sábado, 26 de junho de 2010

Uruguai é o 1º classificado para as quartas

Imagem: Globoesporte.com O Uruguai venceu neste sábado (26) a Coréia do Norte pelo placar de 2 a 1 no Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, tornando-se a primeira Seleção classificada para as quartas-de-final da Copa do Mundo 2010, na África do Sul. Os gols da Seleção Uruguaia foram marcados pelo camisa 9, Luis Suárez, que, agora, é um dos artilheiros do mundial com 3 gols, ao lado de Íguain (Argentina), David Villa (Espanha) e Vittek (Eslováquia). Nosso atacante, Loco Abreu, mais uma vez não entrou. Mas temos certeza de que quando a Celeste precisar dele, ele vai dar conta do recado. Quem sabe Loco não marca um gol importante, o da classificação, por exemplo, contra o Brasil. Antes o Uruguai terá pela frente o vencedor de Estados Unidos e Gana, que se enfrentam ainda hoje. Vale destacar o comprometimento de todo time uruguaio, em especial o raçudo volante de contenção Pérez, que representou a tradicional garra uruguaia. O time da Coréia do Norte fez um jogo duro e valorizou a vitória do Uruguai. A equipe do técnico Oscar Tabárez recuou no 2º tempo, sofreu o gol, mas consegui a classificação num golaço de Suàrez. O juiz deixou de marcar dois pênaltis, um para cada lado, o que não influenciou no resultado. Prevaleceu a força da camisa azul celeste, bi-campeã olímpica e bi-campeã mundial. Vamos Uruguay!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sonhar não custa nada

Por falar na Celeste Olímpica, analistas consideram que o Uruguai tem boas chances de chegar até a semi-final. Se passar da Coréia do Sul nas oitavas, o chaveamento prevê um confronto com Estados Unidos ou Gana nas quartas. Em se chegando a semi-final o Uruguai cruzaria com o Brasil. Isso se o Brasil passar por Suíça, Chile ou Espanha e, depois, Holanda ou Eslováquia. Numa análise mais otimista, podemos sonhar com uma final entre Uruguai e Argentina, repetindo a primeira Copa em 1930.

Marcelo Cordeiro na luta pela posição de titular

Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com
O lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro está com moral no Botafogo. O jogador, que aparece em destaque no site oficial do clube, é um dos mais dedicados nos treinos na Granja Comary, em Teresópolis. Ele vem sendo usado no time titular por conta da contusão de Somália. Jogador que mantém uma regularidade, Marcelo Cordeiro foi um dos destaques da conquista do título estadual, tendo marcado um dos gols da vitória sobre o Flamengo na semi-final da Taça Guanabara. Merece, sem dúvida, a titularidade, mesmo com a volta de Somália. Neste caso, Somália seria deslocado para a lateral direita, barrando Alessandro, que já está na hora de sair do time. Soube que a equipe titular goleou a reserva por 8 a zero no penúltimo treino. Joel colocou Caio, Jóbson e Herrera na frente. Ainda tem Maiocusuel para chegar e Loco Abreu, que está servindo à Seleção Uruguaia.

Botafogo vai bem nos Juniores

Após a vitória de goleada (4 a 0) no sábado (19) contra o Olaria, na Rua Bariri, a equipe de juniores do Botafogo, que disputa a Série A do Estadual do Rio de Janeiro, voltou a conseguir um resultado importante na quarta-feira (23) ao vencer o arqui-rival Flamengo pelo placar de 1 a 0, no Estádio Antunes Coimbra, em jogo válido pela 12ª rodada da Taça Rio. Essa foi mais uma vitória do Botafogo sobre o Flamengo este ano. Na Taça Guanabara, o Botafogo já havia vencido o Flamengo por 3 a 2, no Caio Martins. Sem contar as duas vitórias dos profissionais, na semi-final da Taça Guanabara e na decisão da Taça Rio que deu o título antecipado para o Botafogo. Tivemos, também, duas vitórias fora de campo, pois o Flamengo tentou, a todo custo, contratar o técnico Joel Santana e o atacante Jóbson, mas ambos preferiram o "Glorioso". Ainda sobre o Campeonato de Juniores, o Botafogo volta à campo no sábado (26) para enfrentar o Volta Redonda, às 15h, no Caio Martins. A equipe, que terminou a Taça Guanabara na segunda colocação atrás apenas um ponto do Fluminense, é a terceira colocada na Taça Rio com cinco pontos atrás do Vasco e quatro atrás do Madureira. Faltam três rodadas e a conquista do turno ainda é possível.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Maicosuel é do Fogão!!

