quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Grazianni Maciel Rocha apita Flamengo x Botafogo

Foram sorteados no final da tarde desta quinta-feira (28), no Programa do "Apolinho" da Rádio Tupi, os árbitros das finais da Taça Guanabara. O de Vasco e Fluminense, neste sábado (02), às 18h30, no Engenhão, será Rodrigo Nunes de Sá; o de Flamengo e Botafogo domingo (03), às 16 horas, no Engenhão, Grazianni Maciel Rocha e o da grande final no dia 10/03, Wagner do Nascimento Magalhães.

Postado por Wesley Machado.

Torcida do Botafogo em Campos organiza excursão para o Engenhão domingo

A torcida do Botafogo em Campos está organizando uma excursão para o jogo do Botafogo contra o Flamengo neste domingo, às 16 horas, no Engenhão, válido pela semi-final da Taça Guanabara. O micro-ônibus sairá às 9h30 do Parque Alzira Vargas. Os interessados devem ligar para o telefone (22) 9814-9148 e falar com Douglas. O valor da excursão é de 50 reais, incluindo o ingresso.

Postado por Wesley Machado.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sabem por que eu não sou flamenguista?

Respondo. Em 1981 - ano em que eu nasci - depois de o Botafogo eliminar o Flamengo nas quartas-de-final do Brasileiro no jogo em que ficou famoso pelo drible desconcertante de Mendonça em Júnior. A torcida falange rubro-negra se infiltrou no ônibus do Botafogo que foi para São Paulo para o jogo contra o São Paulo e matou um botafoguense.

Como não existem mais registros deste episódio na internet - procurei em tudo e não achei - não tenho maiores detalhes sobre este incidente, o qual tomei conhecimento por uma reportagem da Revista Placar, a qual também não encontro mais. Prometo que quando tiver maiores detalhes sobre este assassinado de um botafoguense pela torcida do Flamengo - em 2005 houve outro - posto aqui no blog.

Assim como um fiscal da Marlene Mattos confiscou um VHS que eu tinha com o filme "Amor, Estranho Amor", em que a Xuxa faz relações sexuais com uma criança de nove anos, perdi esta revista. Tenho apenas umas anotações que fiz para um artigo que fiz na época em que o Botafogo voltou para a 1ª divisão. Lembra Cássio?

Assim como também sumiram com as imagens da goleada de 6 a 0 do Botafogo sobre o Flamengo em 1972. Aliás a goleada foi no dia do aniversário do rubro-negro, 15 de novembro. Coincidência ou não. Neste domingo, 3 de março, é o aniversário do maior ídolo dos flamenguistas, Zico, o galinho amarelão, que perdeu três copas do mundo, inclusive em uma perdeu um pênalti decisivo.

Por tudo isto, pela característica marginal do flamenguista, que eu não torço para este time - salvo raras excessões - de bandidos. Dizem que o Flamengo tem uma grande torcida. Realmente. E digo ainda mais. A torcida do Flamengo é maior ainda do que dizem. Pois quando pesquisam não perguntam nos presídios e favelas. Rs!

Para terminar fazendo relação com a violência da torcida, meu avô materno que queria me forçar a ser flamenguista me contou que certa vez no Maracanã, saiu pelo lugar errado e - ele com a mulher e um filho adotivo, todos com a camisa do Flamengo - se encontraram com a torcida do Botafogo. Alguns até pensaram em agredí-lo, mas a maioria falou: "Deixa o coroa!". No que meu avô pôde seguir adiante.

Tenho certeza que se fosse o contrário, um grupo de botafoguenses encontrasse com a torcida do Flamengo, estes não ficariam vivos. Taí o motivo pelo qual o torcedor do Botafogo não vai ao estádio em jogos contra o Flamengo.

Certa vez tive de ir com a camisa do Brasil para não criar problema. Ainda assim, na volta no metrô. Um grupo de torcedores disse: "Este tem cara de botafoguense", como se procurassem briga. Mas ficaram só olhando e não fizeram nada comigo.

Por isto que não dá mais vontade de ir a estádio de futebol, por mais que saibamos que a verdadeira emoção do esporte está no estádio.

