
sábado, 26 de junho de 2010
Uruguai é o 1º classificado para as quartas

quinta-feira, 24 de junho de 2010
Sonhar não custa nada

Marcelo Cordeiro na luta pela posição de titular

O lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro está com moral no Botafogo. O jogador, que aparece em destaque no site oficial do clube, é um dos mais dedicados nos treinos na Granja Comary, em Teresópolis. Ele vem sendo usado no time titular por conta da contusão de Somália. Jogador que mantém uma regularidade, Marcelo Cordeiro foi um dos destaques da conquista do título estadual, tendo marcado um dos gols da vitória sobre o Flamengo na semi-final da Taça Guanabara. Merece, sem dúvida, a titularidade, mesmo com a volta de Somália. Neste caso, Somália seria deslocado para a lateral direita, barrando Alessandro, que já está na hora de sair do time. Soube que a equipe titular goleou a reserva por 8 a zero no penúltimo treino. Joel colocou Caio, Jóbson e Herrera na frente. Ainda tem Maiocusuel para chegar e Loco Abreu, que está servindo à Seleção Uruguaia.
Botafogo vai bem nos Juniores
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Maicosuel é do Fogão!!

Alguns detalhes ainda impedem o anúncio oficial. A tendência, entretanto, é de que a diretoria do Botafogo confirme até quinta-feira o retorno de Maicosuel, com a sua apresentação na sexta.
Para ficar com Maicosuel, o Botafogo teria que pagar R$ 11 milhões ao Hoffenheim. Entretanto, na base da conversa, a diretoria alvinegro conseguiu reduziu o valor para cerca de R$ 9 milhões.Maicosuel sempre foi o sonho da diretoria alvinegra. Ele realizou um grande estadual no ano passado, mas acabou sendo negociado com o Hoffenheim, no meio do ano. Na atual temporada, o clube passou a trabalhar para contratar o atleta.
Na sua despedida do Botafogo, Maicosuel chorou na entrevista coletiva e disse que só retornaria para o clube alvinegro. Assim como aconteceu na apresentação de Jobson, a expectativa é de que uma enorme festa aconteça em General Severiano para o “Mago”.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Uruguai se classifica para as oitavas

E por falar em Copa do Mundo, o Uruguai do nosso atacante Loco Abreu se classificou para as oitavas de final após vencer o México pelo placar de 1 a O, gol de Suárez de cabeça. Nosso Loco não entrou na partida, assim como contra a África do Sul. Só o vimos falando com o técnico Oscar Tabárez e comemorando a classificação com os companheiros ao fim do jogo. Na estreia contra a França, Loco entrou, conversou com o juiz e tirou uma bola na barreira em cobrança de falta de Thierry Henry. Vale lembrar que a França, atual vice-campeã mundial, ficou de fora da segunda fase, assim como a anfitriã, África do Sul, do técnico Parreira e que já foi dirigida pelo nosso atual técnico Joel Santana. O Uruguai terminou em primeiro do Grupo A e, agora, espera a definição de quem será o segundo colocado do Grupo B, que tem Argentina, Nigéria, Grécia e Coréia do Sul. Com o primeiro lugar no Grupo B, o Uruguai deve escapar da Argentina, que deve ser a primeira de seu grupo. Portanto o Uruguai deve pegar Grécia, Coréia do Sul ou Nigéria, tendo boas chances de se classificar para as quartas-de-final.
Livro sobre derrubada de João "Sem Medo"

E por falar em 70 e em tempos de Copa do Mundo, outro livro que vale a pena ser lido é "Quem derrubou João Saldanha", livro de estreia de Carlos Ferreira Vilarinho que revela os bastidores da trama que derrubou o ex-técnico do Botafogo, que classificou o Brasil para a Copa do Mundo no México em 1970.
Livro sobre título de 89