Foto: Divulgação

A “novela” Maicosuel, Botafogo e Hoffenheim está próxima do fim e com um final feliz para a torcida alvinegra. Isso porque, o clube alemão aceitou a proposta oferecida pelos brasileiros e liberou o jogador para defender a Estrela Solitária pelas próximas duas temporadas.
Alguns detalhes ainda impedem o anúncio oficial. A tendência, entretanto, é de que a diretoria do Botafogo confirme até quinta-feira o retorno de Maicosuel, com a sua apresentação na sexta.
Para ficar com Maicosuel, o Botafogo teria que pagar R$ 11 milhões ao Hoffenheim. Entretanto, na base da conversa, a diretoria alvinegro conseguiu reduziu o valor para cerca de R$ 9 milhões.Maicosuel sempre foi o sonho da diretoria alvinegra. Ele realizou um grande estadual no ano passado, mas acabou sendo negociado com o Hoffenheim, no meio do ano. Na atual temporada, o clube passou a trabalhar para contratar o atleta.
Na sua despedida do Botafogo, Maicosuel chorou na entrevista coletiva e disse que só retornaria para o clube alvinegro. Assim como aconteceu na apresentação de Jobson, a expectativa é de que uma enorme festa aconteça em General Severiano para o “Mago”.
Fonte: UOL

terça-feira, 22 de junho de 2010

Uruguai se classifica para as oitavas

Foto: Reuters
E por falar em Copa do Mundo, o Uruguai do nosso atacante Loco Abreu se classificou para as oitavas de final após vencer o México pelo placar de 1 a O, gol de Suárez de cabeça. Nosso Loco não entrou na partida, assim como contra a África do Sul. Só o vimos falando com o técnico Oscar Tabárez e comemorando a classificação com os companheiros ao fim do jogo. Na estreia contra a França, Loco entrou, conversou com o juiz e tirou uma bola na barreira em cobrança de falta de Thierry Henry. Vale lembrar que a França, atual vice-campeã mundial, ficou de fora da segunda fase, assim como a anfitriã, África do Sul, do técnico Parreira e que já foi dirigida pelo nosso atual técnico Joel Santana. O Uruguai terminou em primeiro do Grupo A e, agora, espera a definição de quem será o segundo colocado do Grupo B, que tem Argentina, Nigéria, Grécia e Coréia do Sul. Com o primeiro lugar no Grupo B, o Uruguai deve escapar da Argentina, que deve ser a primeira de seu grupo. Portanto o Uruguai deve pegar Grécia, Coréia do Sul ou Nigéria, tendo boas chances de se classificar para as quartas-de-final.

Livro sobre derrubada de João "Sem Medo"


E por falar em 70 e em tempos de Copa do Mundo, outro livro que vale a pena ser lido é "Quem derrubou João Saldanha", livro de estreia de Carlos Ferreira Vilarinho que revela os bastidores da trama que derrubou o ex-técnico do Botafogo, que classificou o Brasil para a Copa do Mundo no México em 1970.

Livro sobre título de 89

















Foi lançado ontem, no Salão Nobre do Botafogo de Futebol e Regatas, com a presença dos campeões de 1989, o livro "21 depois de 21" , de autoria de Rafael Casé e Paulo Sampaio e que conta a história de botafoguenses ilustres e anônimos que vivenciaram aquela conquista histórica diante do Flamengo. A ideia do livro é ótima, mas o título do livro contém um equívoco histórico, visto que a conquista de 89 acabou com um jejum de títulos que durava não 21 anos, nem mesmo 20 anos, considerando-se que o último título havia sido conquistado na tarde de 04 de outubro de 1969, quando da vitória por 4 a 0 contra o Fortaleza, que deu o título de Campeão da Taça Brasil de 1968, adiada por conta do AI-5, implantado pela ditadura militar no Brasil. Vale ressaltar que o Botafogo ficou sem ganhar título justamente num dos períodos mais conturbados da história do Brasil, quando pessoas eram presas, torturadas, assassinadas ou desaparecidas. Muitos foram exilados, outros se auto exilaram. Um dos que sofreram muitas perseguições e que fez parte dessa geração foi o jogador Afonsinho, barrado pelo reacionário Zagallo porque teria deixado a barba crescer. Afonsinho também ficou marcado por ter sido o primeiro jogador que lutou a favor do passe livre. Foi de Afonsinho um dos gols na goleada contra o Fortaleza em 69. Os outros foram de Roberto Miranda, um dos representantes do Brasil na Copa de 1970; e dois de Ferreti. Confira ficha técnica daquela partida:

21 anos depois

(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com) Em pé: Jeferson, André, Carlão, Carlos, Jocimar, Vitor, Mazolinha, Luizinho, Marquinho e Espinosa. Agachados: Carlos Alberto Santos, Paulinho Criciúma, Elder, Gustavo e Ricardo Cruz

segunda-feira, 21 de junho de 2010

21 de junho


Hoje é dia 21 de junho de 2010! Para muitos, uma data como outra qualquer. Para o torcedor alvinegro, essa data é especial.
No dia 21 de junho de 1989, há exatos 21 anos, o Botafogo derrotava seu maior rival, o Flamengo, no Maracanã e encerrava um jejum de 21 anos sem títulos em General Severiano.
Para o botafoguense, um inveterado supersticioso, aquela noite reservava algo especial para o Glorioso. Vamos às curiosidades:

-O clube estava há 21 anos sem títulos.
-A data da final era 21/06/1989.
-A temperatura no Maracanã marcava 21ºC.
-O gol marcado por Maurício, após cruzamento de Mazolinha, saiu aos 12 (21 ao contrário) minutos do 2º tempo.

A campanha foi impecável: 14 vitórias e 8 empates. Campeão invicto!

Eis a ficha técnica daquela partida inesquecível:

Dia 21 de junho de 1989.
Estádio Mário Filho (Maracanã)
Botafogo 1 x Flamengo 0.
Gol de Maurício, aos 12 minutos do 2º tempo.
Juiz: Walter Senra.
Renda: NCz$ 302.592,00 (Trezentos e Dois Mil,Quinhentos e Noventa e Dois Cruzados Novos)
Público: 56.412 pagantes (68.671 presentes).
BOTAFOGO: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gotardo, Mauro Galvão e Marquinhos. Vítor, Carlos Alberto Santos e Luisinho; Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazolinha).
Técnico: Valdir Espinosa.
FLAMENGO: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos Nascimento e Leonardo. Aílton, Renato e Zico (Marquinhos); Alcindo (Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho.
Técnico: Telê Santana.

domingo, 13 de junho de 2010

Ex-técnico do Botafogo assume o Ceará

Estevam Soares, que iniciou o ano como técnico do Botafogo e foi demitido após a fatídica goleada de 6x0 para o Vasco,no Campeonato Carioca, foi anunciado como o novo técnico do Ceará para a disputa do Brasileirão, uma vez que PC Gusmão aceitou a proposta de treinar o Vasco.
Em seu perfil no Twitter, o treinador comentou o desfecho da negociação:
-Depois de uma conversa agora a noite com os dirigentes, a partir de quarta-feira passo a comandar o Ceará Sporting Club.

Boa sorte ao Estevam, um batalhador; entrou numa tremenda fogueira ano passado ao sair do Barueri, bem posicionado no campeonato, para assumir um Botafogo em frangalhos, ameaçado pelo rebaixamento!
Sem contar que alguns jogadores de destaque no elenco foram contratados com a aprovação dele. Casos de Herrera, Loco Abreu e Somália; além de ter incorporado Caio ao elenco de profissionais.

Torcida por Jobson

Fechada, enfim, a negociação com Jobson. O Botafogo prepara festa para recebê-lo de volta. Acredito ter sido ótima contratação. Minha desconfiança é se Jobson vai voltar a ser Jobson, em todos os sentidos. A torcida tem saudade daquele atacante insinuante, de rápida identificação com o alvinegro, e que foi decisivo para nossa permanência na Série A. Tomara volte, Jobson, a apresentar um futebol do mesmo nível ou até superior. Por outro lado, fica, claro, a preocupação com nova recaída. Espero, sinceramente, que o atleta tenha se conscientizado após o sufoco que passou, com risco até de ser banido do esporte. Com a cabeça no lugar, ele vai ser um problema, mas para o técnico Joel Santana. O treinador, tendo o jogador em grande forma, terá de arrumar um jeito de encaixá-lo na equipe mesmo com Herrera e Loco Abreu. Queremos, do fundo do coração, que esta seja a única dúvida provocada por este promissor e outrora problemático Jobson.

domingo, 6 de junho de 2010

Enquanto isso na África do Sul…

Crédito: AFPLoco Abreu[treino_uruguai] copy

Nosso atacante, Sebastián “El Loco” Abreu, treina pela Seleção Uruguaia na pequena cidade de Kimberley, a 460 quilômetros de Johannesburgo. Dos 736 jogadores que estarão na Copa do Mundo 2010, Loco Abreu é o que tem mais gols na carreira: 305. A estreia da Celeste Olímpica será no dia 11, contra a França. Faz mais alguns ‘prá’ gente ver camisa 13.

