quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cuide da gente lá do céu


Eu sentei ao lado dele. No dia anterior, o Botafogo havia, salvo engano, empatado com o Grêmio após estar vencendo o jogo por 2 a 0. Perguntei ao Nilton se ele tinha visto o jogo. Ele me respondeu: “Meu filho, eu não vejo mais futebol”.

Nos últimos anos, ele esteve internado. Com Mal de Alzheimer, a memória do Enciclopédia não era mais a mesma. Liguei algumas vezes para a esposa dele para saber notícias. Nenhuma novidade. Nilton Santos de vez em quando recebia visitas de jogadores do Botafogo.

A camisa alvinegra com a estrela solitária foi a única de um time profissional que ele vestiu depois do Flexeiras, o time do bairro onde ele morava no Rio, que depois virou aeroporto. Além das camisas do Flexeiras e do Botafogo, Nilton Santos só vestiu as das seleções carioca e brasileira. Não perdeu nenhuma das 26 decisões que disputou.

Era compadre de Garrincha. Na entrevista concedida a este jornalista em 2004, ano do centenário do Botafogo, ele revelou que a bola não passou debaixo das pernas deles, no tal drible que teria garantido a contratação do Anjo das Pernas Tortas.

Minha irmã acaba de ligar e dei a notícia a ela. Ela falou: “É, chegou a hora dele”. Realmente, ele estava com 88 anos. Já vinha sofrendo muito. Melhor descansar.

Wesley Machado

sábado, 23 de novembro de 2013

Botafogo Campeão do Torneio OPG (Sub-20) em cima do Flamengo

Depois de um vice-campeonato sobre o mesmo Flamengo também nos pênaltis em 2012, o Botafogo se sagrou campeão neste sábado do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG), uma das mais tradicionais competições de juniores (sub-20) do Brasil. A conquista veio nos pênaltis após derrota no tempo normal por 3 a 2 na Gávea, com o Botafogo diminuindo no fim do jogo. O Fogão havia ganho a primeira partida por 2 a 1. O Flamengo vinha de um histórico de vencer nos pênaltis nos últimos dois anos. Além da vitória sobre o Botafogo em 2012, o Flamengo já havia vencido o Fluminense em 2011 também nos pênaltis. Valeu garotada por ter impedido o tri do Mengo e ter conquistado mais um título e um troféu que vai aumentar nossa sala em General Severiano!

Wesley Machado

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Renovam-se as esperanças!


Na segunda-feira minha filha pediu para ouvir uma música que ela diz ser a preferida dela: Dá lhe Fogo! Isto me animou para esta reta final do Brasileirão. Nesta terça vi várias pessoas com a camisa do Botafogo! Somos os melhores do Rio. Temos ainda muitas chances de chegar na Libertadores. Na penúltima rodada, Grêmio e Goiás se enfrentam e um vai tirar ponto do outro. Temos de fazer nossa parte. Foi muito bom ver o botafoguismo aflorado da minha filha Luiza, de 4 anos. Não sabe ela que se decidir mesmo ser botafoguense, vai sofrer muito. Mas sabemos que em muitos momentos temos alguns bons motivos de alegria. Precisamos terminar o ano com motivos para comemorar, por mais que saibamos que se realmente nos classificarmos para a Libertadores teremos de nos reforçar e bem. O Jorge Wagner parece que já acertou. Se o Bruno Mendes for mesmo embora, precisaremos de um atacante matador. O Lucas, lateral direito, está voltando. No mais, são jogadores para chegar e somar. Fazer um elenco forte, pois já temos um goleirão, um craque (Seedorf) e alguns bons jogadores. Se Renato resolver jogar o que sabe teremos um jogador talentosíssimo no meio-campo. Temos também um zagueiro jovem, com disposição e que joga sério, Dória. Esta é a nossa base. Não tem um grande time no Brasil no momento. O Cruzeiro foi campeão com méritos, mas não tem, por exemplo, um craque como Seedorf. Foi campeão mais pelo grupo que formou. O Botafogo se não se classificar para a Libertadores deverá lamentar pontos perdidos infantilmente ou em jogos em que faltou vontade, como contra o Goiás e Inter. Contra a Portuguesa, não faltou vontade, mas o time não teve competência para marcar um mísero golzinho. Tudo bem. Vamos sempre tentar entender e condescender com o Botafogo, afinal é mais que uma paixão, é um amor que não acaba, que não morre mesmo depois da nossa morte. Vai com a gente e se eterniza. Os jogadores passam, o clube fica. Seja o que São Carlito Rocha, São João Saldanha, São Manuel dos Santos Garrincha, São João Batista, Santa Helena, Nossa Senhora da Conceição, Santa Terezinha das Rosas, enfim, seja o que os Deuses do Futebol e o time, claro, quiserem.

