segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tu és o Glorioso!

Incontestável. É esta palavra, de pouco uso, a expressão perfeita para definir o título do Botafogo. Sobram argumentos para justificá-la; campeão dos dois turnos, melhor ataque, defesa menos vazada, time que mais pontuou na soma geral e a equipe de futebol mais vistoso. O fato de jogar com autoridade e ofensivamente, mesmo com a vantagem do empate, diante do atual campeão carioca e brasileiro também merece destaque.

O reflexo de Jefferson, a volúpia de Lucas, a firmeza de Bolívar e Dória, a maturidade de Júlio César, a garra de Marcelo Mattos e Gabriel, a aplicação de Fellype Gabriel, a entrega de Lodeiro, a genialidade de Seedorf e a superação de Rafael Marques formaram a base deste alvinegro vencedor. Sob a batuta do sereno Oswaldo Oliveira, quase sempre tranquilo mesmo nos momentos mais tensos vividos entre o fim de 2012 e o início deste ano.

Dá gosto ver o Botafogo jogar. É um orgulho que voltou a ser conquistado drible a drible, gol a gol, vitória a vitória, goleada a goleada. Na falta de um ou outro titular, não bate mais o desespero pela ausência de substituto à altura. Tem gente como Antônio Carlos, Renato, Andrezinho, Vitinho e Bruno Mendes esperando a oportunidade de voltar e não sair mais. Uma tranquilidade para treinador e torcedores. Há certeza de que o grupo é forte e sólido, sim.

Ontem, fora uns 10, 15 minutos de nervosismo, o Botafogo, de novo, sobrou. Teve contra si um grande adversário. Um dos melhores do país, ao lado de Corinthians e Atlético Mineiro. E enfrentou, novamente, uma arbitragem péssima deste execrável Marcelo de Lima Henrique. Um gol legítimo foi anulado com o jogo ainda empatado. Ele ainda marcou pênalti em lance que resultou em gol. Uma lástima, como sempre.

Árbitro à parte, o ataque funcionou com a intensa movimentação que lhe é característica. Fellype Gabriel (no primeiro tempo), Rafael Marques, Lodeiro e Seedorf (no segundo) desperdiçaram boas chances. Poderia ter sido, sem exagero algum, uns três, quatro a zero. Futebol para isso o time jogou. No fim, o grito de "olé". Seguido por "é campeão". Na alma de cada botafoguense, ecoa a glória de ser alvinegro. Hoje, ninguém cala esse nosso amor.

Álvaro Marcos

5 comentários:

  1. Álvaro, sei que o momento é de comemorar mas, além da arbitragem ruim do Marcelo de Lima Henrique, o destaque negativo ficou por conta do desrespeito da Globo, que deixou de mostrar a festa do Botafogo para passar as cobranças de pênalti do campeonato paulista. No mais, o time foi muito bem. Destaque para Jéfferson, sempre nos salvando, não fosse ele não estaríamos tão seguros na defesa - não lembro a última vez que levamos um gol; Lucas, muita vontade e determinação; Bolívar, um zagueiraço; Gabriel, o formiguinha; e Rafael Marques, autor do gol do título!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Wesley. Tomei um baita susto quando a transmissão passou para o Morumbi. No mais, é só alegria. Que venham, agora, conquistas maiores. Um abraço e saudações alvinegras.

    ResponderExcluir
  3. Claro, Álvaro. Não podemos parar por aí. Este time tem condições de nos dar muitas mais alegrias ainda.

    ResponderExcluir
  4. Maldita Globo!!! Ainda bem que tenho Sportv, mas e os botafoguenses que não tem..???
    Título lindo e merecidíssimo!
    Falta um 9 de respeito para irmos com tudo no Brasileiro. No mais, é só festa!!!

    ResponderExcluir
  5. Este grupo mostrou ter espírito vencedor, passando isso para a torcida, que estava bem confiante, mesmo antes da partida, que o título viria ontem. Concordo com a colocação do Neto que precisamos de um 9 que chegue para ser titular sem contestação. O que me preocupa é a situação financeira do clube em função da interdição do Engenhão.

    ResponderExcluir