terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nota de falecimento


O ex-atacante do Botafogo, Fernando Ferretti, morreu aos 62 anos em Araruama, na Região dos Lagos. Ele lutava contra o câncer e não resistiu após ser internado devido a uma forte pneumonia. Ferreti foi o autor de um dos gols na goleada de 6 a 0 do Botafogo contra o Flamengo em 1972 e o artilheiro da Taça Brasil de 1968, título que foi reconhecido recentemente como equivalente ao Campeonato Brasileiro. O atacante vestiu a camisa 9 do Botafogo de 1966 a 71 e de 1972 a 75, onde foi bicampeão da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca, em 1967 e 68.

50 anos de Paulinho Criciúma


Paulinho Criciúma foi o artilheiro do Carioca de 89

Hoje, dia 30 de agosto, o ex-atacante do Botafogo, Paulinho Criciúma, artilheiro do Campeonato Carioca de 1989, completa 50 anos de vida. Lembro muito pouco dele jogando. Mas sei que foi um ídolo botafoguense, inclusive meu na minha infância. Até hoje ouço o cd com a gravação do áudio da partida contra o Flamengo, em que o barbudo acertou uma cabeçada na trave. O momento mais emocionante após o fim da partida e o título foi quando Paulinho Criciúma chorou ao ser perguntado pela mãe se estava tudo bem com ele, que havia levado pontos por uma pancada na cabeça.

Lembro que uma vez já nos idos dos anos 2000 fui com uma camisa antiga da época da Coca-Cola a um jogo de masters entre Botafogo e Flamengo no estádio do Goytacaz. Os flamenguistas mexeram comigo dizendo que aquela camisa era da época do Paulinho Criciúma. Para se ter uma ideia do que representava o Criciúma para nossos adversários, que o temiam. Uma referência do time, como é Loco Abreu hoje. Lendo o Blog Arquiba Botafogo, do grande intelectual Paulo Marcelo Sampaiio, descubro que Criciúma era socialista, o que teria prejudicado sua carreira na Seleção, comandada por militares na época da ditadura.

Abaixo um poema escrito por Paulinho Crciúma em homenagem ao clube de General Severiano:


Ah Botafogo

Ah Botafogo
Surgiste outra vez,
fazendo-nos gritar, pular, chorar, sorrir
Deste a glória de ser teu
Por tuas taças conquistadas
Com raça ditando graças

Ah Botafogo
Apaixonante, glorioso
Romântico, impetuoso
Teu brilho voltou
Teu nome voltou
Tua amada torcida se engravidou
Com a lança da esperança, Botafogo
Me deste a luz da vitória
Resgatando a alegria
Teu fogo não apagou
Ainda reluzes com raio revoltado
Provocando lágrimas valente
Em faces contentes, emocionando a gente.

Ah Botafogo
Bota fogo na gente
Explode meu peito
Me deita no leito
Com ressaca do feito
Vai Botafogo
Te mostra machão
Com teu fogão coração explosão de emoção
Vai Botafogo
Levantaste os panos para vingar os anos
Essa é a tática
Para essa torcida lunática
Do riso ao gozo

Ah Botafogo
Saciaste nossa fome
Com o gol em teu nome
Somos teus filhos eternos
Amantes
Com lágrimas expostas iniciando nova fase
Ah como te amamos
Teu preto, teu branco
A estrela agora domina
E nos leva pra fonte
No monte do pra sempre vencer

Jogo entre Santos e Botafogo é adiado

O jogo Santos x Botafogo, válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, que seria realizado neste domingo, na Vila Belmiro, foi adiado para data que será posteriormente divulgada pela Diretoria de Competições da CBF. O site Fogão Net explica que segundo o Estatuto do Torcedor as partidas precisam de 10 dias de antecedência para ter alguma alteração. Na semana passada o FN já alertava que o Santos pedia o adiamento da partida, o que parecia impossível, mas a CBF mesmo assim o fez.