Foi lançado ontem, no Salão Nobre do Botafogo de Futebol e Regatas, com a presença dos campeões de 1989, o livro "21 depois de 21" , de autoria de Rafael Casé e Paulo Sampaio e que conta a história de botafoguenses ilustres e anônimos que vivenciaram aquela conquista histórica diante do Flamengo. A ideia do livro é ótima, mas o título do livro contém um equívoco histórico, visto que a conquista de 89 acabou com um jejum de títulos que durava não 21 anos, nem mesmo 20 anos, considerando-se que o último título havia sido conquistado na tarde de 04 de outubro de 1969, quando da vitória por 4 a 0 contra o Fortaleza, que deu o título de Campeão da Taça Brasil de 1968, adiada por conta do AI-5, implantado pela ditadura militar no Brasil. Vale ressaltar que o Botafogo ficou sem ganhar título justamente num dos períodos mais conturbados da história do Brasil, quando pessoas eram presas, torturadas, assassinadas ou desaparecidas. Muitos foram exilados, outros se auto exilaram. Um dos que sofreram muitas perseguições e que fez parte dessa geração foi o jogador Afonsinho, barrado pelo reacionário Zagallo porque teria deixado a barba crescer. Afonsinho também ficou marcado por ter sido o primeiro jogador que lutou a favor do passe livre. Foi de Afonsinho um dos gols na goleada contra o Fortaleza em 69. Os outros foram de Roberto Miranda, um dos representantes do Brasil na Copa de 1970; e dois de Ferreti. Confira ficha técnica daquela partida:
21 anos depois
segunda-feira, 21 de junho de 2010
21 de junho

Hoje é dia 21 de junho de 2010! Para muitos, uma data como outra qualquer. Para o torcedor alvinegro, essa data é especial.
No dia 21 de junho de 1989, há exatos 21 anos, o Botafogo derrotava seu maior rival, o Flamengo, no Maracanã e encerrava um jejum de 21 anos sem títulos em General Severiano.
Para o botafoguense, um inveterado supersticioso, aquela noite reservava algo especial para o Glorioso. Vamos às curiosidades:
-O clube estava há 21 anos sem títulos.
-A data da final era 21/06/1989.
-A temperatura no Maracanã marcava 21ºC.
-O gol marcado por Maurício, após cruzamento de Mazolinha, saiu aos 12 (21 ao contrário) minutos do 2º tempo.
A campanha foi impecável: 14 vitórias e 8 empates. Campeão invicto!
Eis a ficha técnica daquela partida inesquecível:
Dia 21 de junho de 1989.
Estádio Mário Filho (Maracanã)
Botafogo 1 x Flamengo 0.
Gol de Maurício, aos 12 minutos do 2º tempo.
Juiz: Walter Senra.
Renda: NCz$ 302.592,00 (Trezentos e Dois Mil,Quinhentos e Noventa e Dois Cruzados Novos)
Público: 56.412 pagantes (68.671 presentes).
BOTAFOGO: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gotardo, Mauro Galvão e Marquinhos. Vítor, Carlos Alberto Santos e Luisinho; Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazolinha).
Técnico: Valdir Espinosa.
FLAMENGO: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos Nascimento e Leonardo. Aílton, Renato e Zico (Marquinhos); Alcindo (Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho.
Técnico: Telê Santana.
domingo, 13 de junho de 2010
Ex-técnico do Botafogo assume o Ceará
Em seu perfil no Twitter, o treinador comentou o desfecho da negociação:
-Depois de uma conversa agora a noite com os dirigentes, a partir de quarta-feira passo a comandar o Ceará Sporting Club.
Boa sorte ao Estevam, um batalhador; entrou numa tremenda fogueira ano passado ao sair do Barueri, bem posicionado no campeonato, para assumir um Botafogo em frangalhos, ameaçado pelo rebaixamento!
Sem contar que alguns jogadores de destaque no elenco foram contratados com a aprovação dele. Casos de Herrera, Loco Abreu e Somália; além de ter incorporado Caio ao elenco de profissionais.
Torcida por Jobson

