. Não pode inverter o lado do Chororô. Ela blindou o árbitro no início do jogo ao afirmar que era um árbitro jovem e passível de errar.

    Engolirão a arrogância, tanto a FlaPress quanto o esgoto da Gávea.

    Engolirão novamente o Botafogo.

    O AQIPOSSA avisou...

    Um abraço, Wesley.

    ResponderExcluir
  16. O blog hoje está prestigiado. Primeiro o PC, agora o Mauro do "AQIPossa". Só falta o "01001000" do "Shoopa Shampoo", que aliás parece que vai encerrar as atividades. Não vamos permitir isto, Mauro! Unidos na luta contra a flapress!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns amigo....eu tambem sofri várias decepções com nosso BOTAFOGO...com vários gaveteiros alguem se lembra do campeonato do Fluminenense em 69 onde o Marco Antonio segurou o nosso goleiro Ubirajara..pois é o José Marçal Filho ...foi trabalhar como treinador do time do Fço Xavier Imóveis ea propina do jogo pasmem foi pago numa agência do antigo banco Boa vista agência Vista Alegre na estrada da agua grande no Rio ....sabe porque foi descoberta porque o Gerente era um botafoguense doente e eu era cliente do banco e ele me contou ....quanto a hoje e ontem estou de alma lavada pelo amigo haver sido xingado...e por ganhar-mos do Americano e hoje assistir a um novo Botafogo....determinado ousado sem medo e com uma garra estupenda lembrando o time de 89 comandado pelo Paulinho Criciùma...um abraço e .....Goytaaaaaaa,Foooogooooo.......

    ResponderExcluir
  18. Valeu, Dede! Denúncia importantíssima! Só uma correção: a final com o Fluminense foi em 71.

    ResponderExcluir