Opinião do blogueiro: Logo agora que o Botafogo vinha numa crescente. Isso é inaceitável. Mais uma vez a CBF beneficia o Santos em detrimento dos outros clubes. O presidente santista tem estreitas ligações com o Sr. Ricardo Teixeira. Logo ele que não aceita que Muricy deve ser o técnico da Seleção para 2014. Uma vegonha essa CBF. Tomara que o Santos caia, o que é pouco provável. Que privilégios são esses?

Confraternização nesta quarta

No ano passado nós nos reunimos no Friend's Burguer (Quiosque da Estação), sede da F.J.B 29º Canil Campos

O Álvaro Marcos (1º da esq. p/ dir.) e eu, Wesley Machado (o último na foto), criadores do Blog Estrela Solitária no Coração, estamos convocando os colaboradores do blog para uma confraternização nesta quarta-feira (31), a partir das 20h30, no Terapias Bar, do botafoguense Assis, em frente ao campo do Americano. Na oportunidade estaremos comemorando o aniversário de dois anos do blog e torcendo para mais uma vitória do Botafogo diante do Palmeiras. O jogo começará às 21h50. Mas temos de chegar antes para garantir lugares à mesa. Aguardamos todos lá!

Só se fala em Botafogo

Um colega meu vascaíno vem dizendo há um tempo, mesmo antes da goleada sofrida pelo seu time para o Botafogo, que o time da estrela solitária vai ser o campeão brasileiro. Os últimos resultados - foram seis vitórias em sete jogos, fizeram do Botafogo um dos candidatos ao título. Nos programas esportivos de ontem o que mais se falou foi no Botafogo. Alguns encantados com a velocidade e categoria de Loco no gol da vitória sobre o Fluminense, gol esse que chegou a ser escolhido o gol mais bonito da rodada pela jogada coletiva. Outros dizem que o Botafogo é o time que joga o melhor futebol no momento. Isso enaltece o time mas me preocupa.

Não é bom que virem-se os olhos para o Botafogo. Melhor é ficar como patinho feio e aparecer como um ganso (sem trocadilho) campeão no final. Não podem criar expectativas com o Botafogo como se criou em 2007, quando o time comandado por Cuca encantava aos amantes do futebol arte, mas não deu em nada. O mesmo Cuca, que agora afunda com sete derrotas em sete jogos no Atlético Maneiro, isso sim maneiro, pois acostumou-se a perder para a gente. O mesmo Atlético Maneiro que iremos enfrentar na penúltima rodada do campeonato, quando poderemos estar bem próximos do título.

Mas vocês podem dizer: ainda está muito longe. Mas temos de pensar. Não podemos esculachar com o Fluminense, que está perto de demitir Abel Braga dois meses após esperá-lo por três meses. O mesmo Fluminense para o qual temos de torcer nesta quarta-feira contra o adversário direto São Paulo. Sem esquecer de fazer nossa parte contra o também adversário direto Palmeiras, que também tem sido um freguês nos últimos anos. Depois do Palmeiras temos o Santos bastante desfalcado na Vila, depois o Ceará em casa e o Coritiba fora. E aí o Flamengo, no jogo que pode determinar o que será de nós no campeonato. Afinal se ganharmos o Flamengo depois de mais de dez anos no Brasileiro ganharemos moral para o resto da competição.

Mas vamos pensar no jogo de amanhã. Não teremos o zagueiro Antônio Carlos, que vai ficar de fora por três semanas. Em seu lugar entrará o discreto zagueiro Gustavo, que teve uma boa passagem pelo alviverde. Por sua vez, o Verdão não terá Luan, destaque do time. Seria clichê dizer que é um jogo de seis pontos. Até porque seria um jogo de seis pontos se o Botafogo estivesse apenas disputando uma vaga na Libertadores, mas conforme profetizou o colega vascaíno: "O Botafogo vai ser campeão esse ano".