Sábado vou no jogo do Goytacaz com o Americano aqui em Campos. E já soube que - por mais que os chefes de torcida tenham se reunido com a PM e prometido trégua na violência - parece que tem gente já marcando briga pelas redes socias.

Gente, futebol não é isto. Vamos discutir rivalidade no campo do debate falado. Com argumentos. Cada um tem um motivo especial para torcer por determinado clube.

O que aconteceu na Bolívia creio tenha sido um acidente. Não pode é a Globo forçar a barra para um menor ser entregue e servir de bode expiatório.

Como Cássio, às vezes dá nojo do futebol. Do que acontece nos bastidores. Vamos torcer para o nosso time no domingo, mas sabemos que nas salas da FFERJ e da COAFRJ o dinheiro rola para favorecer ao time da Globo e do apito

Ficamos torcendo para nosso time mostrar dentro de campo que é melhor, mas sabemos que no fundo sempre tem alguma coisa por trás.

Vamos esperar para ver, não sendo pessimistas, mas realistas!

Até porque, em se tratando de Botafogo, tudo pode acontecer!

Escrito por Wesley Machado.

Meu pai faz 50 anos e quer de presente uma vitória contra o Flamengo


Hoje, dia 27/02, é o aniversário de 50 anos do meu paizão Fernando Machado. Meio século de uma vida com muitas dificuldades, mas vitoriosa. 

Fiz questão de ligar para ele logo cedo para dar os parabéns e ele disse: "Domingo vamos ganhar o Flamengo!" Brinquei com ele: Com gol de Rafael Marques! E ele falou: "Aí é presente de grego!" Rs! 

Ele torce pela afirmação de Bruno Mendes e diz que Rafael Marques não é jogador de área, apesar de reconhecer a sua boa participação nos gols da última partida.

O que tanto eu como ele e a maioria dos botafoguenses queremos é que a equipe volte a jogar com dois atacantes. Aí, Rafael Marques poderia até ser um deles.

Por mais que peçamos mais uma oportunidade para o Henrique. Meu pai não gosta do Sassá. Sente saudades mesmo do Herrera - mais do que do Loco Abreu - e até do Caio.

Afinal, botafoguense é assim. Nunca se dá por satisfeito. Até do Caio Júnior ele sente saudades. Diz que o time jogava mais com ele.

O certo é, como bem lembrou meu pai, teremos de vencer dois clássicos para conquistar a Taça Guanabara!

Escrito por Wesley Machado.

Márcio Azevedo de malas prontas para a Ucrânia

Foto: BFR
O site Lancenet divulgou ontem (terça-feira, 26) à noite que o Botafogo tem uma boa proposta do Metalist, da Ucrânia pelo lateral esquerdo Márcio Azevedo, que deve mesmo sair e provavelmente já não enfrentará o Flamengo no domingo, entrando em seu lugar Júlio César. Com a saída de Márcio Azevedo, ficamos com duas opções para a lateral esquerda de jogadores da posição, Júlio César e Lima. Fellype Gabriel, que também joga neste setor, poderá ser utilizado eventualmente.

Opinião do blogueiro: Márcio Azevedo é um jogador muito raçudo, mas pouco objetivo. Quase não vai à linha de fundo para cruzar. Fazia muitos gols no Atlético Paranaense, mas no Botafogo marcou recentemente apenas o seu segundo na sua passagem pelo clube.

Postado por Wesley Machado.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ansioso para domingo

Encontrei hoje com o amigo André, do Blog "Opinião Botafoguense" e este me falou que viu ou ouviu em algum lugar que Oswaldo cai se o Botafogo não vencer o Flamengo domingo. Ontem passei por um botafoguense e perguntei se ele estava animado. Ele respondeu: "Claro que não!" E eu digo: Mas o Botafogo é assim mesmo! Quando estamos quase desistindo dele, ele nos surpreende! Por isto que vou torcer por Oswaldo e seu pupilo Rafael Marques. Oswaldo argumenta que o carequinha tem tido "melhor aproveitamento"! Não entremos em detalhes. Como disse PC, temos de torcer, afinal trata-se do nosso Botafogo! Não vejo a hora de chegar domingo!

Postado por Wesley Machado.