Escrito por Wesley Machado.

Gata Botafogo - Carolina Louback


A seção Gata Botafogo está de volta com a bela Carolina Louback, campista de 19 anos, estudante do 2º período do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá (UNESA) de Campos dos Goytacazes-RJ. Na oportunidade em que foi clicada, ela vestia a camisa número 5 com o nome de Leandro Guerreiro.

Foto e postagem: Wesley Machado

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Fantástico acha Peri da Pituba nas ruas de Lisboa

Uma reportagem do programa dominical da Globo, o Fantástico, que foi ao ar ontem, chocou os torcedores brasileiros. A matéria mostra o ex-jogador do Botafogo, Palmeiras, Bangu e Seleção Brasileira, Perivaldo, o Peri da Pituba, morando nas ruas de Lisboa, capital de Portugal. Apesar do estilo - Perivaldo se veste razoavelmente bem para um morador de rua - a reportagem mostrou que ex-jogador da seleção vive em situação degradante. Perivaldo - não confundir com o campeão da Conmebol de 93, este é do final da década de 70, início de 80 - disse que sente saudades da ex-mulher e dos filhos e quer voltar ao Brasil. Confira o vídeo no link a seguir: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/11/ex-jogador-da-selecao-brasileira-vira-morador-de-rua-em-lisboa.html

Postado por Wesley Machado.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Lodeiro marca, dá assistência, Uruguai goleia Jordânia por 5 a 0 fora de casa e carimba passaporte para a Copa no Brasil

O meia-atacante  Nicolás Lodeiro, do Botafogo, teve participação efetiva, marcando um gol e dando uma assistência, na goleada de 5 a 0 da Seleção Uruguaia sobre a Jordânia nesta quarta-feira em partida válida pela repescagem, realizada no Estádio Internacional, em Amã, capital da Jordânia. Com a vitória por este placar elástico, a Celeste Olímpica praticamente garantiu sua participação na Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Os outros gols foram marcados por Cavani, Stuani, Maxi Pereira e Cristian Rodríguez. O 2º jogo da repescagem será na próxima quarta-feira, dia 20, às 21 horas de Brasília, no Estádio Centenário, no Uruguai. Com a classificação, o Uruguai será um dos cabeças de chave de um dos oito grupos da Copa.

Wesley Machado

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Carioca

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), divulgou  nesta terça-feira a tabela do Carioca 2014. O campeonato será disputado em turno único, com 16 equipes, todas contra todas, classificando-se as quatro melhores para as semi-finais. A 1ª rodada está marcada para o dia 19 de janeiro, um domingo, podendo serem marcadas partidas para o sábado, dia 18. As finais serão nos dias 6 e 13 de abril. O Botafogo estreará contra o Resende fora de casa. Na 3ª rodada, no dia 26 de janeiro, um domingo, também jogará fora contra a Cabofriense, em um jogo que deverá ser realizado no Estádio Alair Côrrea, que está para ser reformado, conforme intuito do time da região dos Lagos. Um bom jogo para o pessoal de Campos ir. O jogo contra o Macaé será no Rio. Os clássicos serão nas seguintes datas:

2/2 - Vasco x Botafogo (5ª rodada)
23/2 - Fluminense x Botafogo (10ª rodada)
9/3 - Botafogo x Flamengo (13ª rodada)

Wesley Machado

domingo, 10 de novembro de 2013

Falar o quê?

Mais uma derrota, a 2ª seguida. Com o empate, ficaríamos em 3º. Agora, além do Goiás, com o mesmo número de pontos nosso (53), temos o Vitória encostando, com 51. Se bem que eles pegam o Cruzeiro, tudo bem que em casa, na próxima rodada. O Goiás joga também em casa contra a Ponte Preta e deve vencer. A nós só resta também a vitória contra a Portuguesa, na próxima quarta-feira, dia 13, às 21 horas, no Maracanã. E torcer para o Grêmio (54) tropeçar no Vasco em Porto Alegre. No sábado que vem (17/10), temos um confronto direto contra o Atlético Paranaense (58), às 19h30, também no Maracanã.