domingo, 6 de junho de 2010
Enquanto isso na África do Sul…
Nosso atacante, Sebastián “El Loco” Abreu, treina pela Seleção Uruguaia na pequena cidade de Kimberley, a 460 quilômetros de Johannesburgo. Dos 736 jogadores que estarão na Copa do Mundo 2010, Loco Abreu é o que tem mais gols na carreira: 305. A estreia da Celeste Olímpica será no dia 11, contra a França. Faz mais alguns ‘prá’ gente ver camisa 13.
Demos mole outra vez
Nosso capitão Lúcio Flávio marcou um bonito gol
após contra-ataque puxado por Marcelo Cordeiro
O garoto Caio fez boa partida tática voltando p/ marcar
47 minutos e alguns segundos do 2ºtempo. O Botafogo vencia o jogo por 2 a 1, de virada, no Engenhão. O juiz tinha dado 3 de acréscimos. Escanteio para o Corinthias. E sofremos o gol de empate. Terminamos a rodada em 8º.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Complicamos um jogo fácil
Quando fizemos 2 a 0 hoje na Arena da Baixada, achei que conseguiríamos mais uma vitória importante fora de casa. Os gols de Herrera e Lúcio Flávio na primeira metade do primeiro tempo deram uma falsa ilusão de que o Botafogo ganharia o fraco time do Atlético Paranaense. Mas o gol de Paulo Baier, que entrou livre na zaga botafoguense, acendeu o time e a torcida rubro-negra. Fizemos um bom primeiro tempo e poderíamos ter ido para o intervalo com um placar mais elástico. Joel voltou com o mesmo time. E o gol de falta de Paulo Baier- novamente ele, no ínício do segundo tempo, mostrou as fragilidades do Botafogo. Fahel, que já tinha amarelo, foi expulso. E a situação se complicou com o gol de Alex Mineiro, após nova falha da defesa. Por incrível que pareça, Antônio Carlos fez falta. Wellington é muito mole. Deixou a defesa exposta. Fábio Ferreira foi prejudicado com o desentrosamento. Jéfferson colocou uma barreira enorme na sua frente e não viu a bola de Paulo Baier entrar. Depois fez golpe de vista em bola que quase entrou. Fahel pediu para levar o cartão vermelho. Já tinha feito falta em lance anterior à expulsão, que o juiz Paulo César Oliveira não viu. Culpa de Joel que não tirou Fahel no intervalo. O dinossauro Carpegiani tirou o Alan Bahia que tinha amarelo. Por falar em idosos, tomamos gol de dois velhos gagá, com quase quarenta anos, Paulo Baier e Alex Mineiro. Assim como foi uma vergonha empatar com o Vasco, que é inferior, foi uma vergonha perder para o Atlético-PR, que até a última rodada era o penúltimo na tabela. O Botafogo entregou um jogo ganho. Lúcio Flávio começou bem mas, como de costume, sumiu. Herrera se escondeu do jogo. O que acontece com o argentino? Desde que Loco Abreu saiu ele não faz uma boa partida. Edno foi muito bem, assim como Sandro Silva. Os dois procuraram jogo. Caio é o cai cai de sempre. Alessandro melhorou no segundo tempo. Leandro Guerreiro manteve a regularidade de sempre. Somália apareceu pouco. E Túlio Souza saiu com uma lesão grave no ombro. O apoiador chegou a desmaiar, por conta de uma queda de pressão. A temperatura no estádio era muito baixa e outros jogadores saíram machucados. A boa notícia é que Fahel não joga o próximo jogo, domingo, contra o Corinthians. Tomara que não volte nunca mais. Se os reforços não virem rápido, não vamos muito longe nesse Brasileirão. Maicosuel está perto de ser anunciado. A negociação com Jóbson se complicou. Precisamos de mais um cabeça de área e um zagueiro. Ah! E um lateral direito. porque o Alessandro é muito irregular. Só mais uma. O Marcelo Cordeiro não pode ficar no banco. Ele cruza bem e é uma arma importante. Agora prá acabar. O Edno também tem de ser titular. Pronto, vamos ver domingo. Do jeito que eu conheço o Botafogo vamos ganhar do atual líder do campeonato. Já são tr^^es jogos sem vitória. E o Botafogo é imprevisível. Perde jogos fáceis e ganha jogos difíceis. Se bem que o Corinthians não está com essa bola toda. Última informação: O Jorge Henrique e o Chicão se machucaram e só voltam depois da Copa.