Globo vai ter de aturar o Botafogo de Seedorf

Mas sabemos que farão de tudo para impedir que cheguemos à final!

Conforme publicou em 1ª mão o Blog "Estrela Solitária no Coração" aqui no dia 16 de fevereiro, a Globo não transmitiu nenhum jogo do Botafogo de Seedorf na fase classificatória da Taça Guanabara. Agora, não terá jeito. A emissora do plim plim terá de aturar o time subversivo e será obrigada a transmitir um jogo do Fogão neste domingo. Como sabemos que o sistema é a favor do time do apito, será uma batalha dura!

Postado por Wesley Machado.


Há males que vem para o bem

O Botafogo divulgou na tarde desta terça-feira que o exame de imagem do zagueiro Antônio Carlos acusou um estiramento leve na coxa esquerda do jogador, que, portanto, está praticamente fora do clássico de domingo contra o Flamengo. Em confirmado o desfalque, o substituto será Dória, que entrou muito bem no último jogo. Dória joga sério e firme e dá mais segurança à equipe!

Postado por Wesley Machado.


Rafael Marques sonha com gol contra o Flamengo

O atacante Rafael Marques, em entrevista à TV Lance, afirmou que sonha com o momento de marcar o 1º gol pelo Botafogo. "Nada melhor se ele for contra o Flamengo. É um clássico que tem uma rivalidade muito grande, entre Flamengo e Botafogo. Se tiver de sair este gol eu torço para que seja contra o Flamengo", disse o atacante.

Postado por Wesley Machado.


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Túlio Maravilha faz mais 3 gols e fica há 2 do milésimo

Fotos: Gabriel Assis/BFR
Artilheiro recebeu na área, girou e bateu...

... forte ...
... no canto. Golaço!

Mais um na conta para o milésimo!

O artilheiro Túlio Maravilha marcou mais três gols, sendo dois de pênalti, neste domingo (24) em amistoso contra o Santos de Angola no Estádio Caio Martins em Niterói. Com mais estes gols – dois no 1° tempo da partida, Túlio Maravilha chegou ao gol 998 na carreira e está há dois gols de marcar o milésimo. O jogo terminou com a vitória do time sub-23 do Botafogo pelo placar de 3 a 2.

Postado por Wesley Machado.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Panos quentes

Às vezes a gente se preocupa muito com futebol, mas como diria João Saldanha: "Vida que segue"! Fico também com as palavras de Seedorf: "Não aconteceu nada. Foi mais um jogo". Lembrando que amanhã é segunda-feira e dia de branco.

Postado por Wesley Machado.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Meu passado me condena e a evolução da espécie

Calma gente! Nunca fiz a chamada “meinha”, nem desfilei no famoso bloco de carnaval de rua do Rio de Janeiro. É que meu irmão, Weverthon Machado, ovelha rubro-negra da família, divulgou no “face” fotos comprometedoras minhas com a camisa do mulambo. Devo a vocês uma explicação.

Realmente fui flamenguista na infância. Cheguei a comemorar o título da Copa União de 87 no chute de Bebeto na cara de Taffarel, mas o golaço de Cocada em 88 e o gol contra de Gonçalves somado ao golaço de Vitor em 89 me salvaram da mesmice e me fizeram obedecer à evolução da espécie. Sou a prova de que nem sempre “uma vez flamengo, flamengo até morrer”!

Os torcedores do time da beira da lagoa se satisfazem com um Raquiticozinho. Nós temos Seedorf! O cara que, quando faz três gols, pede Whitney Houston. Nem mesmo Loco Abreu – que pediu “Rebolation” - foi tão divinal!

Ser Flamengo é como ler só best-seller, é ser “Maria vai com as outras” ou como disse certa feita o tricolor Arthur Moreira Lima numa entrevista a mim: “Ser Flamengo é uma falta de personalidade”!

O botafoguense é diferente. Ser botafoguense é ser gauche na vida, é ter como ídolos um anjo torto como Garrincha e um louco como Heleno. É ter como guia uma estrela, que não é solitária, pois são milhões no mundo que a acompanham!