PS: Uso o espaço para deixar minha solidariedade ao RG, não ao queridinho da mídia Ronaldinho Gaúcho, que nos enfiam goela abaixo, o ícone de uma torcida desrespeitosa que zombou de um homem íntegro quando este passava por um problema grave de saúde. Mas a Ricardo Gomes, a quem aprendi a respeitar, não porque agora corre o risco de abandonar o futebol, mas por se portar como um cavalheiro em meio à arrogância de pessoas que se acham donas do mundo e pensam ser maiores do que o jogador, o torcedor e o futebol em si. Ao lorde desejamos pronta recuperação.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Blog completa 2 anos

Foto: Wesley Machado
Bolo do meu aniversário de 30 anos confeitado pela minha vó materna Eziléa

O Blog Estrela Solitária no Coração completa nesta terça-feira (30), dois anos de existência. Aproveitamos a ocasião para agradecer aos leitores assíduos, que mantêm acesa a chama do Estrela Solitária no Coração. Esperamos que vocês continuem visitando o blog e, principalmente, comentando. Aos colaboradores nosso muito obrigado. Àqueles que estão afastados pelos compromissos do dia-a-dia, devemos dizer que as portas continuam abertas. Fiquem à vontade para postar quando quiserem. No mais, fica o desejo de que o blog continue vivo por muitos e muitos anos e que o Botafogo, que nos motiva a escrever, siga nessa crescente e nos dê cada vez mais alegrias.

domingo, 28 de agosto de 2011

A torcida está de parabéns!

Impressionante o apoio da torcida nos últimos dois jogos. Gritando durante toda a partida. Ter um freguês de carteirinha como o Atlético-MG pela frente deu confiança aos torcedores. O time da Unimed também não fica para trás em relação à freguesia. Ultimamente, os florzinhas só têm se dado mal contra a gente. A torcida também está satisfeita com a barração do Alessandro. Até que emfim o técnico Caio Júnior entendeu que ter um jogador que a torcida não gosta em campo só prejudica o time. Os torcedores ficam impacientes e qualquer erro é motivo para vaia. Sem contar que o time fica muito mais leve com Lucas na lateral-direita. Por outro lado, o Cortês esteve muito mal no sábado. Errou muitos passes. Parecia disperso. Não pode deixar os elogios subirem à sua cabeça. Sobre o Maicosuel, que bom que o Mago voltou a jogar bola. Com o tempo, ele vai reencontrando seu futebol. Ele tem se esforçado, voltado para marcar. E feito boas jogadas. Isso também tem feito com que a torcida o apoie. E ele tem saído aplaudido. Mas como a torcida do Botafogo adora cornetar, resolveram pegar um para Cristo. E escolheram o Herrera. Não concordo com algumas críticas de alguns torcedores. O Herrera, realmente às vezes irrita, faz muitas faltas, mas no último clássico - e isso é uma constante, nos clássicos geralmente ele vai bem, emfim o argentino fez uma grande partida. Intimidou o enjoado do Fred. E ganhou muitas bolas. Só saiu porque estava se estranhando com o Fred e poderia ser expulso. Para o jogo de quarta contra o Palmeiras na primeira rodada do returno deveremos ter como opção no banco Éverton e Caio. O time, que já está dando liga, começa a se acertar, jogar um bom futebol. Precisamos de uma sequência ainda melhor. Aí sim poderemos sonhar com a conquista do campeonato.

Cada vez mais perto do título

A vitória do Botafogo no clássico Vovô, o mais antigo do Brasil, contra o Fluminense foi de suma importância para as pretensões de título. Ainda mais que os resultados foram favoráveis. Nas últimas duas rodadas, o líder Corinthians perdeu seis pontos; e Flamengo (2º), São Paulo (3º) e Vasco (4º) perderam quatro pontos cada. Agora o Botafogo está há apenas uma vitória da liderança. Dificilmente conseguirá isso na próxima rodada em que enfrenta o Palmeiras na quarta-feira (31), às 21h50, no Engenhão. Até porque dependeria de uma combinação de resultados. Mas não temos pressa. Temos de fazer a nossa parte e, aos poucos, comendo pelas beiradas, tipo mineirinho, vamos chegando. O título já é uma realidade.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Entrevista Hítalla Valentim

ESC - Como você se tornou botafoguense?