Wesley Machado

sábado, 9 de novembro de 2013

Seedorf exalta ano do Botafogo: "Já quebramos vários fantasmas"



Holandês acredita na reação da equipe que figura no G-4 desde a quinta rodada

O Botafogo se prepara para enfrentar o Internacional, neste domingo, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a chance de título remota, o meia Seedorf fez questão de exaltar o ano do alvinegro carioca, campeão estadual em 2013 e integrante do grupo dos quatro primeiros classificados da elite nacional. "Já quebramos vários fantasmas e vamos continuar fazendo isso. Este grupo é diferente. O vestiário, meus companheiros, o Oswaldo de Oliveira e os desafios deste clube me motivam", ressaltou.
Experiente, Seedorf fez questão de depositar confiança na reação do clube da estrela solitária, que figura no G-4 desde a quinta rodada da série A. "É importante manter nosso padrão de jogo e nossa vontade de conquistar os três pontos. É jogo por jogo. Todo mundo tem algo em jogo, precisamos ter muita calma e convicção. Com certeza vamos fazer um grande jogo com o Internacional, que é um adversário forte, mas temos condições de fazer uma reação boa", declarou.
Sobre os treinamentos realizados em preparação para o duelo diante do Inter, o meia foi enfático. "Hoje, o treino foi espetacular, com muita intensidade e vontade. Essa reação é o que importa. Se o time fica em depressão porque perde um jogo, pode sentir na parte técnica. Fica com perna pesada, irritado. Nosso ambiente tem alegria, vontade de ajudar e cobrança. Essa reação dá otimismo para encarar bem o próximo jogo. Vamos tentar ganhar", explicou.
Por fim, o jogador destacou a competitividade do grupo, que em sua visão, não se abateu diante dos obstáculos enfrentados. "Preciso conquistar coisas que tenham valor. E o que o Botafogo está fazendo o ano todo tem muito valor. Poucos dão o valor justo, mas nós sabemos o quanto fizemos este ano. Como este grupo não quer desistir, quer fazer algo diferente, tenho certeza que nossas reações foram muito boas. Estamos fazendo o nosso melhor e vamos fazer até o fim do ano", finalizou.
Próximo adversário do Botafogo, o Internacional ocupa a 11ª posição, com 42 pontos somados. O duelo será às 17h20 (de Brasília), no estádio Centenário, em Caxias do Sul-RS.
As informações são da Gazeta Press.

Postado por Wesley Machado.




Conheça a sofrida história do atacante Elias, do Botafogo

O Globo Esporte deste sábado encerrou com uma bela reportagem sobre o atacante do Botafogo, Elias, que quase largou o futebol. Há alguns anos, sem perspectiva, ele decidiu que era hora de abandonar a carreira e foi trabalhar numa usina de cana de açúcar. Mas com determinação e a ajuda de amigos e da família, superou as dificuldades, voltou atrás e resolveu acreditar e persistir no sonho de ser jogador profissional. Chegou ao Botafogo este ano, onde já marcou sete gols. Contundiu-se e está de volta ao time. A reportagem do Globo Esporte foi a Campos dos Goytacazes, norte do Rio de Janeiro, cidade natal de Elias, conhecer mais um pouco sobre a trajetória deste guerreiro. Assista no link a seguir: http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-esporte/v/hoje-atacante-do-botafogo-elias-lembra-momento-em-que-deixou-o-futebol-para-trabalhar/2944866/

Wesley Machado

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Botafogo perde do Criciúma e está fora da Copa do Brasil e da Libertadores Sub-20

