domingo, 26 de julho de 2015

Boa, molecada!

Levando-se em consideração o possível e esquecendo - ora, que incoerência! - o imaginário, o Botafogo fez, sim, uma partida de razoável para boa contra o Bahia. Foram seis garotos em campo durante a maior parte do tempo. Mais de meio time; Jean, Dierson, Fernandes, Gegê, Octávio e Luís Henrique. E um esquema treinado duas, três vezes, no máximo, de congestionamento no meio-de-campo. Ainda por cima por um técnico interino, embora bastante promissor, que não jogou bola mas tem o DNA de um dos mais contundentes atacantes brasileiros: Jairzinho, o "Furacão da Copa de 70", ídolo alvinegro e verde-e-amarelo eterno.

Jair Ventura é estudioso e, não duvidem, botafoguense até o talo. Vibra, tem sangue preto-e-branco pulsando nas veias. Não à toa, tem muita gente no prestigiado espaço virtual www.fogaonet.com pedindo a efetivação dele. Talvez seja precoce, como também foi prematura a demissão de René Simões. A realidade é que Ricardo Gomes chega, salvo imprevistos, a partir do meio-de-semana. Ainda resta uma partida, umazinha, com o "treinador-tampão" no banco. E ele pode entregar o comando invicto, com o time na liderança, se vencer o Criciúma, de Petkovic, terça-feira, no ex-Engenhão - agora Estádio Nilton Santos.

Não dá para cravar que a escalação será a mesma deste sábado. É bem possível que, jogando em casa, a equipe tenha uma postura mais ofensiva. Cá pra nós, o esquema usado na Fonte Nova não foi ruim, não. Com mais treinamento e adaptação dos atletas, é uma alternativa bem interessante a ser analisada. O Bahia deu um sufoco inicial já esperado, mas sem grandes sustos. Jefferson, apontado como "salvador", fez algumas defesas realmente importantes em lances de bola parada, chutes de longe e numa saída arriscada. O Botafogo marcou bem, só atacou pouco. Em breve, quem sabe não equilibra? Valeu, e muito, o 1x1.

Um comentário:

  1. Caro amigo Álvaro,

    Que bom ter você de volta aqui com suas análises embasadas.

    Esperamos que retorne com mais frequência a este espaço, o qual fundamos juntos, ao lado do Neto.

    Sobre o jogo de ontem, considerei o time bem postado, principalmente no segundo tempo, quando os nossos jogadores acertaram a marcação com as boas substituições efetuadas pelo técnico interino, que tem surpreendido, mas acredito que uma hora vamos precisar de alguém mais experiente.

    ResponderExcluir