HV - Me tornei a +ou- 18 anos atrás, na casa de uma amiga, a gente brincava em quanto o pai dela assistia o jogo do Botafogo, com Botafogo campeão, ele nos levou a uma carreta e eu fiquei encantada desde então!

ESC - Qual seu ídolo no futebol?

HV - Meu ídolo é Ronaldo fenômeno, exemplo de humildade e superação.

ESC - Tem alguma história relacionada à sua paixão pelo Botafogo?

HV - Descobri que minha avó era Botafoguense, descobri depois que ela faleceu.. é sangue mesmo.

ESC - Você mudaria de time para agradar um namorado ou marido?

HV - Não mudaria de time.. JAMAIS

ESC - O que é ser botafoguense para você?

HV - Ser Botafoguense é chorar, sorrir, gritar, vibrar.. é viver realmente de corpo e alma a magia do Glorioso, é sentir na pele, acreditar.. amar o time, ser Botafoguense é ser ÚNICO!

ESC - Já pensou em desistir de ser Botafogo?

HV - Desistir nunca, nem passou perto da minha cabeça.

ESC - Chegou a torcer por outro time na infância?

HV - Não.. Botafogo desde que me entendo por gente.

ESC - Quem da tua família te influenciou?

HV - Da minha família ninguém. São todos Flamenguistas, menos minha falecida Vozinha.

ESC - Está exercendo a profissão de enfermagem? Onde?

HV - Não estou exercendo a profissão de enfermagem no momento.

ESC - Você é modelo? Quais trabalhos já fez?

HV - Sim. Já fiz fotos para catálogos de roupas moda fitness, de maquiagens, de propagandas de eventos na minha cidade, como expo rodeio, etc.

ESC - Como é representar São Fidélis, a Cidade Poema, no Concurso Musa do Brasileirão?

HV - Eu amo São Fidélis, é um orgulho poder representar minha cidade tão querida em que nasci, fui criada e vivo até hoje.

ESC - O que você faz mais além de sua profissão de enfermeira?

HV - Modelo.

ESC - Gosta de escrever?

HV - Gosto de escrever, mas prefiro ler romances espíritas como Violetas na Janela e Nosso Lar.

ESC - Faz o que nas folgas?

HV - Nas folgas, adoro reunir meus amigos ou na minha casa ou no sítio do meu pai para jogarmos conversa fora, também adoro viajar.

ESC - Que tipo de filme, música, programa de tv, você gosta?

HV - Adoro filmes de suspense e baseados em fatos reais, musicas sou muito eclética, programas de TV eu curto o programa do Jô, Fantástico, CQC e SporTV.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Fidelense concorre à Musa do Brasileirão pelo Botafogo






A enfermeira Hítalla Valentim, 25 anos, de São Fidélis, está concorrendo no Concurso Musa do Brasileirão 2011. A morenaça está defendendo e bem as cores do nosso Fogão. Vamos votar na gata, galera! Aqui

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sem pena do Galo, Botafogo vence e avança na Sul-Americana

Foto: Fábio Castro/AGIF
Herrera marcou de pênalti o gol da vitória do Botafogo

Uma vitória para dar confiança à torcida, que gritou o tempo todo no jogo desta terça-feira no Engenhão. Confiança para que a torcida volte a apoiar o time no clássico Vovô de sábado contra o Fluminense pelo Brasileiro. Uma classificação tranquila numa competição importante, conforme destacou ao final da partida o atacante argentino Herrera, autor do gol da vitória de 1 a 0 sobre o eterno freguês, Atlético-MG. O gol saiu aos 47 minutos do primeiro tempo em cobrança de pênalti, sofrido pelo próprio Herrera e bem marcado pelo árbitro Wilson Luiz Seneme.

O Botafogo mostrou que está em boa fase. Mesmo não fazendo uma partida brilhante, conseguiu fazer o resultado. Podia perder até por 1 a 0, mas soube ganhar o jogo. Um capricho a bola do Élkeson, que fez um partidaço na segunda etapa, não ter entrado. O Pequeno Viking, como é chamado por um locutor de rádio, fez uma bela jogada. Arrancou com a bola, entrou na área, tirou do goleiro, mas chutou para fora.