O Botafogo lutou até o fim, mas foi eliminado da Copa do Brasil Sub-20 após perder, nesta quinta-feira, por 2 a 1, contra o Criciúma, no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina. Os gols foram marcados por Marcelinho e Bruno Lopes, para a equipe da casa, e Carlinhos, para o Glorioso.
O Botafogo já havia sido derrotado na partida de ida, por 3 a 2, e só a vitória lhe daria a classificação à final. A eliminação também acabou com o sonho alvinegro de ir à Copa Libertadores da categoria, já que Santos e Criciúma, finalistas da Copa do Brasil, garantiram vaga no torneio continental.
- É difícil falar pelo resultado de hoje, mas o Botafogo está de parabéns. Não conseguimos, mas vamos continuar trabalhando forte – afirmou o atacante Vinícius.
Apesar da derrota, o time alvinegro fez uma boa partida. Com os desfalques de Andreazzi e Jeferson, expulsos no primeiro jogo, o técnico Eduardo Hungaro optou pelas entradas de Carlinhos e Fernandes, respectivamente. E o primeiro foi o grande destaque da garotada. Com boa movimentação e bons passes, se destacou ao lado do meia Daniel, único do time que já atuou pela equipe profissional em 2013.
Agora, o Botafogo volta o foco para o Torneio OPG e enfrentará o Vasco, sábado, às 16h, em Itaguaí. Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, o clássico vale a liderança do Grupo F. O campeão de cada chave vai para a decisão do torneio.
O jogo - O primeiro gol aconteceu aos 20 minutos da etapa inicial. Após cruzamento, o atacante Marcelo teve tranquilidade para dominar a bola e chutar firme cruzado, sem chances para o goleiro adversário.
O gol de empate veio quase dez minutos depois. Depois de bate e rebate na área, a bola sobrou para Carlinhos que tocou para o fundo das redes e deu esperança aos torcedores do Botafogo. 

O nervosismo marcou o retorno das duas equipes após o intervalo. O Botafogo tentou buscar o placar para reverter a situação, mas foi Criciúma que marcou o segundo da partida e assegurou a classificação.

Aos 29 minutos, Bruno Lopes foi derrubado na área e o árbitro assoprou o pênalti. O camisa 9 chamou a responsabilidade e bateu com categoria, no canto direito. Foi o quarto gol do atacante, vice-artilheiro da competição.

As informações são do Lancenet e da ESPN.

Postado por Wesley Machado.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Revolta

Eu que ainda gosto muito de futebol, sinceramente, não estou entendendo mais nada. O Bruno Mendes ontem conseguiu resolver sua situação judicial. Ele estava preso ao Macaé por conta de um grupo de empresários que o vincularam ao clube dentre Campos e Rio. E agora o Botafogo, segundo informações da imprensa, manifestou desinteresse em renovar contrato com o jogador. Como pode isso? Quer dizer que o Bruno Mendes não serve para o time? E quem serve então? Alex, Henrique, Sassá? Muito estranho isso. Domingo, o topeira do Oswaldo preferiu colocar o Lucas Zen a colocar o Bruno Mendes. O time está cheio de barangas, como o Hyuri, Otávio, André Bahia. E o Bruno Mendes, que é um garoto bom de bola, não tem vez. Com certeza, existe alguma coisa escusa nesta história. Cada dia que passa, vejo que o futebol é um mar de lamas, com bastidores sujos, negociatas, corrupção, etc. E o pior é que a gente gosta desta porra assim mesmo. Este Botafogo só decepciona a gente. Time de merda. O Jéfferson e o Dória são os únicos que se salvam. O Edílson, às vezes faz umas boas jogadas, mas é um maluco, erra cada cruzamento! O Bolívar começou bem mas vem caindo de produção e no gol do Goiás domingo, deu um mole danado. O Júlio César se acha o craque. Corre quando quer e ainda quer dá esporro na torcida. O Marcelo Mattos está desgastado, parece não ter mais força, não aguenta mais uma partida inteira. O Renato vive machucado. O Seedorf já pode se aposentar. Rafael Marques fez uns golzinhos, tudo bem, mas cá entre nós, é muito fraco. Gegê foi fogo de palha, como outros garotos. Lodeiro volta para o Uruguai. E Oswaldo, fosse você, largava o futebol e ia cuidar da gostosa da sua mulher! Pronto, falei! Tô revoltado.

Wesley Machado

domingo, 3 de novembro de 2013

Time sem Vergonha

Este time ficou treinando a semana toda para isto? E ainda falam em manter o treinador. Uma vergonha. Time apático, sem vontade. O Goiás jogou no meio de semana e correu mais do que o Botafogo. O único que se salva é o Jéfferson! Tá difícil torcer para o Botafogo. Se for assim, melhor nem classificar para a Libertadores! Este time não tem culhões! Volta Loco Abreu e/ou Herrera já!

Wesley Machado