Ah! Meu, nosso Botafogo! De tantas glórias. Por isto que tu és o Glorioso e não poder perder, perder prá ninguém, muito menos para o Flamengo. Neste domingo acaba o jejum. Vamos assar o mais novo galinho! Sem volantes, mas firmes em direção a mais um dos tantos títulos que virão!

Escrito por Wesley Machado.

Conheça o próximo adversário do time que o Botafogo montou para Túlio Maravilha fazer os mil gols

No próximo sábado (23), o artilheiro dos cabelos brancos, eterno ídolo da torcida botafoguense, o irreverente Túlio Maravilha, terá mais uma chance de diminuir a contagem para o milésimo gol de sua carreira. A partida, que será realizada no estádio Caio Martins, em Niterói, às 10 horas da manhã, será contra o Santos Futebol Clube de Angola, um clube fundado em 2002 e que tem dois títulos nacionais, a Taça de Angola 2008 e a Supertaça Angola 2009. O Santos de Angola está situado na cidade de Viana, no estado de Luanda. O clube tem as cores alvinegras e o escudo parecido com o homônimo brasileiro que o inspirou.

Postado por Wesley Machado.

Botafogo consegue marcar mais um jogo do projeto do gol mil de Túlio Maravilha

Fotos: TV Globo
Faltam 5 - Ao contrário do Botafogo, Túlio é tão queridinho da mídia que, recentemente, esteve gravando participações em dois programas da Globo, "Caldeirão do Huck" e "Encontro com Fátima Bernardes".

Até que enfim. Depois de mais de um mês, o Botafogo conseguiu marcar outro jogo do projeto do gol mil de Túlio Maravilha. Será no próximo sábado, dia 23/02, contra o Santos de Angola, às 10 horas, no Caio Martins, onde Túlio é Rei - ele é o maior artilheiro do estádio. O Maravilha está há cinco gols do milésimo, tendo marcado dois em Campos-RJ contra uma seleção de jogadores revelados na cidade. Antes, Túlio já havia tentado sem sucesso anotar contra o Cachoeiro no Espírito Santo e o Boavista no Engenhão.

Opinião do blogueiro: Como a partida será exclusiva para sócios, com um cota de ingressos para novas adesões, dá até vontade de se filiar ao plano sem fronteiras (25 reais por mês com direito a 50% de descontos nos ingressos) só para ter a oportunidade de ver mais uma partida do nosso ídolo nesse projeto que se é pessoal é também importante para a história do Botafogo, que ficará marcado como um dos únicos clubes no Brasil a ter um jogador que ultrapassou a marca de 1000 gols.

Postado por Wesley Machado.

Globo seca o Botafogo

Sei que todos estão preocupados com o clássico deste domingo contra o Flamengo, a arbitragem do trio Papai Noel ("Ro-Ro-Ro") e as semi-finais da Taça Guanabara, mas não custa denunciar mais esta da Vênus Platinada. Pela tabela da Taça Rio, já confirmada, o Botafogo poderá não ter nenhum jogo transmitido pela Globo no Carioca 2013, a não ser os jogos finais. Na Taça Guanabara, o Botafogo teria o jogo com o Resende transmitido pela Globo, no que a emissora do "Plim Plim" forçou a transferência do jogo do Botafogo para a quinta-feira e antecipou a do Flamengo para quarta. A mudança, segundo informações, seria por conta da preocupação da emissora com a audiência devido à mini-série da Record, José do Egito.

O único jogo do Botafogo que poderá ser transmitido pela Globo ainda pela fase classificatória da Taça Guanabara poderá ser o da última rodada, onde todos os jogos marcados para o mesmo horário, 16 horas, de volta agora por conta do fim do horário de verão. Ainda assim não é garantido. Depende das possibilidades de classificação de Vasco e Fluminense. O mesmo poderá acontecer na Taça Rio. O jogo deste domingo da Globo será o do Vasco. O Flamengo e o Fluminense já tiveram vários jogos transmitidos pela Globo e só o Botafogo não. Será que a diretoria concordou com isso? Os jogos do Botafogo na Taça Rio serão, em sua grande maioria, aos domingos, às 18h30, só um será numa quarta-feira, também às 18h30, contra o Friburguense.