Agora esperamos o adversário nas oitavas-de-final, que vai sair do confronto entre Universidad Vallejo-PER e Independiente Santa Fé-COL, que estão se enfrentando neste momento na Colômbia. O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1. O vencedor ainda terá de encarar o Deportivo Cáli-COL. Os jogos das oitavas serão nos dias 28 de setembro e 5 ou 19 de outubro.

Atualização:
O adversário do Botafogo nas oitavas de final vai sair do vencedor do confronto entre Deportivo Cali (COL) e Santa Fé (COL), que elimou a Universidad César Vallejo (PER), ontem. O primeiro jogo do duelo caseiro será apenas no dia 15 de setembro, às 22h45 (horário de Brasília), em Bogotá. O jogo de volta será no dia 22 de setembro, às 23h, em Cáli.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Esso, esso, esso, o Túlio é um sucesso!

Foto: Fábio Menezes/Ascom BFC
Túlio Maravilha vai disputar a Copa Rio pelo Bonsucesso

O eterno ídolo da torcida botafoguense, Túlio Maravilha foi anunciado no sábado (20) como o mais novo reforço do Bonsucesso, clube tradicional do Rio de Janeiro que conquistou recentemente o título do Campeonato Estadual da Série B, garantindo assim o acesso à primeira divisão em 2012. Túlio Maravilha será apresentado nesta terça-feira (23), às 11h30, num restaurante na Barra da Tijuca. O artilheiro, que está em busca do milésimo gol, assinou contrato até o final do ano e vai disputar a Copa Rio, competição que garante vaga para a Copa do Brasil e para o Brasileiro da Série D.

Para os fãs de Túlio que moram no Noroeste Fluminense, uma boa notícia. Ele tem estreia marcada para o dia 3 de setembro, às 15h, contra o São João da Barra, no Estádio Municipal de São João da Barra. Será uma oportunidade de ver o artilheiro de perto. Embora a Feerj ainda não confirme o local da partida, esta informação está no blog Fanáticos pelo Cesso. Túlio vai vestir camisas personalizadas. À medida que for fazendo gols os números vão mudando. Atualmente Túlio tem 967 gols, faltando 33 para o gol 1000.

O Bonsucesso será o quarto clube de Túlio no Rio. Ele teve três passagens pelo Botafogo, a primeira de 1994 a 1996, quando ganhou o Campeonato Brasileiro, do qual foi artilheiro, e a Taça Tereza Herrera; depois em 1998 faturou o Torneio Rio São Paulo. Em 2000 teve uma passagem apagada no time da estrela solitária. Túlio também jogou pelo Fluminense em 1999. Em 2005, foi artilheiro do Campeonato Carioca jogando pelo Volta Redonda, com o qual foi vice-campeão.

Bonsuça - O Bonsucesso tem uma ligação histórica com o Botafogo. Em 1968, o Botafogo foi campeão com uma ajudinha extra do Rubro-Anil. A Taça Guanabara estava em sua última rodada e o Botafogo iria enfrentar o Flamengo. Os dois estavam empatados em número de pontos. E o Botafogo precisava da vitória para ser campeão. Mas o jogo acabou zero a zero. O problema é que o Flamengo tinha um jogo a menos. Iria enfrentar o Leão da Leopoldina no Maracanã e já dava a vitória por certa e, consequentemente, o título ganho. Não é que o Bonsuça venceu o Flamengo por 2 a 0, gols de Gonçalves e a decisão foi para um jogo extra. Na final, o Fogão meteu 4 a 1 no menguinho e fomos bi-campeões.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Outras brincadeiras com a goleada sofrida pelo fR4mengo

Do blog do PC:

Do Orkut:
O blog é sobre o Botafogo, mas uma vergonha dessa não poderia passar em branco.