Demos mole outra vez

Crédito: Extra Online

06_CHB_extra_botafogo  Nosso capitão Lúcio Flávio marcou um bonito gol

após contra-ataque puxado por Marcelo Cordeiro

06_MVG_esp_botafogo2

O garoto Caio fez boa partida tática voltando p/ marcar

47 minutos e alguns segundos do 2ºtempo. O Botafogo vencia o jogo por 2 a 1, de virada, no Engenhão. O juiz tinha dado 3 de acréscimos. Escanteio para o Corinthias. E sofremos o gol de empate. Terminamos a rodada em 8º.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Complicamos um jogo fácil

Quando fizemos 2 a 0 hoje na Arena da Baixada, achei que conseguiríamos mais uma vitória importante fora de casa. Os gols de Herrera e Lúcio Flávio na primeira metade do primeiro tempo deram uma falsa ilusão de que o Botafogo ganharia o fraco time do Atlético Paranaense. Mas o gol de Paulo Baier, que entrou livre na zaga botafoguense, acendeu o time e a torcida rubro-negra. Fizemos um bom primeiro tempo e poderíamos ter ido para o intervalo com um placar mais elástico. Joel voltou com o mesmo time. E o gol de falta de Paulo Baier- novamente ele, no ínício do segundo tempo, mostrou as fragilidades do Botafogo. Fahel, que já tinha amarelo, foi expulso. E a situação se complicou com o gol de Alex Mineiro, após nova falha da defesa. Por incrível que pareça, Antônio Carlos fez falta. Wellington é muito mole. Deixou a defesa exposta. Fábio Ferreira foi prejudicado com o desentrosamento. Jéfferson colocou uma barreira enorme na sua frente e não viu a bola de Paulo Baier entrar. Depois fez golpe de vista em bola que quase entrou. Fahel pediu para levar o cartão vermelho. Já tinha feito falta em lance anterior à expulsão, que o juiz Paulo César Oliveira não viu. Culpa de Joel que não tirou Fahel no intervalo. O dinossauro Carpegiani tirou o Alan Bahia que tinha amarelo. Por falar em idosos, tomamos gol de dois velhos gagá, com quase quarenta anos, Paulo Baier e Alex Mineiro. Assim como foi uma vergonha empatar com o Vasco, que é inferior, foi uma vergonha perder para o Atlético-PR, que até a última rodada era o penúltimo na tabela. O Botafogo entregou um jogo ganho. Lúcio Flávio começou bem mas, como de costume, sumiu. Herrera se escondeu do jogo. O que acontece com o argentino? Desde que Loco Abreu saiu ele não faz uma boa partida. Edno foi muito bem, assim como Sandro Silva. Os dois procuraram jogo. Caio é o cai cai de sempre. Alessandro melhorou no segundo tempo. Leandro Guerreiro manteve a regularidade de sempre. Somália apareceu pouco. E Túlio Souza saiu com uma lesão grave no ombro. O apoiador chegou a desmaiar, por conta de uma queda de pressão. A temperatura no estádio era muito baixa e outros jogadores saíram machucados. A boa notícia é que Fahel não joga o próximo jogo, domingo, contra o Corinthians. Tomara que não volte nunca mais. Se os reforços não virem rápido, não vamos muito longe nesse Brasileirão. Maicosuel está perto de ser anunciado. A negociação com Jóbson se complicou. Precisamos de mais um cabeça de área e um zagueiro. Ah! E um lateral direito. porque o Alessandro é muito irregular. Só mais uma. O Marcelo Cordeiro não pode ficar no banco. Ele cruza bem e é uma arma importante. Agora prá acabar. O Edno também tem de ser titular. Pronto, vamos ver domingo. Do jeito que eu conheço o Botafogo vamos ganhar do atual líder do campeonato. Já são tr^^es jogos sem vitória. E o Botafogo é imprevisível. Perde jogos fáceis e ganha jogos difíceis. Se bem que o Corinthians não está com essa bola toda. Última informação: O Jorge Henrique e o Chicão se machucaram e só voltam depois da Copa.