Postado por Wesley Machado.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Botafogo estaria interessado no atacante Marcelo Moreno

Foto: UOL
Marcelo Moreno seria o atacante que o Botafogo tanto procura. E o Bruno Mendes? Já desistiram?

As últimas informações dão conta de que o Botafogo estaria interessado na contratação do atacante da seleção boliviana e que já serviu às seleções brasileiras de base, Marcelo Moreno, que teve passagem pelo Cruzeiro e, atualmente, está no Grêmio. Como o time porto-alegrense já conta com muitos atacantes no elenco – recentemente Barcos do Palmeiras foi contratato, inclusive marcou de pênalti na derrota de 2 a 1 para o desconhecido Huachipato, do Chile, ontem (quinta-feira, 14) pela Libertadores – Marcelo Moreno poderá ser negociado. O jogador também interessa ao Santos e ao Palmeiras.

Opinião do blogueiro: Gosto mesmo do Marcelo Moreno. Atacante raçudo, fez muitos gols assim no Cruzeiro. Lembra o Loco Abreu que, aliás, mostrou oportunismo e marcou na estreia do Nacional do Uruguai na principal competição sul-americana. Como o gerente de futebol, Sidnei Loureiro já afirmou que o Botafogo busca sim um atacante e que este só viria se fosse cascudo, tai um bom nome para a linha de frente do Fogão. Apesar de eu considerar que o Bruno Mendes ainda vai se acertar! E vocês? O quê acham?

Postado por Wesley Machado.

Campos com mais 2 blogs botafoguenses


Soube nesta sexta, às vésperas do clássico contra nosso arqui-rival, o Flamengo, no domingo às 18h30, no Engenhão, que o amigo Carlos André, da UENF, criou o Blog “Opinião Botafoguense” para falar sobre o nosso Botafogo. Seja bem vindo à blogosfera botafoguense André! Mais um blog sobre o Botafogo, um dos clubes que mais tem blogs na rede, mantendo a tradição de botafoguenses “literatos”.



De imediato, gostei muito do “Opinião Botafoguense”, a começar pelo nome, muito bem escolhido. Sem contar o layout, sóbrio e com fontes que remetem às antigas letras de máquina de escrever. Espero, André, que você consiga manter o blog atualizado, uma tarefa árdua, ainda mais se tratando de um blog pessoal. O nosso, que é coletivo, já é difícil administrar.

No mais, aproveito para indicar outro blog sobre o Botafogo criado em Campos. É o “Loucos pelo Botafogo”. Não se trata da torcida. Mas uma iniciativa do poeta Hélio Bulhões Mayerhofer, que já foi tema de post aqui do blog. O blog de “Seu” Hélio não vem sendo atualizado, mas destaco o post sobre um médico colecionador de artigos do Botafogo. Ah! O layout é do flamenguista Wellington Cordeiro.

Os dois blogs citados, tanto o “Opinião Botafoguense”, quanto o “Loucos pelo Botafogo” já estão adicionados à lista de links botafoguenses da barra lateral aqui do nosso “ESC”. É Campos, um dos grandes redutos de botafoguenses, produzindo cada vez mais informações sobre o nosso Glorioso.

Postado por Wesley Machado.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Seedorf, por Gustavo Smiderle

Recebo por e-mail do amigo, Gustavo Smiderle, o artigo abaixo, que publico por considerar de extrema relevância, afinal o negão está jogando muito. E olha que este texto foi escrito antes da partida de quinta-feira (7) para ser publicado na edição de quarta-feira (6) do Jornal "Folha da Manhã". Se contra o Macaé, Seedorf já tinha feito três gols e dominado uma bola no peito numa cobrança de escanteio do adversário, contra o Resende ele continuou seu show por gramados cariocas, marcando mais um gol, dando passe de calcanhar, passe de peito e caneta.