Levaram de 4

Dizem que os tricoletes que são florzinhas, mas depois do vice da gama, foi a vez do menguinho tomar de quatro na casa do Fogão. Fizeram tanto docinho e perderam o selinho de maneira humilhante, para um time que até então nunca havia vencido no Rio de Janeiro. O castigo veio à cavalo. Chupa que é Pituca!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vitória da Inteligência

Foto: Cristiano Trad/ O TempoO atacante argentino Herrera abriu o placar para o Fogão


Se o Botafogo não tem um timaço, podemos dizer que tem um time inteligente. Foi o que mostrou a equipe na vitória de 2 a 1 na estreia da Copa Sul-Americana ontem (quarta-feira, 10) em Ipatinga sobre o Atlético Mineiro, nosso freguês nos últimos anos. O Botafogo conseguiu seu gol cedo com Herrera, aproveitando passe de cabeça de Loco Abreu. Depois, Maicosuel aproveitou belo passe de Marcelo Mattos e tocou na saída do goleiro. O Galo, que marcava em seu campo, diminuiu no finzinho do primeiro tempo, com um gol de Richarlyson nas costas de Alessandro.

Na segunda etapa, o Botafogo soube "cozinhar" o jogo, como costuma se dizer na gíria do futebol. Jogou uma partida inteligente. Tocando bem a bola. Marcelo Mattos, o melhor em campo, fez um partidaço. Destruindo e armando. Felipe Menezes soube segurar a bola e ocupar os espaços do campo. Loco Abreu, voltando para buscar jogo, fez uma partida de muita garra. Jéfferson salvou o time em duas oportunidades. Maicosuel precisa dar seguimento às jogadas. Já ia me esquecendo de Lucas Zen, que fez uma partida correta. A dupla de zaga "estilosa" também não comprometeu. Emfim, no geral, mais uma vitória importante.

Não entendi porque o Caio Jr começou com o Alessandro de início e preferiu deixar Lucas no banco. Será que o Alessandro vai voltar a ser titular? O Lucas foi tão bem contra o Vasco. E o Alexandre Oliveira? Não consegue ganhar uma bola. Espero que não tenha vida longa no Botafogo. Voltando à questão da inteligência, o Botafogo às vezes irrita o próprio torcedor. Imagina o adversário. Hoje, por duas vezes, a equipe preferiu segurar a bola a tentar fazer mais um gol. Contra o Vasco, quando também teve um jogador a mais, segurou, segurou e matou o jogo no final da partida. A diferença é que no clássico os laterais foram mais incisivos.

Abro um parênteses para comentar a transmissão. Temos de agradecer ao Speed Channel do Grupo Fox por ter nos dado a oportunidade de assistir à partida. Foi o único canal que transmitiu o jogo para o Rio de Janeiro. Mas não passou despercebido o amadorismo da trasnmissão. Eles conseguiram perder o primeiro gol de Herrera. E já no final o narrador chegou a lamentar um cruzamento errado de um jogador do Atlético, dando a entender que estava torcendo descaradamente para o time mineiro. De bom, a lembrança do empurrãozinho de Maurício em Leonardo na final do Carioca de 89. Mais uma dessas coisas que só acontecem com o Botafogo.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jogo do Botafogo será transmitido pelo Speed Channel

O jogo do Botafogo contra o Atlético-MG nesta quarta-feira (10), às 21h50, em Ipatinga, pela Copa Sul-Americana, vai ser transmitido pelo Speed Channel (canal 28 da Sky e 520 da Oi TV). O jogo vai marcar a estreia do técnico Cuca pelo lado do Galo. No Botafogo, três jogadores estão certo que serão poupados: Cortês, Renato e Élkeson. Antônio Carlos também poderá ser poupado. O time, treinado por Caio Júnior, deverá entrar em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos (Gustavo), Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Marcelo Mattos, Felipe Menezes e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu.

Com informações do Fogão Net.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Bate Bola com Maurício Assumpção

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, esteve nesta terça-feira (9) no município de Campos-RJ, onde participou da Expo Soccer 2011 no Shopping Boulevard. Na oportunidade, o presidente do Botafogo, proferiu uma palestra na parte da manhã sobre a gestão do Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão). Na parte da tarde, Maurício Assumpção conversou com jornalistas e público em geral sobre diversos assuntos, incluindo o próprio Engenhão, divisões de base, título brasileiro, torcida, arbitragem, Loco Abreu, entre outros temas.