"Seedorf

Quando disseram, em 2012, que o Botafogo estava tentando contratar o craque holandês Seedorf (natural do Suriname), não levei fé. Quando a transação se concretizou, não imaginei que fosse jogar bola. Quando chegou jogando, qualquer um diria que ele seria um estrelão, superior e desagregador. Quando se mostrou humilde e companheiro dos colegas de profissão e de clube, parecia ilusão. Quando chorou após fazer três gols contra um time modesto como o Macaé, no último domingo, parecia puro marketing. Mas a emoção era real e tinha a ver com a perda recente da sua avó.
Para quem entende de futebol não  há nenhuma surpresa, mas para um peladeiro como eu está tudo felizmente fora do lugar. Para começar, ele ainda tinha avó e parece que se importava com ela. No campo, Seedorf honra a camisa (que, aliás, lhe é superior) jogando o que sabe e se esforçando para proporcionar o melhor a quem gosta do esporte. Seu jogo é uma poesia densa, com poucas palavras e muito significado (mas, mesmo assim, fácil de entender).
Nós, botafoguenses, somos uma torcida carente e necessitada de tratos especiais. Tivemos na era Garrincha, ao lado do Santos de Pelé, um time celebrado na história do futebol mundial, embora aquela turma tenha feito mais currículo para a Seleção do que para o clube. Nunca fomos de idolatrar perna de pau, e, antes que me desmintam, Loco Abreu pode entrar no máximo como exceção, assim mesmo numa concessão à indigência dos últimos tempos. Todo mundo sonha com um jogador inteligente no meio campo, e este artigo anda bastante raro por aí.
Mas veio o holandês do Suriname fazendo belas jogadas, marcando gols e devolvendo a autoestima à torcida. Dizem que ele já sabe o que fazer antes de a bola chegar, mas acho que não; acho que os craques decidem tudo na hora, surpreendendo a si mesmos, o que só é possível a um atleta extremamente inteligente e com privilegiada condição física. Do contrário, boas jogadas individuais poderiam ser obtidas na base de um planejamento burocrático.  
Sou grato a Deus e à vida por ver jogar no meio campo que já teve Didi, Gerson e outros que não cheguei a ver um talento cheio de humanidade como Seedorf. Seu trato com a bola e com as pessoas tem um toque admirável de autenticidade."

Escrito por Gustavo Smiderle e postado por Wesley Machado.

Gata Botafogo - Yasmin Riscado

Foto: Dib´s

No último final de semana na praia do Farol foi realizado o 1º Desafio de Vôlei 4 x 4 Misto. Lá achei esta garota, Yasmin Riscado, de 14 anos, com a camisa rosa do Botafogo. Yasmin foi vice-campeã do torneio e disse ser botafoguense por causa da família, que é toda botafoguense, inclusive o pai, que a influenciou. O Blog tem a honra de publicar esta foto feita pelo maior fotógrafo de social de Campos, Dib Hauaji. Valeu Dib´s! Soube que você está internado. Estimo melhoras. Que você volte com tudo para fazer mais belas fotos! Ah! Sabiam que Dib já foi boxeador? É verdade. Ele também foi goleiro do Roxinho e tem seu nome registrado no meu livro "Saudosas Pelejas"!

Postado por Wesley Machado.

Renato Carioca, autor do gol da vitória do time reserva do Botafogo sobre o Flamengo em 1997, revela ser botafoguense.

Foto: Leonardo Gomes

Vocês devem estar se perguntando. O que faço eu ao lado de uma pessoa com a camisa do Flamengo? Pois se trata do jogador Renato Carioca, autor do gol da vitória do time reserva do Botafogo sobre o Flamengo de Romário e Cia em 1997, ano em que fomos campeões cariocas. Estive com o Renato Carioca no início deste mês na praia do Farol, onde conversamos; e ele me revelou que é botafoguense. Renato Carioca veio a Campos para participar do jogo de beach soccer do master do Flamengo contra a Seleção Campista, que terminou empatado em 4 a 4, dois gols dele, que foi o artilheiro da partida. Na oportunidade, Renato Carioca também revelou que até mesmo o técnico do time naquele fatídico jogo foi o Valinhos e não Joel Santana. Renato Carioca conta que os jogadores que disputaram aquela partida, que se tornou histórica, nem mesmo vinham atuando. Reveja o golaço de Renato Carioca na reportagem do Globo Esporte recuperada pelo Baú do Esporte no vídeo abaixo:



Para já ir se preparando para o clássico do dia 17.

Postado por Wesley Machado.