O presidente garantiu que o Botafogo tem equipe para disputar o título do Campeonato Brasileiro. Perguntado sobre sua relação com a torcida, Maurício Assumpção falou que desde que entrou no Botafogo tem pautado as suas relações com respeito. "O diálogo acontece se o respeito estiver presente. É preciso que a torcida entenda que nem tudo nós fazemos como gostaríamos. No Botafogo nós vamos até aonde nós podemos. O que é possível fazer dentro da Lei nós fazemos. O Botafogo não faz nada fora da Lei", disse o presidente, que citou o fato de o Botafogo ter conseguido repatriar Renato e ter vencido a concorrência por Élkeson.

Provocado, Maurício Assumpção voltou a comentar sobre o gramado do Engenhão. Ele foi taxativo. "Muito cuidado na hora em que as questões forem colocadas porque do lado de cá não tem bobo. As críticas ao gramado do Estádio Olímpico João Havelange extrapolam o campo desportivo. Sobre isso não falo mais. O estado do gramado não é o ideal. Recebemos só esse ano 62 jogos e um total de 90 eventos no estádio, incluindo show, reconhecimento do gramado na Libertadores, Jogos Mundiais Militares. Pedi a Federação que, para diminuir a carga no gramado, recebamos um máximo de 35 espetáculos de futebol no ano. Mas, apesar de tudo isso, a grama do Estádio Olímpico João Havelange, que foi trocada no início deste ano, ainda é a melhor do Brasil", informou.

Sobre o segredo da bela administração que tem feito à frente do clube, o presidente contou que "o primeiro dever de casa do Botafogo foi se organizar dentro de casa. Estamos mostrando que é possível gerir o Botafogo de maneira profissional. Vamos deixar de legado um modelo de gestão", prometeu Maurício Assumpção.

Ele falou também sobre as divisões de base. Informou que o Botafogo trabalha com escolinhas em Magé, Arraial do Cabo, Barra da Tijuca e um Núcleo de Futebol em Pendotiba, região de Niterói. lembrou de Neca, um grande revelador de jogadores para o Botafogo. E informou ainda que o clube está negociando com o Exército uma área de 110 mil metros quadrados, próximo a Marechal Hermes, para a construção do novo Centro de Treinamento (CT) para as divisões de base.

Maurício Assumpção falou que Marechal Hermes é um ponto nobre das divisões de base. "Marechal Hermes é um celeiro de craques. Tem uma ótima localização. Tem linha de ônibus, segurança. Tem escola pública, hospital, delegacia por perto. Fica próximo à Vila Militar", lembrou o presidente.

Sobre Caio Martins, que foi devolvido pelo Governo do Estado à Prefeitura do Rio, Maurício Assumpção disse que o Botafogo não precisa do estádio. "Temos a concessão do Caio Martins até 2027. Mas queremos devolver o estádio pois é um encargo a mais para o clube. Para isso vou precisar da autorização do Conselho Deliberativo do Botafogo", comentou.

Com relação à arbitragem, o presidente do Botafogo disse que viu uma evolução muito grande na arbitragem do Rio de Janeiro. Para terminar, ele deu uma informação em primeira mão. Falou que o Departamento de Marketing do Clube, que tem feito um belo trabalho, vai lançar o livro e o vídeo "Visão de um Loco", respectivamente, escrito e gravado pelo ídolo Loco Abreu.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Presidente do Botafogo em Campos

Maurício Assumpção vai participar da Expo Soccer no Shopping Boulevard

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, vai estar na terça-feira (9) em Campos, onde vai participar, a partir das 10h, da Expo Soccer, no Shopping Boulevard. Na oportunidade, Assumpção vai falar sobre a gestão da Arena Olímpica (Engenhão). O evento será aberto a participação de jornalistas e convidados, que poderão fazer perguntas sobre o tema da palestra. As inscrições podem ser feitas no site do evento (www.exposoccer2011.com.br).